Mormon Newsroom
Comunicado de Imprensa

Jornada em Pediatria Neonatal - capacita cerca de 300 profissionais de saúde em Caruaru, João Pessoa e Natal

O Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desenvolve anualmente em todo o mundo aproximadamente 40 treinamentos – jornadas – em Reanimação Nenonatal. No Brasil, a iniciativa é gerenciada pelo Departamento de Bem-Estar da Igreja e levado a efeito em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Esse ano, entre os dias 8 e 14 de agosto, as cidades de Caruaru – PE; João Pessoa – PB e Natal – RN – foram atendidas e cerca de 300 profissionais de saúde entre médicos pediatras, neonatologistas, enfermeiros e, pela primeira vez no Brasil, Parteiras foram capacitadas.

Toda a jornada foi ministrada por profissionais da Sociedade Brasileira de Pediatria e patrocinada pelo fundos de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo. O programa é  desenvolvido em parceria com os hospitais e maternidades. Nesta oportunidade mais de 50 maternidades foram atendidas nos três estados da região Nordeste. A Jornada é totalmente apostilada com manuais da Academy of Pediatrics e da American Heart Association. Ao final, os participantes realizaram testes teóricos e práticos, e receberam o certificado de conclusão via e-mail.

Além dos profissionais do Brasil, a jornada contou com as presenças do Élder Ryan Wilcox e sua esposa Gretchen Wilcox – missionários de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo. Dr. Wilcox é pediatra, trabalha em hospitais em Utah e é propritário de uma Clínica Pediátrica. Há mais de 10 anos, ele deixa seus labores e atividade pessoais para servir como voluntário do Programa de Reanimação Neonatal e ajudar pessoas em vários países.

•    Conheça mais sobre o Dr. Ryan Wilcox

 

Um destaque interessante é que em Caruaru esta foi a primeira vez que o treinamento foi realizado para parteiras da região.

Dados da Sociedade Pernambucana de Pediatria indicam que anualmente são realizados aproximadamente 41.000 partos domiciliares geralmente assistidos por Parteiras Tradicionais. As parteiras estão presentes em locais de difícil acesso, como zonas rurais e nas populações indígenas e/ou quilombolas. O Estado de Pernambuco é composto por 185 municípios e cerca de 994 parteiras são cadastradas. O atendimento adequado durante o primeiro minuto de vida – Chamado Minuto de Ouro - pode ser o diferencial para a diminuição da mortalidade neonatal, que acontece por diversos fatores envolvendo a mãe e o bebê.

No agreste pernambucano, por exemplo, participou do treinamento a Dona Zezé, que como parteira já realizou mais dez mil partos. Ela estava feliz com a amigas parteiras – que além do aprendizado novo – levaram para casa equipamentos doados.

O Programa de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo doou também vários materiais incluindo mais de 30 kits completos de reanimação neonatal para as maternidades. Além desse material, outros 50 kits compostos de vários itens, entre ele, um manequim de reanimação neonatal. Outros itens necessários para uma rápida intervenção no caso de o bebê nasçer com dificuldade de respiração são: 1 balão auto-inflável de reanimação neonatal com válvula de escape, reservatório e 2 máscaras de silicone (tamanho 0 e 1), 1 cabo de laringoscópio infantil com lâminas retas (tamanho 0 e 1), 1 fio guia infantil com botão para intubação, 1 sonda traqueal, 1 fluxômetro de oxigênio, 1 dispositivo para aspirar mecônio e estetoscópio infantil.

Essa é uma iniciativa Mundial da Igreja. Assista Vídeo sobre o Programa de Reanimação Neonatal que inclui depoimento do Élder Jeffrey R. Holland – Do Quórum doz Doze Apóstolos

o    Clique aqui

A Jornada nas três regiões contou com ampla cobertura jornalística. As principais emissoras tais como Globo, SBT, RedeTv, Record, juntamente com Rádios e Portais de Notícias divulgaram a iniciativa. Destaque para participação ao vivo no Bom Dia Paraíba, Bom dia Rio Grande Norte da TV Globo e na TV Record de Natal. Concederam entrevistas – Dr. Wilcox, missionário de Ajuda Humanitária e Fernando Souza, Gerente de Bem-Estar da Igreja no Brasil, além de médicos e enfermeiros.

Cobertura de Mídia:


Caruaru

Televisões:
•    TV Globo

Rádios:
•    Rádio Liberdade – Entrevista ao vivo
•    Rádio Jornal – Entrevista ao vivo
•    Rádio Cultura – Entrevista gravada

Blogs e Sites:

•    Blog Igor Maciel

•    TV Caruaru


João Pessoa

Televisões

•    TV Globo – Jornal Bom Dia Paraíba – Participação ao vivo

•    SBT – Matéria gravada na capela

•    RedeTV – Matéria gravada na capela

Rádios

•    CBN – Notícias – entrevista ao vivo e participação nos estúdios

•    Sanhaua – Participação e entrevista ao vivo nos estúdios
 
Sites

•    Jornal da Paraíba

•    G1

•    ClickPB

•    Cabedelo net

Natal

Televisões:
•    TV Globo  - Participação no Bom Dia RN – ao vivo
•    SBT – Gravação de matéria da capela
•    TV Record – Participação ao vivo nos estúdios
•    TV Universitária – Gravação na capela

        
Fonte – Departamento de Assuntos Públicos – Área Brasil

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.