Comunicado de Imprensa

Templo de Manaus abre suas portas ao público

Vista exterior frontal 1

A população está convidada para visitar o recém-construído Templo de Manaus Brasil, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A Primeira Presidência da Igreja (o conselho governante mais elevado da Igreja) anunciou que o templo será aberto ao público a partir da sexta-feira, 18 de maio de 2012, até sábado, 02 de junho de 2012. As visitações com um guia serão realizadas às segundas-feiras, das 9h às 17h, e de terça a sábado, das 9h às 21h30. O templo está localizado na Avenida Coronel Teixeira, 3162 - Ponta Negra.

Depois de o templo ser aberto ao público, no domingo dia 10 de junho de 2012, um membro da Primeira Presidência da Igreja o dedicará formalmente como os demais 137 templos em funcionamento no mundo. Nesta data serão realizadas três sessões dedicatórias a fim de permitir que a maior quantidade de santos dos últimos dias desta região possa participar.

O Templo de Manaus atenderá membros da Igreja de toda a região norte do Brasil. Este edifício se junta à lista de outros cinco templos localizados em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas e Recife. O sétimo templo será construído na cidade de Fortaleza.

A história da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil teve início em 1923, quando Auguste Lippelt entrou em contato com a liderança mundial da Igreja, daquela época para pedir que fossem enviados seus representantes ao Brasil. Os primeiros missionários visitaram o Brasil em 1928. Logo após, algumas congregações já haviam sido organizadas, a primeira em Joinvile, Santa Catarina.

Em Manaus, os trabalhos da Igreja iniciaram em 1967 e no ano de 1978, foi organizada a primeira congregação de santos dos últimos dias na cidade. O crescimento contínuo levou à organização da primeira estaca – um grupo de congregações semelhante a uma diocese – em 1988.

Em 23 de maio de 2007, os líderes da Igreja anunciaram a construção de um Templo em Manaus. Atualmente o número de membros no Brasil ultrapassa 1,1 milhão. Eles se reúnem em cerca de 2 mil congregações espalhadas por todo o país.

Clique aqui para baixar o vídeo com imagens do Templo de Manaus

Externamente, o Templo de Manaus é revestido com Granito Branco Paris. O interior do templo está decorado com motivos próprios de um lugar santo. Seus vitrais iluminam o interior, dando uma aparência de cálida luz natural na maior parte do dia. Os que o visitarem terão a oportunidade de caminhar por seu interior e aprender a respeito do significado e da obra que ali se realiza.

Sobre a porta principal do templo, lê-se a inscrição "Santidade ao Senhor" - "A Casa do Senhor". Essas inscrições descrevem o caráter sagrado do edifício.

Os templos dos santos dos últimos dias são diferentes dos centros de reunião, ou capelas, onde os membros se reúnem para as sessões religiosas aos domingos. São considerados "a Casa do Senhor", locais se reafirmam os ensinamentos de Cristo por meio do casamento, do batismo e de outras ordenanças e convênios que unem as famílias para toda a eternidade. Em seu interior, os membros aprendem mais a respeito do propósito da vida e fazem convênios para seguir a Jesus Cristo e prestar serviço a seus semelhantes.

 

 

Fatos sobre o Templo de Manaus

Planos Anunciados: 23 de maio de 2007

Abertura de Terra: 20 de junho de 2008

Visitação Pública: 18 de maio a 2 de junho de 2012, exceto aos domingos

Celebração Cultural: Sábado, 9 de junho de 2012

Dedicação: Domingo, 10 de junho de 2012, três sessões

Localização: Avenida Coronel Teixeira, 3162, Ponta Negra, Manaus, Brasil

Tamanho da Propriedade: 7,7 acres

Tamanho do Edifício: aproximadamente 3.000 metros quadrados

Altura do Edifício: 34,1 metros sem considerar a estátua dourada do Anjo Morôni de 4,3 metros – altura total de 38,4 metros

Características do Exterior: Revestimento: Granito Branco Paris, do Brasil
Vitral: Vitral tradicional, projetado pelo Art Glass Studios, de Salt Lake City, Utah, EUA

Características do Interior

Padrão de Cores: Azul e tons de terra

Murais: Murais originais de Alexandre Reider, arte original de Leon Parson e Alexandre Reider

Piso Interior: Piso interior em granito Giallo Ornamental, acentuado com granito Giallo Jasmim e Azul Imperial do Brasil e toques de Mármore Emperador Light e Crème Marfil da Turquia e da Espanha.

Madeiras: A maioria das madeiras utilizadas no interior é madeira ipê e tauari do Brasil.

Lustres: Lustres de cristal de chumbo estilo Tiffany e cristais Swarovski feitos sob encomenda.

Arquitetos: GSBS Architect, Salt Lake City, Utah, EUA / JCL Arquitetos, Olinda, Brasil    

Empreiteira: Construtora Hoss, São Paulo, Brasil

Quando dedicado, o Templo de Manaus Brasil será o 138º templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no mundo e o sexto no Brasil. Os outros templos no Brasil estão localizados em Recife, Campinas, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Outro templo está em construção em Fortaleza.

O Templo de Manaus Brasil servirá a aproximadamente 40.000 santos dos últimos dias em 80 congregações.

 

 

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.

Descarregar Fotos »