Comunicado de Imprensa

Recentes doações e esforços humanitários no Brasil ajudam a aumentar habilidades e autossuficiência

Equipamentos médicos, cursos de idiomas, novos playgrounds e muito mais fazem parte das recentes doações da Igreja

brazil-self-reliance-1.jpeg
brazil-self-reliance-1.jpeg
Parteiras participam de um treinamento de reanimação neonatal em Boa Vista, Roraima, em 4 de abril de 2024. Autossuficiência Brazil Facebook page, cortesia de Notícias da Igreja.All rights reserved.

Esta história aparece aqui, cortesia de TheChurchNews.com. Não deve ser usado por outra mídia.

Por Mary Richards, Church News

Recentes doações, treinamentos e outros esforços humanitários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão ajudando a aumentar a autossuficiência e a qualidade de vida de pessoas em todo o Brasil.

Isto inclui novos equipamentos médicos, playgrounds, cursos de idiomas e treinamento médico. Abaixo estão alguns dos esforços mais recentes.

Treinamento de reanimação neonatal

Neste treinamento realizado em comunidades indígenas no norte do Brasil, as parteiras receberam um kit completo contendo todo o equipamento necessário para a RCP neonatal. Autossuficiência Brasil, cortesia de Notícias da Igreja.© All rights reserved.

Este mês, a Igreja e a Sociedade Brasileira de Pediatria se uniram para promover a segurança e os cuidados neonatais. Os treinamentos foram realizados em Boa Vista, Roraima; Manaus, Amazonas; e Macapá, Amapá.

O primeiro dia de capacitação, 4 de abril, reuniu parteiras de diversas comunidades indígenas. As aulas proporcionam competências essenciais para lidarem com situações críticas de parto, desde desafios respiratórios a emergências neonatais, garantindo um início de vida seguro e saudável para os bebês.

brazil-self-reliance-2.jpeg
brazil-self-reliance-2.jpeg
Uma instrutora demonstra como fazer reanimação de recém-nascidos, durante um curso em Boa Vista, Roraima, em 4 de abril de 2024. Autossuficiência Brazil Facebook page, cortesia de Notícias da Igreja.All rights reserved.

A Igreja fornece recursos e financiamento para o treinamento, incluindo um kit completo para cada parteira, contendo todo o equipamento necessário para a RCP neonatal.

Um treinamento semelhante chamado “Helping Babies to Breathe” [Ajudando bebês a respirar], tem sido ministrado pela Igreja em vários outros países ao redor do mundo há muitos anos. As doações para o Hospital São Paulo, em março, incluíram os equipamentos necessários para poder cuidar dos recém-nascidos e das mães durante a gravidez e após o nascimento.

A Igreja de Jesus Cristo doa equipamentos para aprimorar a Neonatologia e Prevenção Ginecológica no Hospital São Paulo.© 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Atualização de playgrounds

O irmão Milton Camargo, primeiro conselheiro na presidência geral da Escola Dominical, representou a Igreja em um evento que marcou a inauguração de um novo pátio e playground para as crianças da Escola Tia Maria Lúcia, na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul.

Em 27 de março. a página Autossuficiência Brasil da Igreja no Facebook, explicou que a Igreja apoiou um projeto da Secretaria de Educação e a Urban 95 para atualizar o espaço único: um pátio naturalizado, projetado para ajudar as crianças a interagirem com a natureza.

brazil-self-reliance-3.jpeg
brazil-self-reliance-3.jpeg
Crianças e professores comemoram a inauguração de um novo playground na Escola Tia Maria Lúcia em Canoas, Rio Grande do Sul, em março de 2023. À direita, irmão Milton Camargo, primeiro conselheiro na presidência geral da Escola Dominical. Autossuficiência Brazil Facebook page, cortesia de Notícias da Igreja.All rights reserved.

O irmão Camargo falou do compromisso da Igreja com a educação e da importância de se proporcionar às crianças, oportunidades que promovam o seu crescimento físico, mental e espiritual.

A Igreja também fez doações para a criação de espaços semelhantes em outras escolas de Canoas. Os playgrounds estão equipados com brinquedos confeccionados com materiais naturais como madeira, troncos de árvores e cordas, proporcionando às crianças a oportunidade de brincarem enquanto exploram e aprendem sobre o ambiente que as rodeia.

Doações para mulheres necessitadas

A Igreja doou itens e equipamentos para ajudar um centro de tratamento de mulheres na cidade de Patos de Minas, estado de Minas Gerais, em março.

A Comunidade Terapêutica Nosso Lar atende mulheres em recuperação de dependência química e idosas com necessidades especiais.

Colchões, uma geladeira, armários de cozinha, prateleiras de aço e outros móveis e equipamentos foram doados para melhorar as condições de vida e serviços do estabelecimento.

brazil-self-reliance-4.jpeg
brazil-self-reliance-4.jpeg
Uma funcionária mostra novos equipamentos de cozinha e materiais doados pela Igreja à Comunidade Terapêutica Nosso Lar em Patos de Minas, Minas Gerais, em março de 2024. Autossuficiência Brazil Facebook page, cortesia de Notícias da Igreja.All rights reserved.

O presidente da Missão Brasil Goiânia, Brian D. Hancock, e sua esposa, síster Kimberly R. Hancock, bem como o presidente do Distrito Pato de Minas Brasil, André Lopes da Silva, estiveram presentes à cerimônia de doação.

A coordenadora do Nosso Lar, Marli Isabel, agradeceu o apoio. “A doação não apenas melhora as condições de vida dos internos, mas também fortalece a capacidade da instituição de alcançar e ajudar um número ainda maior de pessoas necessitadas na comunidade.”

Enquanto isso, em fevereiro, a Casa de Acolhida Luciety, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, realizou uma cerimônia para homenagear os itens doados pela Igreja à instituição.

Esses itens, incluindo camas, colchões, armários, fogão, máquina de lavar e um balanço, foram doados para atender mães e mulheres em situação de extremo risco de violência doméstica.

Membros da presidência da estaca e do sumo conselho da Estaca Pelotas Brasil Norte participaram da cerimônia.

brazil-self-reliance-5.jpeg
brazil-self-reliance-5.jpeg
Representantes da Igreja e da Casa de Acolhida Luciety inauguram uma placa homenageando as doações da Igreja ao abrigo para ajudar a atender às necessidades de mulheres e mães em Pelotas, Rio Grande do Sul, em fevereiro de 2024. Autossuficiência Brazil Facebook page, cortesia de Notícias da Igreja.All rights reserved.

Curso de idiomas

Um curso de Língua Portuguesa realizou a formatura de 163 alunos, no dia 31 de janeiro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A classe na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), ensinou Português a migrantes de 18 países que se mudaram para o Brasil.

Entrega de certificados do Curso de Extensão “Português para Migrantes Internacionais: Módulo Acolhimento”, realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Autossuficiência Brasil, cortesia de Notícias da Igreja.© All rights reserved.

O programa da UEMS tem parceria com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, a Igreja Metodista e diversas outras instituições.

Entre os formandos estava Sandra Mirabal, membro da Ala Coopharádio, Estaca Campo Grande Brasil Monte Líbano. Mirabal deixou a Venezuela e chegou ao Brasil no final de 2019 com a família, para começar uma nova vida. Mas ela enfrentou o desafio de falar português. Depois de ter feito o curso de idiomas, ela foi promovida em seu trabalho.

brazil-self-reliance-6.jpeg
brazil-self-reliance-6.jpeg
Participantes da cerimônia de formatura do curso de Língua Portuguesa em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 31 de janeiro de 2024. Autossuficiência Brazil Facebook page, cortesia de Notícias da Igreja.All rights reserved.

Equipamentos médicos e hospitalares

O Hospital Estadual Clementino Fraga, localizado em João Pessoa, Paraíba, enfrentava desafios devido a equipamentos desatualizados e capacidade limitada.

Equipamentos médicos e hospitalares foram doados ao Hospital Estadual Clementino Fraga, localizado em João Pessoa, Paraíba. Autossuficiência Brasil, cortesia de Notícias da Igreja.© All rights reserved.

Para ajudar o hospital a melhorar e expandir seus serviços, a Igreja doou vários equipamentos de diagnóstico médico. Líderes de quatro estacas em João Pessoa participaram da cerimônia de doação em janeiro.

Uma postagem na página Autossuficiência Brasil, no Facebook, explica que os novos equipamentos não apenas substituirão aparelhos obsoletos, mas também ampliarão a capacidade do hospital de diagnosticar e tratar diversas doenças.

Em dezembro de 2023, a Igreja doou 200 cadeiras de banho ao Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (CERAE-RN), em Natal, Rio Grande do Norte.

Líderes de quatro estacas em Natal participaram da cerimônia de doação, além dos líderes da Missão Brasil Natal e do gerente regional de Bem-Estar e Autossuficiência da Igreja.

brazil-self-reliance-7.jpeg
brazil-self-reliance-7.jpeg
A Igreja de Jesus Cristo doa 200 cadeiras de banho ao Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (CERAE-RN), em dezembro de 2023. Autossuficiência Brazil Facebook page, cortesia de Notícias da Igreja.All rights reserved.

Copyright 2024 Deseret News Publishing Company.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.