caring-report-banner.png
Comunicado de Imprensa

Como a Igreja de Jesus Cristo cuidou dos necessitados em 2023

O relatório sobre o cuidado da Igreja mostra mais de 1,3 bilhão de dólares em gastos

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias procura prover assistência a um número cada vez maior de filhos de Deus necessitados. Em 2023, esse trabalho de bem-estar, autossuficiência, auxílio humanitário e serviço voluntário somou mais de 1,3 bilhão de dólares em gastos e 6,2 milhões de horas de voluntariado.

Conforme detalhado no relatório de 2023 intitulado “Cuidado dos necessitados”, os 4.119 projetos humanitários da Igreja abençoaram pessoas em 191 países e territórios.

“Como seguidores de Jesus Cristo, consideramos esse um dever e um privilégio que nos traz alegria”, disse a Primeira Presidência no relatório. “Reconhecemos com gratidão as contribuições altruístas de tempo e recursos dos membros da Igreja, amigos e outras organizações que permitem que este trabalho progrida e se expanda.”

Projetos de auxílio em todo o mundo incluíram 921 projetos dedicados a ajudar mulheres e crianças, 601 dedicados à saúde, 530 voltados à segurança alimentar, 415 dedicados à ajuda emergencial, 374 servindo aos desabrigados e 206 fornecendo água potável. O programa ServirAgora teve quase 120 mil novos usuários registrados, e mais de 17.500 novos projetos desse programa foram criados. Cerca de 11.360 missionários de bem-estar e autossuficiência, além de milhares de membros da Igreja, contribuíram com serviços voluntários.

“Somos gratos pela oportunidade de trabalhar com organizações profissionais que estão alinhadas à nossa visão de cuidar dos necessitados”, disse o bispo presidente da Igreja, Gérald Caussé. “Nossas colaborações nos ajudam a ampliar o impacto de nossos esforços em todo o mundo ao seguirmos o exemplo de Jesus Cristo de amar e servir ao próximo.”

O relatório de 48 páginas está disponível em 17 idiomas no site Caring.ChurchofJesusChrist.org. Muitos dos projetos listados no relatório são possíveis graças à colaboração com organizações como a WaterAid, a UNICEF, o Programa Mundial de Alimentos, a Water for People, a ShelterBox e muitas outras.

Em 2023, os esforços humanitários mundiais da Igreja continuaram a se expandir. Em agosto, a Igreja se comprometeu a doar 44 milhões de dólares para auxiliar crianças em 30 países, apoiando as abrangentes iniciativas mundiais de várias organizações de combate à fome. Posteriormente, em novembro, a Igreja iniciou um programa, liderado pela Sociedade de Socorro, que tem como objetivo melhorar a saúde e o desenvolvimento de crianças menores de 5 anos de idade e de suas mães. Como parte dessa iniciativa, a presidente Camille N. Johnson visitou locais nas Filipinas onde crianças foram examinadas quanto à desnutrição e os pais receberam treinamento e apoio sobre a importância da diversificação alimentar.

“Queremos capacitar as famílias”, disse a presidente geral da Sociedade de Socorro, Camille N. Johnson. “Em muitos casos, há pais amorosos que não têm conhecimento de como prover uma nutrição adequada para seus filhos. Com mais entendimento e recursos, eles estarão mais bem preparados para fazer mudanças que podem ter um impacto duradouro.”

Outro aspecto notável da ajuda da Igreja para pessoas necessitadas são as máquinas de doações da campanha Seja a Luz do Mundo. Essas máquinas de venda automática orientadas para esse propósito permitem que pessoas comprem itens — como refeições ou vacinas — para aqueles que enfrentam dificuldades em todo o mundo. De novembro a dezembro, cerca de 600 mil pessoas utilizaram máquinas de doações na Austrália, no Canadá, na Guatemala, no México, na Nova Zelândia, nas Filipinas e nos Estados Unidos, contribuindo com 10,4 milhões de dólares em doações.

A Igreja de Jesus Cristo também propagou suas bênçãos de várias outras maneiras. A comunidade religiosa destinou 8,7 milhões de dólares para a Cruz Vermelha Americana, ajudando na aquisição de equipamentos biomédicos, centros móveis de doação de sangue e programas para ajudar pessoas negras que lidam com a doença falciforme. Além disso, a Igreja doou 3 milhões de dólares em apoio a uma campanha histórica de vacinação contra a malária na África. Outras doações foram direcionadas para iniciativas como estufas na Bósnia, agasalhos para moradores de Chicago, programas de saúde em Gana, cadeiras de rodas na Guatemala,  uma escola para afrodescendentes americanos na Louisiana,  socorro a incêndios em Maui, saúde infantil e auxílio a vítimas de furacões no México, um abrigo para os sem-teto em Montreal, uma oficina de próteses na África do Sul, poços de água limpa na Gâmbia e o estabelecimento de uma escola na Zâmbia — entre muitos outros empreendimentos impactantes.

E a Igreja de Jesus Cristo continua comprometida em cumprir a visão estabelecida pelo profeta e presidente Russell M. Nelson em colaboração com a Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP). Uma iniciativa específica que continuou em 2023 envolve fornecer apoio a bebês e mães em Memphis, Tennessee.

O programa MyBaby4Me, implementado em novembro de 2022, tem o intuito de reduzir as taxas de mortalidade infantil. Uma das regiões da cidade enfrenta uma das maiores taxas de mortalidade infantil dos Estados Unidos.

O relatório de 2023 incentiva os santos dos últimos dias e amigos de outras religiões a servir ao próximo em sua comunidade, identificando necessidades, edificando relacionamentos, fazendo planos e compartilhando experiências. Cada seção do relatório tem um recurso intitulado “O que posso fazer?”, que tem o objetivo de ajudar as pessoas a agir.

“Temos fé e confiança no amor de Deus por todos os Seus filhos”, disse a Primeira Presidência. “Há pessoas boas em todos os lugares que ajudam a realizar a obra de salvação de Deus ao cuidarem de seu próximo e consolá-los em momentos de necessidade. Convidamos todas as pessoas a se unirem a nós ao estendermos a mão uns aos outros com amor e serviço, e oramos para que o Senhor continue a abençoar esta grande obra.”

Leia o relatório de 2023 intitulado “Cuidado dos necessitados”.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.