20240402_104446_CPowell_15507.jpg
Comunicado de Imprensa

Um símbolo precioso retorna ao topo do Templo de Salt Lake

Quando a estátua de Morôni é novamente colocada no topo do Templo de Salt Lake, os líderes da Igreja nos lembram: “Tudo o que é ensinado no templo (...) aumenta nossa compreensão de Jesus Cristo”.

O Templo de Salt Lake, localizado no centro de Salt Lake City, deu um passo mais perto de retomar seu propósito sagrado e central como um lugar para fazer promessas a Deus e unir famílias para a eternidade.

Durante uma pequena reunião na Praça do Templo na manhã de terça-feira, 2 de abril de 2024, a estátua do anjo Morôni foi devolvida ao topo da torre central leste do Templo de Salt Lake. Esta casa do Senhor está passando por uma grande modernização sísmica e fundamental desde o início de 2020.

A colocação da estátua após uma ausência de quatro anos (ela foi removida em maio de 2020) é um marco notável para a conclusão do projeto de reforma do Templo de Salt Lake. “Uma parte importante desse projeto foi fortalecer o alicerce do templo”, disse o bispo presidente Gérald Caussé. “O presidente Russell M. Nelson falou ao mundo sobre a necessidade de fortalecer nossos alicerces espirituais em 2021, quando nos lembrou do uso sagrado da casa do Senhor e disse: ‘O templo encontra-se no cerne do fortalecimento de nossa fé e de nossa força espiritual porque o Salvador e Sua doutrina são a essência do templo. Tudo o que é ensinado no templo, por meio de instrução e pelo Espírito, amplia a nossa compreensão a respeito de Jesus Cristo.’”

Dentro de cada um dos muitos templos da Igreja, fiéis Santos dos Últimos Dias participam de cerimônias sagradas. Uma dessas cerimônias, a investidura, fornece instrução, convênios e a promessa de bênçãos, e estas coisas trazem força, propósito e proteção à vida diária.,  Brigham Young e Wilford Woodruff (o segundo e o quarto presidentes da Igreja, respectivamente) foram fundamentais para cumprir a orientação de Joseph Smith de registrar e formalizar a cerimônia de investidura do templo.

Isso possibilitou que mais filhos de Deus recebessem as ordenanças de salvação e exaltação fornecidas apenas dentro de um templo.

O presidente Young foi instruído por Joseph Smith a “organizar e sistematizar” as cerimônias do templo depois que elas foram apresentadas em Nauvoo, Illinois. O presidente Young também desempenhou um papel importante na supervisão do projeto original e da construção do Templo de Salt Lake. O presidente Woodruff supervisionou o término da construção e conduziu a primeira dedicação do templo em 6 de abril de 1893, há 131 anos.

Também estavam presentes para testemunhar o retorno da estátua duas pessoas com conexões familiares com o Templo de Salt Lake — o élder Larry Y. Wilson e Mark Woodruff — descendentes dos presidentes Young e Woodruff, respectivamente.

“À medida que Brigham Young ensinava os Santos dos Últimos Dias sobre o significado e propósito do templo, ele trabalhava com outros líderes da Igreja para organizar o trabalho”, disse o élder Wilson, setenta autoridade geral emérita. “Ele chamou Wilford Woodruff para ser o primeiro presidente de templo da Igreja. Juntos, eles organizaram o trabalho de convênios do templo em St. George Utah. A ação de Brigham Young ao seguir a instrução de Joseph Smith de organizar as cerimônias do templo é um exemplo de como a revelação muitas vezes funciona. É linha sobre linha e preceito sobre preceito – um processo em desdobramento contínuo. Após a morte de Brigham Young, Wilford Woodruff continuou o encargo de Joseph Smith”.

Mark Woodruff, secretário executivo do presidente Nelson, disse que o presidente Woodruff fez tudo o que pôde para continuar a visão de Joseph Smith e Brigham Young.

2014_CChilds_Brigham-and-Willford.jpg
2014_CChilds_Brigham-and-Willford.jpg
Esta pintura de Casey Childs retrata Wilford Woodruff (à direita) na sala de reuniões do Templo de St. George, Utah, mostrando a Brigham Young (à esquerda) o trabalho que lhe foi pedido para organizar de forma padronizada a investidura do templo.© 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

“Embora o presidente Woodruff soubesse que o trabalho continuaria a ser aperfeiçoado com o tempo, ele também sabia que as famílias são essenciais ao plano de Deus para Seus filhos e precisavam ser conectadas para a eternidade por meio das ordenanças de selamento que ocorrem no templo”, disse Mark Woodruff.

Mark Woodruff concluiu com este ensinamento de seu antepassado: “A glória de toda a questão é que, quando passarmos, teremos nossas famílias conosco (...) na manhã da ressurreição, na organização familiar do mundo celestial, para habitar para todo o sempre”.

Também estava presente na ocasião Emily Utt, curadora de locais históricos da Igreja. Ela se lembrou da experiência que Cyrus Dallin — exímio escultor que criou a estátua — teve ao esculpir o anjo Morôni no início da década de 1890. Dallin disse que o processo “me aproximou mais de Deus do que qualquer coisa que eu já fiz. Pareceu-me que vim a saber o que significa comungar com anjos do céu”.

“Embora não fosse membro da Igreja, Dallin reconhecia que Deus fala a seus filhos”, disse Utt. “Seu anjo no alto do templo nos lembra que os céus estão abertos e que podemos voltar a Ele”.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.