Edições DisponíveisFechar Janela
« Sala de Imprensa
Fechar Janela
Biografia do Líder

Presidente Thomas S. Monson

O Presidente Thomas S. Monson serve como 16º Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desde 3 de fevereiro de 2008. Ele tinha servido como Conselheiro na Primeira Presidência da Igreja desde 10 de novembro de 1985. Recentemente, em 12 de março de 1995, foi designado Primeiro Conselheiro do Presidente Gordon B. Hinckley. Antes disso, foi o Segundo Conselheiro do Presidente Howard W. Hunter, cargo para o qual foi chamado em 5 de junho de 1994 e, em 10 de novembro de 1985, serviu como Segundo Conselheiro do Presidente Ezra Taft Benson. Foi apoiado para o Quórum dos Doze Apóstolos em 4 de outubro de 1963 e ordenado apóstolo em 10 de outubro de 1963, aos 36 anos.

O Presidente Monson serviu como presidente da Missão Canadense da Igreja, com sede em Toronto, Ontário, de 1959 a 1962. Anteriormente, serviu na presidência da Estaca Temple View em Salt Lake City, Utah, e como bispo na Ala Sixth-Seventh daquela estaca.

Nasceu em Salt Lake City, em 21 de agosto de 1927, filho de G. Spencer e Gladys Condie Monson. Frequentou escolas públicas de Salt Lake City e formou-se com destaque em Administração de Empresas na Universidade de Utah em 1948. Ele graduou-se e serviu como membro do corpo docente da Faculdade de Administração na Universidade de Utah. Mais tarde, recebeu seu MBA da Universidade Brigham Young. Em abril de 1981, a Universidade Brigham Young conferiu ao Presidente Monson o título de Doutor Honoris Causa em Direito. Ele recebeu o grau honorário de Doutor em Letras Humanas pela Salt Lake Community College em junho de 1996. Também recebeu o doutorado honorário em Administração da Universidade de Utah em maio de 2007. Em maio de 2009, recebeu o doutorado honorário de Comunicação da Universidade Utah Valley e o doutorado honorário em Serviço Público da Universidade Southern Utah. Em abril de 2010, recebeu o grau honorário de doutor em Ciências Humanas da Universidade Weber State. Em maio de 2011, recebeu o grau honorário de doutor em Ciências Humanas da Dixie State College of Utah. Ele é membro da Alpha Kappa Psi, uma fraternidade honorária de Administração.

O Presidente Monson serviu na Marinha dos Estados Unidos um pouco antes do término da Segunda Guerra Mundial. Ele casou-se com Frances Beverly Johnson em 7 de outubro de 1948 no Templo de Salt Lake. Eles têm três filhos, oito netos e sete bisnetos.

Na vida profissional, o Presidente Monson destacou-se na área de publicidade e publicações. Em 1948, associou-se ao Deseret News, onde serviu como executivo na divisão de propaganda daquele jornal e da Corporação das Agências Jornalísticas. Mais tarde foi nomeado gerente de vendas do Deseret News Press, uma das maiores firmas de impressão comercial do Oeste, galgando posições até chegar a gerente geral, cargo onde permaneceu até sua indicação para o Quórum dos Doze em 1963. Serviu durante muitos anos como presidente do conselho da Deseret News Publishing Co. O Presidente Monson foi presidente da Printing Industry of Utah [Indústria de Impressão de Utah] e serviu como membro do conselho de diretores da Printing Industries of America [Indústria de Impressão da América].

Com essa ampla experiência em administração, trabalhou muitos anos na diretoria de várias empresas e indústrias de destaque. Atualmente serve como diretor da Junta Educacional da Igreja e da Junta Administrativa da Igreja.

Desde 1969, ele serve como membro do Conselho Nacional Executivo dos Escoteiros da América.

O Presidente Monson é membro da Utah Association of Sales Executives [Associação de Executivos de Vendas], do Advertising Club [Clube de Propaganda] e do Exchange Club de Salt Lake — Associação que presta serviços à comunidade.

O Presidente Monson foi, durante muitos anos, integrante da Utah State Board of Regents, que administra o ensino superior do Estado de Utah. Também serviu como diretor na Associação de Ex-Alunos da Universidade de Utah.

Em dezembro de 1981, o Presidente Monson foi nomeado pelo Presidente Ronald Reagan para servir na Força-Tarefa do Presidente para Setores da Iniciativa Privada. Serviu nesse cargo até dezembro de 1982, quando o trabalho da força-tarefa foi concluído.

O Presidente Monson recebeu o prêmio de Ex-Aluno Destaque da Universidade de Utah em 1966. Também recebeu o prêmio Castor de Prata dos Escoteiros da América (1971), o prestigiado Prêmio Búfalo de Prata (1978), o Lobo de Bronze (1993; a mais alta premiação internacional do escotismo) e o Prêmio Raposa de Prata dos Escoteiros do Canadá (2011). Em 1997, recebeu o Prêmio Minuteman da Guarda Nacional de Utah, bem como o Prêmio Personalidade Masculina Exemplar da Universidade Brigham Young. Em 1998, ele e a irmã Monson receberam o Prêmio Humanitário Continuum of Caring, oferecido pelas irmãs de Caridade de St. Joseph Villa. Em 2000, recebeu o Prêmio Joseph e Hyrum Smith de “Comunicador do Ano” da Sociedade de Relações Públicas da Igreja  Em 2005, foi presenteado com o Prêmio Legado de Vida pela Fundação de Pesquisas do Coração e do Pulmão, que é uma entidade da Fundação Deseret.  Em 2007, recebeu o Prêmio Rotary para a Compensação Mundial. Também recebeu prêmios de quatro unidades da Sociedade de Administração da BYU.

Observação de Guia de Estilo: Em reportagens sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, favor utilizar o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line por nosso Guía de Estilo.