Recurso Adicional

O Talento Artístico de um Apóstolo — A Vida do Presidente Boyd K. Packer

O título da exposição de 2004, no Museu de História e Arte da Igreja, foi “A Obra de Vida de um Artista Amador”, mas ao caminhar pelas delicadas e detalhadas esculturas de pássaros e flores da mostra, o visitante vislumbrava muito mais que isso.  As esculturas e pinturas extremamente realistas revelavam no Presidente Boyd K. Packer um homem com um profundo respeito pela natureza e compreensão das criações de Deus.

Diz-se com frequência que a arte é a janela da alma, e isso se aplica ao talento artístico do Presidente Boyd K. Packer, que foi apóstolo e líder sênior de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele disse, certa vez, que o processo criativo lhe permitia não apenas render tributo à beleza da natureza, mas também “talhar  inspiração para sermões” e soluções para problemas. O Presidente Packer de modo figurativo e também muito literal extraía inspiração espiritual do mundo a seu redor.

Seu amigo, Theodore Tuttle, declarou: “Não era possível conhecê-lo realmente sem caminhar com ele por uma floresta”.

O Presidente Packer nasceu em 10 de setembro de 1924, o décimo de onze filhos, em Brigham City, Utah. Seu amor pela arte foi incentivado desde bem cedo por sua mãe dinamarquesa, que costumava forrar o chão com papel jornal e incentivá-lo a desenhar. Essa diversão da infância foi de vital importância quando ele contraiu poliomielite, aos 5 anos de idade, ficando confinado ao leito por semanas. Durante sua recuperação, a arte se tornou uma via de escape.

Por meio dessa experiência, o Presidente Packer disse ter aprendido o que era importante na vida. “Muitas vezes, na juventude, achei que éramos pobres”, escreveu ele numa breve biografia. “Mais tarde, descobri que isso não era verdade. Simplesmente não tínhamos dinheiro. Sempre fomos ricos nas coisas mais significativas da vida.”

Quando jovem, o Presidente Packer foi piloto de bombardeiro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial no Pacífico. Enquanto estava nas forças armadas, dedicava seu tempo ao estudo das escrituras, especialmente o Livro de Mórmon, que os membros da Igreja acreditam ser um registro sagrado que presta um segundo testemunho de Jesus Cristo, juntamente com a Bíblia. O Presidente Packer compartilhava com outros o que aprendia, o que resultou no batismo de outro militar e a esposa dele. Esse soldado, Tatsui Sato, mais tarde ajudou a traduzir o Livro de Mórmon para o japonês.

“Acho que seu interesse pelo ensino provavelmente se devia a sua experiência nas forças armadas”, disse seu filho, o Élder Allan Packer, dos Setenta.

O término da guerra levou o Presidente Packer de volta para casa, em Brigham City, onde Donna Smith percebeu o jovem soldado que discursava em sua congregação. “Não posso dizer que eu soube de imediato que ele era o homem certo”, disse Donna. “Mas eu sabia que ele era o tipo de pessoa com quem eu queria me casar.” E ela realmente se casou com ele em 28 de julho de 1947.
O pequeno sítio deles, ao sul de Salt Lake City, era como um zoológico, com cavalos, vacas, galinhas, patos, pássaros e cachorros, tornando-se o playground perfeito para seus 10 filhos — sete meninos e três meninas.

“Acho que em certos aspectos é mais fácil criar uma família grande. Depende do que se deseja alcançar”, disse o Presidente Packer. “Aprendemos que os benefícios materiais que teríamos a mais são compensados quando os filhos aprendem a economizar, a viver dentro dos recursos disponíveis, a confeccionar e a construir algo.”

“Eu era mestra em criar listas de coisas que tinham de ser feitas”, relembra Donna. “Todos aprendemos a trabalhar juntos para fazer com que as coisas fossem realizadas.”
“Determinamos algumas regras em casa”, explicou ela, “mas também ensinamos a nossos filhos que o Pai Celestial tinha regras que precisávamos seguir para sermos felizes e voltarmos a viver com Ele”.

O Élder Allan Packer contou que o Presidente Packer havia instruído sua secretária a sempre aceitar os telefonemas da família dele quando ligassem para seu escritório, mesmo que o Presidente Packer estivesse em uma reunião importante. “E era isso o que acontecia quando precisávamos, nem que fosse apenas para dizermos ‘oi’”, disse o Élder Allan Packer.

A vida em família sempre foi adoçada pelo espirituoso senso de humor do Presidente Packer. Donna relembrou uma ocasião, há muitos anos, quando ele voltou de uma designação em Idaho e relatou: “Quando eu estava em Idaho, encontrei uma corda”. “Que bom”, respondeu ela, um pouco confusa. Depois ele acrescentou: “Havia um cavalo atado a ela”. Isso levou à construção de um curral, para grande deleite dos filhos.

“O lar é o centro do evangelho — e minha vida”, disse o Presidente Packer. “De todos os lugares do mundo — e já vi alguns muito interessantes e bonitos — prefiro estar em casa a estar em qualquer outro lugar”.

Nas questões espirituais e no lar, o Élder Allan Packer disse que seus pais eram unos de coração: “Ver meu pai é ver minha mãe. Ver minha mãe é ver meu pai. Eles estão juntos, são unidos. Eles influenciam um ao outro, especialmente no lar, é claro”.
Esse sentimento foi uma bênção para a família Packer ao longo dos anos, cujos descendentes vivos são hoje mais de uma centena.

Apesar das óbvias dificuldades na criação de uma família grande, o Presidente Packer se empenhou muito nos estudos. Formou-se como tecnólogo pelo Weber College em 1948, e em 1949 recebeu o bacharelado pela Universidade Estadual de Utah em Logan. Em 1953, fez mestrado na Universidade Estadual de Utah, e em 1962, terminou seu doutorado na Universidade Brigham Young.

Sua paixão pelo ensino resultou em um cargo no Sistema Educacional da Igreja. Mais tarde, foi nomeado administrador assistente dos Seminários e Institutos, sendo responsável pelo currículo de instrução religiosa para os jovens de nível médio e universitário.

Theodore Tuttle descreveu certa vez as habilidades didáticas do Presidente Packer, dizendo: “Ele tinha a capacidade de traduzir um conceito verbal etéreo em uma atividade compreensível da vida cotidiana. (…) Logo percebíamos que o que havia sido explicado de modo tão claro e óbvio não era nem claro nem óbvio antes de ele tê-lo explicado.”

“Desde quando começou a trabalhar como professor, ele se esforçou arduamente para aprender a ensinar”, disse o Élder Allan Packer, “primeiro aprendendo e compreendendo como o Salvador ensinava. Ele sabia que era uma coisa importante, por isso não recuou. Sentia a responsabilidade de ensinar”.  

Ordenado apóstolo em 9 de abril de 1970, o Presidente Packer transferiu sua preocupação pelos alunos individuais de uma sala de aula, passando a concentrar-se na educação e no bem-estar de milhões de membros da Igreja. O Élder D. Todd Christofferson, um dos líderes da Igreja, disse que o Presidente Packer era “um homem instruído, experiente e versado na obra do Senhor Jesus Cristo, de quem ele era discípulo e testemunha. Ele trabalhava no Espírito e esperava no Senhor”.
Como o mais antigo membro em serviço do atual Quórum dos Doze, o Presidente Packer era conhecido pela sua profunda compreensão das escrituras, conforme descreveu o seu colega de apostolado, o Élder Russell M. Nelson.

Essa compreensão talvez fosse fruto das mesmas habilidades usadas para criar suas obras de arte — atenção aos detalhes, reverência pela natureza e pelos caminhos de Deus. Ele disse, certa vez: “Parece-me que há um grande poder na Igreja — em todos nós — que não é acessado porque sempre estamos tentando fazer as coisas a nosso modo, sendo que a maneira do Senhor obteria resultados muito melhores”.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.