20240407_135440_CBell_DSCF6341.JPG
Comunicado de Imprensa

O presidente Russell M. Nelson anuncia 15 templos

Isso eleva o total mundial para 350 casas do Senhor

Ao encerrar a última sessão da tarde de domingo da Conferência Geral de Abril de 2024, o presidente Russell M. Nelson, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, anunciou 15 novos templos a serem construídos em todo o mundo.

Ele disse: “Esta é a minha promessa: nada vai ajudá-los mais a agarrar-se à barra de ferro do que adorar no templo com a frequência que suas circunstâncias permitirem. Nada vai protegê-los mais ao se defrontarem com as névoas de escuridão do mundo. Nada vai fortalecer mais seu testemunho de Jesus Cristo e Sua Expiação ou ajudá-los a compreender melhor o magnífico plano de Deus. Nada vai acalmar mais seu espírito durante os momentos de dor. Nada abrirá mais os céus. Nada! O templo é o portão que se abre para as maiores bênçãos que Deus reservou para cada um de nós”.

Os santos dos últimos dias consideram os templos a “casa do Senhor” e os lugares de adoração mais sagrados da Terra. O principal propósito dos templos é que os membros fiéis da Igreja recebam paz, inspiração e poder espiritual ao fazerem acordos sagrados com Deus em Sua casa santa.

Aqui está uma lista dos 15  templos anunciados:

  • Uturoa, Polinésia Francesa
  • Chihuahua, México
  • Florianópolis, Brasil
  • Rosário, Argentina
  • Edimburgo, Escócia
  • Brisbane, Austrália, Área Sul
  • Victoria, Colúmbia Britânica
  • Yuma, Arizona
  • Houston, Texas, Área Sul
  • Des Moines, Iowa
  • Cincinnati, Ohio
  • Honolulu, Havaí
  • West Jordan, Utah
  • Lehi, Utah
  • Maracaibo, Venezuela

Uturoa, Polinésia Francesa

O Templo de Uturoa Polinésia Francesa será a terceira casa do Senhor na Polinésia Francesa. O Templo de Papeete Taiti foi dedicado em 1983 e rededicado em 2006, após uma ampliação.

Em 1843, os missionários partiram do Atlântico Norte para o Taiti. O profeta Joseph Smith e o Quórum dos Doze Apóstolos chamaram quatro missionários para levar o evangelho “às ilhas do mar” no Pacífico. A Área Oceania está comemorando neste mês o aniversário de 180 anos da chegada dos missionários.

Há quase 30 mil santos dos últimos dias em quase cem congregações na Polinésia Francesa. 

Chihuahua, México

O Templo de Chihuahua México será o 25º templo no México.

Os templos dedicados no país encontram-se em Ciudad Juárez, Colonia Juárez, Guadalajara, Hermosillo, Mérida, Cidade do México, Monterrey, Oaxaca, Tampico, Tijuana, Tuxtla Gutiérrez, Veracruz e Villahermosa. Outros templos em construção ou anunciados estão em Cancún, Cuernavaca, Benemérito Cidade do México, Pachuca, Puebla, Querétaro, San Luis Potosí, Toluca, Torreón e Tula.

A pregação do evangelho restaurado de Jesus Cristo começou no México durante a década de 1870. Em 1961, uma estaca (semelhante a uma diocese) foi organizada na Cidade do México e um templo foi dedicado em 1983.

O México tem quase 1,5 milhão de santos dos últimos dias em mais de 1.875 congregações.

Florianópolis, Brasil

Os missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias começaram a pregar no sul do Brasil em 1928. A tradução em português do Livro de Mórmon foi publicada em 1940, dando início a uma nova era de crescimento no país.

O Templo de Florianópolis Brasil será uma das 23 casas do Senhor em funcionamento, em construção ou anunciadas no país.

Dez templos estão em funcionamento no país: em Belém, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O Templo de Belo Horizonte Brasil e o Templo de Salvador Brasil estão em construção. Há dez templos anunciados: emGoiânia João Pessoa, Londrina, Maceió, Natal, Ribeirão Preto, Santos, São Paulo Leste, Teresina e Vitória.

Hoje, há quase 1,5 milhão de membros da Igreja no Brasil (mais do que qualquer outro país com exceção dos Estados Unidos e do México) em mais de 2.175 congregações.

Rosário, Argentina

Rosário está localizada no centro-leste da Argentina, aproximadamente 300 quilômetros a noroeste de Buenos Aires.

O Templo de Rosário Argentina será o sétimo no país. Outros templos em construção, anunciados ou em funcionamento estão em Bahía Blanca, Buenos Aires, Centro da Cidade Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, e Salta. O Templo de Salta Argentina será dedicado em 16 de junho de 2024 pelo élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos.

A Argentina, onde dois imigrantes alemães começaram a pregar o evangelho restaurado de Jesus Cristo em 1923, tem mais de 480 mil santos dos últimos dias em mais de 725 congregações.

Edimburgo, Escócia

Construída sobre um vulcão extinto, Edimburgo é a capital da Escócia desde o século 15.

O Templo de Edimburgo Escócia será o primeiro templo na Escócia e o quarto no Reino Unido.

O Reino Unido, composto por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, abriga cerca de 185 mil santos dos últimos dias em mais de 300 congregações.

Os outros templos no Reino Unido são o Templo de Londres Inglaterra (dedicado em 1958), o Templo de Preston Inglaterra (dedicado em 1998) e o Templo de Birmingham Inglaterra (anunciado em 2022).

Brisbane, Austrália, Área Sul

Brisbane é a capital do estado australiano de Queensland, localizada na parte nordeste do país, com uma população de cerca de 2,2 milhões de habitantes.

Este será o segundo templo em Brisbane, seguido da dedicação do Templo de Brisbane Austrália em junho de 2003, e o sexto do país. Os outros templos são: Templo de Adelaide Austrália, Templo de Melbourne Austrália,  Templo de Perth Austrália e Templo de Sydney Austrália.

A primeira congregação foi organizada na Austrália em 1844, seguida por uma missão criada em 1851. Na década de 1960, estacas (semelhantes a uma diocese) foram organizadas em Sydney, Brisbane e Melbourne. Elas estavam entre as primeiras organizadas fora da América do Norte.

Há mais de 155 mil santos dos últimos dias e cerca de 300 congregações no país.

Victoria, Colúmbia Britânica

Victoria é a capital da Colúmbia Britânica, no extremo sudeste da histórica Ilha de Vancouver.

O serviço missionário no Canadá começou no início da década de 1830 com a organização da Igreja no norte do estado de Nova York e nas proximidades da fronteira com o Canadá. O Canadá é o lar de mais de 63 mil santos dos últimos dias em aproximadamente 500 congregações.

O Templo de Victoria Colúmbia Britânica será o 11º templo do Canadá. Outros templos em funcionamento no Canadá são: Calgary Alberta, Cardston Alberta, Edmonton Alberta, Halifax Nova Escócia, Montreal Quebec, Regina Saskatchewan, Toronto Ontário, Vancouver Colúmbia Britânica e Winnipeg Manitoba. O Templo de Lethbridge Alberta foi anunciado na Conferência Geral de Abril de 2023.

Yuma, Arizona

O Templo de Yuma Arizona será o sétimo templo no Arizona, situado no sudoeste dos Estados Unidos.

A partir da década de 1850, os santos dos últimos dias ocasionalmente viajavam do território de Utah para pregar o evangelho restaurado e explorar a possibilidade de assentamentos permanentes no Arizona. O Templo de Mesa Arizona, o primeiro no Arizona, foi dedicado em outubro de 1927.

Outros templos no estado estão nas cidades de: Gilbert, Mesa, Phoenix, Snowflake, Gila Valley e Tucson. 

Há mais de 440 mil santos dos últimos dias no estado em cerca de 925 congregações. 

Houston, Texas, Área Sul

Este será o segundo templo na região de Houston. O Templo de Houston Texas foi dedicado em agosto de 2000 e rededicado em abril de 2018, após as inundações causadas pelo furacão Harvey. 

Localizado no centro-sul dos Estados Unidos, os missionários da Igreja de Jesus Cristo visitaram o Texas pela primeira vez em 1843. O crescimento da Igreja no Texas tem sido rápido nas últimas décadas, com 210 mil membros no ano 2000, mais de 385 mil membros hoje e cerca de 750 congregações. 

Este templo será o nono do estado. Outros templos anunciados, em construção ou em funcionamento são: Templo de Austin Texas, Templo de Dallas Texas, Templo de Fort Worth Texas, Templo de Houston Texas, Templo de Lubbock Texas, Templo de McAllen Texas, Templo de McKinney Texas, Templo de San Antonio Texas.

Des Moines, Iowa

Des Moines é a capital e a cidade mais populosa do estado de Iowa, com mais de 200 mil habitantes. Este estado do centro-oeste dos EUA abriga mais de 29 mil santos dos últimos dias em cerca de 70 congregações.

Na década de 1840, cerca de 200 pioneiros santos dos últimos dias estabeleceram uma pequena comunidade chamada Garden Grove, onde plantaram e construíram cabanas para as companhias de pioneiros que migraram para o oeste em direção a Utah nos anos seguintes. Outras comunidades foram construídas em Mount Pisgah e Council Bluffs.

O Templo de Des Moines Iowa é o primeiro templo do estado.

Cincinnati, Ohio

O Templo de Cincinnati Ohio será a terceira casa do Senhor no estado, depois dos templos de Columbus e Cleveland Ohio. Cincinnati é a terceira maior cidade deste estado do centro-oeste dos Estados Unidos, com uma população de mais de 300 mil habitantes.

Kirtland, Ohio (localizada perto de Cleveland), serviu como um importante centro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na década de 1830, onde um templo foi construído, mas deixado para trás quando a Igreja se mudou. A Comunidade de Cristo recentemente transferiu a propriedade do templo em 5 de março de 2024.

Hoje, Ohio tem aproximadamente 65 mil santos dos últimos dias em aproximadamente 130 congregações.

Honolulu, Havaí

Honolulu está situada na costa sudoeste de Oahu e é a capital do Havaí, a cidade mais populosa do estado.  

O Templo de Honolulu Havaí será o quarto no estado insular, unindo-se aos que estão em funcionamento ou anunciados em: Laie, Kahului e Kona.

Oahu é o lar da Brigham Young University–Havaí, de propriedade da Igreja, e da atração turística popular conhecida como Centro Cultural Polinésio.

Hoje, aproximadamente 75 mil santos dos últimos dias formam cerca de 145 congregações no estado do Havaí.  

West Jordan, Utah

O Templo de West Jordan Utah será o 29º templo em Utah, contando os que estão em funcionamento, em reforma, em construção ou que foram anunciados.

West Jordan é um subúrbio de Salt Lake City, no lado sudoeste do Vale do Lago Salgado. A cidade tem cerca de 115 mil habitantes.

Os templos atualmente em funcionamento em Utah são encontrados em: American Fork (Mount Timpanogos), Bountiful, Brigham City, Cedar City, Draper, Logan, Monticello, Ogden, Orem, Payson, Provo (Provo City Center), Saratoga Springs, South Jordan (Jordan River e Oquirrh Mountain), St. George (Red Cliffs e St. George) e Vernal.

Os novos templos em construção em Utah são os de Ephraim, Heber Valley, Lindon, Smithfield, Syracuse e Tooele (Deseret Peak). O Templo de Provo Utah Rock Canyon e o Templo de Salt Lake estão atualmente em reforma.

O  Templo de Manti Utah será dedicado em 21 de abril de 2024. O Templo de Taylorsville Utah será dedicado em 2 de junho de 2024 pelo élder Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos. Em 16 de junho de 2024, o Templo de Layton Utah será dedicado pelo Elder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos.

Lehi, Utah

Lehi é o lar da crescente região da tecnologia de Utah, conhecida como Silicon Slopes.

O Templo de Lehi Utah, no norte do Condado de Utah, será o 30º templo em Utah. Em 1850, os pioneiros se estabeleceram originalmente nesta cidade, que hoje tem mais de 85 mil habitantes.

Utah, a sede mundial da Igreja, é o lar de quase 2,2 milhões de santos dos últimos dias ou quase dois terços da população do estado, em mais de 5.400 congregações.

Maracaibo, Venezuela 

O Templo de Maracaibo Venezuela será o segundo no país. O Templo de Caracas Venezuela foi um dos muitos templos dedicados pelo presidente da Igreja Gordon B. Hinckley (1910–2008) em 2000.

A Venezuela é o lar de mais de 175 mil membros da Igreja em aproximadamente 230 congregações. No início da década de 1960, expatriados americanos que trabalhavam na Venezuela realizaram reuniões da Igreja em sua casa até 1966, quando a primeira congregação oficial foi organizada. O primeiro santo dos últimos na Venezuela foi batizado em 1967.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.