Comunicado de Imprensa

As líderes da Igreja visitam o Caribe

A presidente Susan H. Porter, presidente geral da Primária, e a irmã Kristin M. Yee, conselheira geral da Sociedade de Socorro, visitaram a Área Caribe de 9 de fevereiro a 19 de fevereiro de 2024, com uma mensagem de amor e união.

A presidente Susan H. Porter, presidente geral da Primária, e a irmã Kristin M. Yee, conselheira geral da Sociedade de Socorro, visitaram a Área Caribe de 9 de fevereiro a 19 de fevereiro de 2024, com uma mensagem de amor e união.

Essa foi sua primeira visita à Área Caribe, começando nos dias 10 e 11 de fevereiro em Trinidad e Tobago, com um devocional para os membros da ala Porto da Espanha, na estaca Trinidad Port of Spain. As irmãs Porter e Yee estavam acompanhadas do élder Moises Villanueva, setenta autoridade geral, da irmã Leticia Villanueva e do élder Gamiette, setenta de área, e sua esposa, a irmã Delphine Gamiette.

Em seu discurso, a irmã Porter explicou que o Pai Celestial inspira Seus filhos a influenciar positivamente a vida de outras pessoas. Ela incentivou os santos a enfrentar seus fardos com um enfoque externo, lembrando-lhes que, apesar dos desafios, o Pai Celestial está sempre disposto a responder às orações. A irmã Porter também ensinou que, mesmo que as circunstâncias não mudem, o Senhor fornecerá impressões que levarão à transformação pessoal.

A irmã Yee continuou com um tema semelhante, lembrando aos santos que há ocasiões em que o Senhor pode pedir-lhes que façam coisas difíceis ou desconhecidas. Confiem Nele, pediu ela; Ele preparará o caminho. A mensagem principal era clara: apesar dos desafios, a felicidade é uma escolha, e a verdadeira felicidade advém da confiança no Senhor.

Church-Leaders-Visit-Barbados-2.2.jpeg
Church-Leaders-Visit-Barbados-2.2.jpeg
Da esquerda para a direita: Sakira Bakharia (pres. da Associação de Mulheres Muçulmanas de Barbados) e Ferozah Kothiwala (secretária da Associação de Mulheres Muçulmanas de Barbados); Lisa Estwick, da Fé Bahai; irmã Kristin Yee, conselheira geral da Sociedade de Socorro da Igreja; Kathie Daniel, diretora de comunicações de Barbados, élder Larry Rogers; Rhonda Farley, Ministério do Trabalho de Barbados e Margaret Haynes, primeira conselheira na Sociedade de Socorro da Igreja no distrito Barbados.© 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A próxima parada da turnê foi em Barbados, de 12 a 13 de fevereiro. Na segunda-feira, 12 de fevereiro, o grupo visitou o hospital Queen Elizabeth, em Bridgetown, Saint Michael Barbados. Representando o trabalho humanitário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, eles ajudaram a comemorar a aquisição dos equipamentos necessários doados pela Igreja para uso do hospital. A senhorita Gay Howell, líder de filantropia do hospital, o senhor Anthony Harris, diretor de Serviços Médicos e o senhor Shane Sealy, especialista em Comunicações, estiveram presentes para agradecer a doação. Também estavam presentes o senhor Henderson Pinder, líder de filantropia, e vários membros da equipe médica.

À noite, reuniram-se com um pequeno grupo de membros novos para uma noite familiar na Capela da Igreja de Cristo. A presidente Porter e a irmã Yee uniram-se às famílias com exemplos práticos de como usar de modo eficaz o programa de noite familiar da Igreja, que promove um sentimento de inclusão, alegria e conhecimento do evangelho dentro da unidade familiar.

Na manhã seguinte, as irmãs se reuniram com um grupo de líderes comunitários e inter-religiosos para discutir assuntos de fé e serviço. Havia um sentimento de irmandade quando os representantes de Barbados e as diferentes religiões se uniram em conversas sobre como poderiam trabalhar juntos para melhorar a comunidade.

No final do dia, os líderes ofereceram uma oportunidade única para as mulheres locais da Igreja participarem de um debate sobre as necessidades das mulheres e as preocupações familiares na comunidade de Barbados.

A última reunião da noite concentrou-se no treinamento da presidente Porter e da irmã Yee, com ênfase na importância de ministrar de acordo com as necessidades das irmãs e promover o amor nas famílias barbadianas.

Women-Church-Leaders-and-Other-Church-Authorities-from-The-Region-Visited-Suriname-From-14-To-16-February-2024
Women-Church-Leaders-and-Other-Church-Authorities-from-The-Region-Visited-Suriname-From-14-To-16-February-2024
Da esquerda para a direita: irmã Susan Porter, presidente geral da Sociedade de Socorro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; irmã Fyen Linger; irmã Holman e irmã Kristin Yee, conselheira geral da Sociedade de Socorro A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.© 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

As irmãs foram para o Suriname no dia 14, acompanhadas pelo élder Valerie Cordón, primeiro conselheiro na presidência da Área Caribe, sua esposa Glenda Zelmira Zea Díaz e o élder Claude Gamiette, setenta de área, e sua esposa, Delphine.

Na primeira noite, foi realizado um devocional para os membros. A mensagem geral foi a importância de ter fé em Jesus Cristo e em Deus, o Pai, e guardar seus mandamentos para sentir Sua paz e felicidade eternas em nossa vida.

Na manhã seguinte, 15 de fevereiro, a delegação visitou pela primeira vez a escola pública Koewarasan (uma das três escolas primárias sendo reformadas como um projeto humanitário da Igreja no Suriname), onde eles se reuniram com o diretor, Shifania Sahista Maulabaks, e o comissário de distrito, Narain Bholanath, representando o governo do Suriname. O senhor Bholanath expressou sua gratidão por tudo o que a Igreja faz para aliviar as necessidades dos oprimidos em todo o país.

Depois da apresentação formal, a delegação foi guiada em uma visita à escola para ver quais reformas seriam realizadas, bem como projetos que haviam sido concluídos com o financiamento humanitário fornecido pela Igreja. Isso incluía uma importante ponte de caminhada/bicicleta na comunidade, bem como um novo portão e um muro pintado de uma escola próxima que havia sido restaurada. O diretor da escola falou em nome do governo e expressou sua gratidão pelo trabalho dizendo que esse era um ato de amor e que era muito apreciado pela comunidade.

Mais tarde, as irmãs Porter e Yee, acompanhadas pelos élderes Cordón e Gamiette, reuniram-se com o ministro dos Assuntos Sociais, Ines Pane. Durante essa reunião, eles foram informados das necessidades do governo do Suriname. Eles também se reuniram com o ministro do Interior, representado pelo senhor Bronto Soemopawiro, com o Gabinete de Gênero, e a senhora Eline Graanoogst, presidente do Movimento Nacional das Mulheres. A presidente Porter e a irmã Yee compartilharam a visão da Igreja sobre o papel das mulheres na Igreja e na sociedade. A delegação também compartilhou pensamentos sobre como a Igreja pode ajudar o movimento com seus esforços no Suriname.

Primary-General-President-Susan-H.-Porter-and-Sister-Kristin-M.-Yee,-Second-Counselor-in-the-Relief-Society-General-Presidency-in-the-Dominican-Republic
Primary-General-President-Susan-H.-Porter-and-Sister-Kristin-M.-Yee,-Second-Counselor-in-the-Relief-Society-General-Presidency-in-the-Dominican-Republic
A presidente geral da Primária, Susan H. Porter, e a irmã Kristin M. Yee, segunda conselheira na presidência geral da Sociedade de Socorro, recebem como presentes de boas-vindas, vestidos tradicionais da República Dominicana© 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A última parada da turnê de uma semana foi na República Dominicana. A agenda lotada continuou com uma reunião de treinamento para as presidências da Primária, das Moças e da Sociedade de Socorro da República Dominicana e de Porto Rico — a de Porto Rico via YouTube — na qual cerca de 2 mil irmãs estavam conectadas. As irmãs que participaram do treinamento ficaram gratas pelas mensagens compartilhadas e expressaram como elas as ajudariam em suas designações. A presidente da Sociedade de Socorro da ala La Yuca, da estaca Duarte, a irmã Montero, disse: “Nessa sessão, aprendi que devemos ministrar como o Salvador ministrou”. A reunião foi presidida pelo élder Eduardo Gavarret, setenta autoridade geral, acompanhado por líderes locais da Área Caribe.

A última atividade do dia foi um devocional para mulheres com oito anos ou mais, das estacas San Geronimo, Duarte, Central, Los Alcarrizos, Las Caobas, Independencia, Santo Domingo e Villa Mella. Os conselhos de coordenação de Santo Domingo Este Oeste, Santiago e Porto Rico também puderam participar dessa reunião histórica.

Durante o devocional, a presidente Susan H. Porter, da presidência geral, convidou as irmãs a “Achegarem-se a Cristo”, e ensinou-lhes que: “Quando nos achegamos ao Salvador, anjos virão e nos ajudarão”.

A segunda conselheira da presidência geral da Sociedade de Socorro, Kristin M. Yee, começou seu discurso dizendo: “Quando as irmãs se reúnem, algo maravilhoso acontece; precisamos umas das outras e estamos unidas em Jesus Cristo, e toda vez que nos reunimos em Seu nome, recebemos bênçãos”. Ela lembrou aos presentes que tudo o que fazem em seu chamado é para abençoar as famílias.

Ela incentivou as irmãs a se manterem vigilantes. “Cuidem de si mesmas, cuidem de sua família e o Senhor as abençoará em seus chamados.” Fazendo referência a Isaías 49:14–26, a irmã Yee ensinou que o Senhor está ciente de cada um de Seus filhos e que, “se você estiver sozinho, saiba que há um Deus que sabe a seu respeito e conhece você”.

O Élder Eduardo Gavarret, setenta autoridade geral, convidou as irmãs a aplicar o que ouviram. Ele também lhes agradeceu pelo tempo, pelos sacrifícios e pelo trabalho que fizeram. Ele as convidou a estudar “A Família: Proclamação ao Mundo” e “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”.

No dia seguinte, foi realizado um devocional para as crianças, seus pais e as líderes da Primária. Luis Almanzar, de dez anos, da estaca Ozama, dirigiu o devocional para crianças de 8 a 11 anos, seus pais e líderes da Primária na República Dominicana. Usando uma agenda fornecida pelas irmãs Susan H. Porter e Kristin M. Yee, as crianças da Primária também ofereceram as orações, regeram a música e deram um discurso, tornando a reunião uma experiência inesquecível para todos os participantes. Os santos dos últimos dias das estacas Ozama, Oriental, El Almirante, Las Américas e Los Restauradores participaram dessa reunião.

Usando música, imagens, audiovisuais e mensagens do profeta da Igreja, a presidente Porter compartilhou momentos de ensino com as crianças sobre como ouvir atentamente o Espírito Santo e suas impressões para ter orientação na vida. Além disso, ela convidou todos os presentes a se levantarem e cantarem uma estrofe do hino “Sou um Filho de Deus”. As crianças então compartilharam seus sentimentos sobre o que sentiram quando cantaram a música. As crianças disseram que sentiram paz, felicidade e amor. A irmã Porter explicou que esses sentimentos vêm do Espírito Santo.

A irmã Martinez, presidente da Primária da estaca Oriental, sentiu que esse devocional foi uma experiência memorável, dizendo: “Isso me ensinou que devemos sempre ser genuínos e autênticos ao compartilhar o que sentimos a respeito do evangelho com outras pessoas; em outras palavras, nunca devemos deixar de ser crianças”.

A reunião foi presidida pelo élder Moises Villanueva, setenta autoridade geral, que, em seus comentários finais do devocional, incentivou os presentes a coordenar com seus líderes do sacerdócio para que as crianças pudessem participar mais da reunião sacramental.

Presidenta-de-la-Primaria-y-Segunda-Consejera-de-la-Sociedad-de-Socorro-ministran-en-RD-14.jpg
Presidenta-de-la-Primaria-y-Segunda-Consejera-de-la-Sociedad-de-Socorro-ministran-en-RD-14.jpg
A irmã Kristin M. Yee compartilha um momento com as crianças das capelas Mirador e Gazcue© 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

No domingo, 18 de fevereiro, as irmãs Porter e Yee tiveram a oportunidade de visitar as capelas dos setores Mirador e Gazcue, respectivamente, para compartilhar e conhecer os membros. Enquanto visitava os membros da capela Mirador, a presidente Porter contou uma experiência de sua família que, há 80 anos, teve que migrar da Alemanha para a República Dominicana devido à perseguição contra os judeus. Ela expressou seu amor pelo país, já que foi o país que abrigou e salvou sua família. Ela também expressou seus sentimentos sobre a oração, o Espírito Santo e compartilhar o amor de Deus com os necessitados. Da mesma forma, a irmã Yee referiu-se aos membros de Gazcue sobre o amor de Deus por Seus filhos e a importância de permanecer no caminho dos convênios.

Mais tarde naquele dia, a irmã Porter e a irmã Yee se uniram ao presidente Eduardo Gavarret, presidente da Área Caribe, e sua esposa e ao élder Jean-Baptiste, setenta de área, em um devocional nacional transmitido por todo o Haiti. A reunião especial, transmitida via Zoom, foi realizada para as irmãs da Sociedade de Socorro que moram na República do Haiti. “Vocês podem se sentir sozinhas, mas fazem parte de uma grande irmandade”, compartilhou a irmã Porter. “Vocês não estão esquecidas.” A irmã Yee disse: “Não estamos presentes com vocês, mas estamos presentes com vocês em nosso coração e oramos por vocês”. Um espírito de incentivo permeou durante a reunião enquanto cada orador falava palavras de consolo e amor. O élder Jean-Baptiste ensinou que o “Senhor conhece você e está ciente de você”. O élder Gavarret disse que tempo virá em que, por meio da fé delas e de outros cristãos, podemos nos reunir pessoalmente novamente.

A turnê de dez dias e quatro países terminou com um devocional para todos os funcionários e missionários seniores da área, na segunda-feira, 19 de fevereiro, nos Escritórios Administrativos da Área Caribe. Depois de dirigirem-se às pessoas da congregação e a outras pessoas por meio do Zoom, a presidente Porter e a irmã Yee convidaram os líderes do sacerdócio a se retirar, e as irmãs reuniram-se com as mulheres da congregação para um tempo de perguntas e respostas face a face, permitindo que as mulheres abordassem as questões mais importantes em sua vida. As líderes gerais das auxiliares compartilharam com as mulheres as preocupações pessoais que também tinham em sua vida e deram ao público a esperança de que poderiam encontrar forças da mesma fonte que a irmã Porter e Yee, de nosso Salvador, Jesus Cristo.

A mensagem de despedida para a Área Caribe foi permitir que o Pai Celestial, o Salvador e o Espírito Santo ministrem a nós. Reservar tempo para orar, meditar e ouvir o Espírito. Refrescar-se todos os dias com água viva.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.