Tópico

Normas de Privacidade (Atualizado em 3/18/2014)

A privacidade de suas informações pessoais é importante para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e respectivas entidades jurídicas afiliadas (conjuntamente denominadas “a Igreja”, “nós” e termos semelhantes, nesta política). Esta Política de Privacidade é uma declaração geral que descreve como coletamos, utilizamos e processamos informações pessoais que nos sejam facultadas pelos utilizadores em nossos Web sites ou aplicações Internet (denominados “sites”). Esforçamo-nos por coletar, utilizar e divulgar as informações pessoais de uma forma que esteja em conformidade com as leis dos países onde as coletamos. Esta Política de Privacidade aplica-se a este site, que pertence e é operado pela Corporação do Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pela Corporação do Bispo Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou pela FamilySearch International (conforme indicado especificamente na primeira página do nosso Web site).

Em algumas jurisdições, a Política de Privacidade das entidades afiliadas da Igreja poderá incluir provisões específicas que visam garantir o cumprimento das leis locais aplicáveis. Sempre que se considere necessária uma provisão separada, forneceremos uma notificação adicional ao utilizador.

Os utilizadores podem visitar a maior parte dos nossos sites sem fornecer quaisquer informações pessoais. Nos casos em que solicitamos informações pessoais, regemo-nos pelos seguintes princípios de privacidade, no que se refere à forma como as coletamos, utilizamos, divulgamos, transferimos e guardamos.

Práticas de Privacidade

1. Coleta de Informações. Quando um utilizador cria uma Conta SUD, quer diretamente quer através do site FamilySearch, registra uma conta num dos nossos sites, adiciona informações de perfil ou executa ações semelhantes, podemos coletar ou obter do utilizador ou dos respectivos registos de membro (se aplicável) informações como, por exemplo, e sem limitações, nome, endereço, e-mail, número de telefone, fotografia, contato ou preferências de perfil e informações sobre a unidade da Igreja.

Podemos igualmente recolher informações que o dispositivo Internet ou Web browser do utilizador envie sempre que este visite um dos nossos sites, incluindo um endereço IP (Protocolo Internet).

2. Utilização de Informações Pessoais. Poderemos utilizar as informações pessoais que os utilizadores nos forneçam para (a) nos permitir contatá-los, (b) atender pedidos que nos façam, (c) pedir-lhes comentários voluntários sobre as funções ou o conteúdo do nosso Web site ou (d) nos ajudar a cumprir a nossa missão.

Também poderemos utilizar as informações pessoais dos utilizadores para fins internos, incluindo auditorias, análises de dados, resolução de problemas e investigação.

Além disso, poderemos utilizar tanto as informações pessoais que os utilizadores nos forneçam como aquelas que nos sejam enviadas pelos respectivos navegadores (consulte a secção 10, abaixo) para detectar utilizadores que pareçam estar a prejudicar os nossos sites ou para personalizar a experiência dos utilizadores nos nossos sites.   

Se as informações dos utilizadores forem utilizadas para qualquer finalidade que não seja uma das indicadas acima, informá-los-emos e obteremos o seu consentimento, se a lei assim o exigir.

De tempos a tempos, também poderemos informar os utilizadores da possibilidade de iniciar ou abandonar o uso de determinadas funções.

3. Utilização da Informação de Membro da Igreja. Se é membro da Igreja, as suas informações gerais de membro (por exemplo, nome, endereço e número de telefone) e outras informações que pode optar por fornecer (tais como e-mail, fotografia, etc.) poderão ser partilhadas com membros da Igreja da sua congregação ou área e estado ou distrito para fins internos da Igreja, depois de ter dado o seu consentimento, se a lei assim o exigir. Algumas das suas informações também poderão estar disponíveis para consulta numa base limitada e restrita, nos nossos sites da Internet, incluindo em LDS.org. Poderá cancelar a partilha de informações ou limitar as informações opcionais que partilhe, modificando as preferências do seu perfil nos sites individuais.

Além disso, as suas informações de membro, incluindo os seus contatos pessoais, poderão ser partilhadas com a liderança da Igreja, para fins internos da Igreja.

4. Submissão de Conteúdos. Em alguns dos nossos sites, você poderá fornecer os seus próprios conteúdos e comentários, em áreas selecionadas. Alguns dos conteúdos submetidos são privados e não podem ser visualizados por outros utilizadores (por exemplo, notas pessoais online, diários ou funções semelhantes). Contudo, outros conteúdos submetidos podem ser tornados públicos, para poderem ser visualizados por outros utilizadores (por exemplo, testemunhos escritos ou comentários online inseridos em áreas selecionadas dos nossos sites).

Nos casos em que os conteúdos submetidos pelo utilizador sejam tornados públicos ou partilhados com outros utilizadores, pediremos ao autor o seu consentimento explícito no momento em que criar um perfil separado (por exemplo, mormon.org ou familysearch.org) ou em que carregar conteúdo (por exemplo, ao carregar videoclipes ou informações genealógicas). Recomendamos aos utilizadores que sejam cautelosos ao fornecer conteúdo destinado a ser visualizado publicamente e que evitem publicar informações que possam causar danos ou prejuízos ou conduzam ao risco de danos ou prejuízos quer para si mesmos quer para os outros.

Todos os tipos de conteúdos submetidos pelos utilizadores serão guardados ou nos nossos sistemas ou nos sistemas dos nossos afiliados ou de terceiros (conforme definido na secção 7A abaixo). Embora sejam utilizadas soluções da indústria para proteger os conteúdos submetidos pelos utilizadores contra o acesso, a divulgação ou a modificação não autorizados (conforme definido na secção 8 abaixo), não podemos garantir uma privacidade completa e, em alguns casos, poderemos, ou por opção ou por obrigação legal, divulgar tais informações a terceiros, em conformidade com a secção 7 desta política.

Apesar de não sermos obrigados a supervisionar os conteúdos submetidos pelos utilizadores, reservamo-nos o direito de fazê-lo por nossa única e exclusiva decisão. Reservamo-nos igualmente o direito de bloquear ou remover qualquer conteúdo que consideremos inapropriado, obsceno, indecente, lascivo, imundo, violento, assedioso, difamatório, calunioso, doloso, ilegal, ameaçador ou, de outra forma, repreensível, quer seja privado quer público. Uma vez que não revemos todos os conteúdos submetidos através de todas as funções de todos os sites, não podemos garantir que seremos capazes de tomar medidas de proteção caso um utilizador forneça conteúdos que divulguem informações sobre uma pessoa que seja vítima de danos ou abusos ou que esteja em risco de se tornar vítima de danos ou abusos.

Logo que tomemos conhecimento de conteúdo que consideremos ser ofensivo ou susceptível de comprometer a privacidade das informações pessoais ou confidenciais do utilizador ou de outra pessoa, envidaremos esforços de boa-fé no sentido de bloquear ou remover tal conteúdo. 

5. Retenção. Retemos as informações pessoais recolhidas e conteúdos submetidos durante um período de tempo razoável para cumprir a finalidade da coleta, após o que os eliminamos dos nossos registos, à exceção de informações históricas limitadas dos perfis, registos gerais de genealogia e informações sobre membros retidas como parte de um registo genealógico permanente ou histórico da Igreja.

6. Acesso. Esforçamo-nos por assegurar a precisão das informações pessoais e confiamos nos utilizadores para garantirem que as suas informações pessoais estão completas e corretas. Os utilizadores podem verificar, corrigir ou modificar as suas informações pessoais através do registo específico do Web site, do seu perfil ou da sua Conta SUD, conforme o que seja aplicável.

No caso de utilizadores que sejam membros da Igreja, algumas das suas informações pessoais só poderão ser atualizadas alterando o respectivo registo de membro da Igreja. Para efetuar tais alterações, é necessário contatar o secretário da congregação a que pertence e solicitar a alteração. Caso surjam problemas ao modificar ou atualizar informações pessoais, os utilizadores podem contatar-nos enviando-nos uma mensagem e-mail para DataPrivacyOfficer@ldschurch.org. Faremos todo o possível para responder às mensagens de e-mail que recebermos no prazo de 30 dias. Se não conseguirmos dar resposta a um pedido no prazo de 30 dias ou não pudermos facultar o acesso às informações solicitadas, explicaremos os motivos.

7. Compartilhamento e Divulgação de Informações. Consideramos que as informações pessoais dos utilizadores são confidenciais e não as venderemos a qualquer entidade. Não compartilhamos as informações pessoais dos utilizadores com qualquer outra entidade, exceto nas seguintes circunstâncias (ou em outras circunstâncias em que informemos especificamente o utilizador e obtenhamos o seu consentimento):

A. Fornecedores. Poderemos facultar informações pessoais a terceiros, para lhes permitir desempenhar funções internas a favor do utilizador (por exemplo, processamento de pagamentos, manutenção, segurança, análise de dados, alojamento, etc.). Nestes casos, os fornecedores serão obrigados por contrato a proteger as informações pessoais contra outros usos (incluindo marketing) ou transferências, de acordo com a presente Política de Privacidade e as normas da indústria.

B. Entidades da Igreja. Poderemos transferir informações pessoais a qualquer entidade afiliada à Igreja, tendo em vista o cumprimento dos objetivos da Igreja. No que se refere à transferência de informações pessoais a partir da União Europeia, baseamo-nos em contratos com cláusulas padrão entre entidades da Igreja, em conformidade com os requisitos da União Europeia. Consideramos que o fornecimento online, por um indivíduo, de informações pessoais constitui um ato afirmativo que indica o seu consentimento informado com o processamento dos dados, bem como o seu consentimento informado para permitir a transferência transfronteiriça dos dados para os Estados Unidos da América, quando aplicável, para a finalidade especificada.

C. Requisitos Legais. Poderemos consultar e divulgar as informações pessoais, publicações, entradas de diário, conversas online, notas pessoais, conteúdos ou outras informações submetidas pelos utilizadores em qualquer Web site, se acreditarmos, de boa-fé, que tal é exigido por uma intimação ou por outra ordem judicial ou administrativa, ou requerido de outra forma pela lei. Além disso, poderemos divulgar as informações pessoais e outras informações dos utilizadores nos casos em que, de boa-fé, consideremos apropriado ou necessário fazê-lo para: evitar a violação de outros contratos; acautelar responsabilidades; proteger os direitos, a propriedade ou a segurança do site, de qualquer indivíduo ou do público em geral; preservar e proteger a segurança e integridade dos nossos serviços ou infraestruturas; proteger a nós mesmos e aos nossos serviços contra usos fraudulentos, abusivos ou ilegais; investigar e defender-nos contra reclamações ou alegações de terceiros; ou colaborar com forças policiais do governo.

8. Proteção das Informações. Utilizamos meios técnicos e organizacionais para proteger as informações pessoais que recebemos contra perdas, usos indevidos e alterações não autorizadas, bem como para assegurar a sua confidencialidade. Revemos regularmente os nossos procedimentos de segurança e analisamos novas tecnologias e métodos de segurança apropriados. Utilizamos igualmente tecnologia de encriptação atualizada para codificar a transmissão dos dados nas nossas páginas de início de sessão. Contudo, dado não podermos garantir a total segurança das referidas tecnologias de segurança, os utilizadores deverão ser cautelosos ao submeter informações pessoais online.

9. Dados de Terceiros. Quando permitido pela lei local, o utilizador poderá submeter informações pessoais de outras pessoas, incluindo dados de contato (ou seja, de um terceiro) para nos permitir entrar em contato com essa pessoa, fazer uma entrega ou, de outro modo, dar resposta ao pedido do utilizador. As informações coletadas serão utilizadas unicamente para satisfazer o pedido do utilizador. Ao fornecer informações pessoais de outra pessoa, o utilizador tem de obter primeiro o consentimento informado dessa pessoa, se tal for requerido pela lei.

Se o utilizador ou outra pessoa nos tiver fornecido os seus dados de contato pessoais e não quiser que voltemos a contatá-lo, deverá seguir os procedimentos de anulação ou cancelamento de subscrição indicados no site, na newsletter, na notificação de e-mail, etc. em questão.

10. Coleta Passiva de Dados: Tecnologias de Rastreio, Cookies, e GIFs Transparentes. Quando um utilizador visita qualquer um dos nossos sites, os nossos servidores ou sistemas de filtragem podem coletar informações que o respectivo Web browser envia sempre que se visita um Web site. Estas informações podem incluir, entre outras, o tipo do browser, o sistema operacional, a preferência de idioma, qualquer página Web através da qual tenha chegado ao nosso site, data e hora de cada pedido do visitante e informações que o utilizador tenha procurado nos nossos sites.

Também utilizamos cookies e GIFs transparentes para coletar informações. Um cookie é um pequeno elemento de dados que é utilizado para transferir informações para o disco rígido do computador ou Web browser do utilizador, para fins de registro. Os cookies são um tipo de etiqueta que permite aos nossos sites reconhecer o seu Web browser quando voltar a visitá-los. Os GIFs transparentes (também denominados Web beacons) são utilizados em conjunto com os cookies para nos ajudar a compreender como os visitantes interagem com os nossos sites. Um GIF transparente é tipicamente uma imagem transparente que é colocada num Web site. A utilização de GIFs transparentes permite-nos supervisionar as ações dos utilizadores quando abrem uma página e ajuda-nos a seguir e registar as atividades de browsers reconhecidos. Por exemplo, com GIFs transparentes, podemos seguir o percurso das vistas a páginas de um Web site e supervisionar o uso agregado e o encaminhamento de tráfego da Web nos nossos sites.

Coletamos esta informação para melhor compreender como os utilizadores usam e interagem com os nossos sites, com o objetivo de melhorar a sua experiência. Também poderemos partilhar estas informações com os nossos funcionários, contratados, fornecedores de serviços e entidades afiliadas, como se descreve na secção 7.

Podem ser alteradas as definições do seu browser para que não aceite cookies ou peça confirmação antes de aceitar cookies dos sites que visite. Contudo, se não aceitar os cookies, poderá não ser possível utilizar algumas das secções ou funções dos nossos sites.

Para saber mais sobre cookies, inclusive como ver a configuração deles, como gerenciá-los e apagá-los, visite www.allaboutcookies.org.

Para cancelar a assinatura e não ser mais rastreado pelo Google Analytics em todos os sites que você visita, vá para http://tools.google.com/dlpage/gaoptout.

11. Conformidade com a Política de Privacidade e Questões Relacionadas com a Privacidade das Informações Pessoais. Dispomos de um responsável cuja função é ajudar a assegurar a conformidade desta Política de Privacidade e responder a perguntas relacionadas com a privacidade e segurança dos dados. Este responsável ajuda igualmente a formar os funcionários da Igreja em matéria de conformidade. Quaisquer perguntas relacionadas a esta Política de Privacidade ou com a segurança das informações pessoais que processamos poderão ser enviadas por correio electrónico, fax ou correio para o seguinte destino:

Correio electrónico:             DataPrivacyOfficer@ldschurch.org
Fax:                                     1-801-240-1187
Morada:                               Data Privacy Office
                                           50 E. North Temple St.
                                           Salt Lake City, UT 84150-0013

12. Privacidade das Crianças. Na maior parte dos nossos sites, não coletamos conscientemente informações de crianças menores de 13. Em conformidade com a lei, qualquer dos nossos sites que colete informações de crianças só o fará com o consentimento prévio explícito e informado dos respectivos pais ou tutores. Recomendamos veementemente que os menores de 18 anos peçam permissão aos seus pais antes de enviarem quaisquer informações pessoais a qualquer entidade através da Internet e encorajamos os pais a ensinarem os seus filhos as práticas de utilização segura da Internet.

13. Links de Terceiros. Não somos responsáveis nem pelas práticas de privacidade nem pelos conteúdos de quaisquer sites de terceiros. Para sua própria proteção, deve ler as políticas dos outros sites para verificar se correspondem às suas expectativas de privacidade pessoal.

14. Alterações Futuras à Política de Privacidade. Revemos regularmente esta Política de Privacidade e poderemos alterar, modificar, completar ou remover partes da mesma, conforme se torne necessário. Quaisquer alterações a esta Política de Privacidade que afetem a forma como utilizamos as informações pessoais serão comunicadas aos utilizadores neste documento ou num aviso publicado na nossa página na internet. Atualizaremos igualmente a data de revisão no fim da Política de Privacidade. Encorajamos os utilizadores a consultar esta Política de Privacidade de tempos a tempos, para se manterem a par de quaisquer alterações.

Data de Entrada em Vigor

Esta versão da Política de Privacidade entrou em vigor em 18 de março de 2014.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.