Boechat4.jpg
Comunicado de Imprensa

Élder Holland reúne-se com o jornalista Ricardo Boechat e o empresário Johnny Saad, da Band

Em meados de agosto de 2015, o jornalista, radialista da Rádio BandNews e apresentador do Jornal da Band, Ricardo Boechat, passou por momentos de aflição - originados por uma depressão aguda. Foram 15 dias fora do ar. Naqueles dias, tomou conhecimento, através de um membro da Igreja de Jesus Cristo, de um discurso do Elder Jeffrey R. Holland, proferido na Conferência Geral de outubro de 2013, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, intitulado: “Como um Vaso Quebrado”.

Esse discurso e mais dois vídeos que o comunicador assistiu foram, em suas próprias palavras, fundamentais naquele momento. “Obrigado Senhor Holland, obrigado! Seu pronunciamneto ajudou-me profundamente. Aprendi a trabalhar e superar este desafio pessoal.  Foi ali que resolvi, após 15 dias afastado do trabalho, escrever e ler um depoimento aos ouvintes. E na minha fala, citei seu discurso”. Com essas palavras, o jornalista Ricardo Boechat  e o empresário Johhny Saad deram início às conversas durante a visita que Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos e Élder Marcos Aidukaitis, 2º Conselheiro da Presidência da Área Brasil realizaram na Sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação em São Paulo, na manhã da última quinta-feira, dia 19 de maio.

Após 8 meses, ambos estavam frente a frente e tiveram a oportunidade de conhecerem-se. “Senhor Holland, foi incrível a receptividade das pessoas ao ouvirem ou lerem meu depoimento. Eu nunca imaginei que este tema era tão precioso nestes dias. Eu recebi um relatório do facebook com a indicação de que cerca de 17 milhões de pessoas leram meu depoimento”, comentou Boechat. Élder Holland ficou impressionado com a abrangência e mencionou que na sede da Igreja, ele recebeu incontáveis emails e cartas – apontando a ele a importância do tema: “É um assunto relevante em nossos dias. E não é comum alguém falar sobre isso de modo tão aberto como eu fiz na conferência geral.”, apontou Élder Holland. Neste momento Boechat concordou positivamente mexendo a cabeça e afirmou: “É fundamental falarem sobre isso”.

 Durante a conversa, Johnny Saad, empresário e amigo pessoal do Bispo Carlos W. Martins, que também estava presente, relembrou sobre sua visita à Salt Lake City. “Boechat, você precisa ver como eles são organizados e como eles ajudam aos outros. Ajudam mesmo”, mencionou Saad ao referir-se sobre “Programa de Ajuda Humanitária da Igreja”.   

Durante todo o encontro, tanto o empresário quanto o jornalista puderam conhecer mais sobre as crenças básicas, organização e propósitos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Boechat — como sempre muito inteligente — fez várias perguntas e de forma atenta e interessada ouvia as respostas. Ao questionar sobre o papel das mulheres da Igreja, ficou admirado ao saber que a participação delas é ativa. Élder Aidukaitis enfatizou: “ Elas gerenciam organizações, dão instruções, ensinam doutrinas. Como participantes iguais — seus ensinamentos e comentários têm igual peso nas decisões. É maravilhoso ver com as mulheres participam na Igreja de Cristo”. Após essas explicações, Élder Holland comentou que quando servia como presidente da Universidade Brigham Young sua esposa era uma oficial da Igreja para o mundo. “Eu ainda não servia como apóstolo, mas minha esposa Patricia, liderava a Presidência Mundial das Moças da Igreja”.

Ambos estavam muito interessandos em aprender mais sobre o funcionamento da Igreja, como instituição mundial presente em quase 200 países. Neste momento Boechat perguntou a respeito da Igreja no Brasil e soube a organização está presente no país há cerca de 80 anos, tendo atualmente mais de 1 milhão e 200 mil membros.

Na ocasião também foi ressaltado o importante papel da família e então Boechat, que tem seis filhos, comentou:“ Tenho aprendido, ficando mais velho, que na família temos tudo, não é sucesso profissional, não é dinheiro. Na família temos tudo. Tenho aprendido que com o passar dos anos nós vamos nos direcionando para os filhos – e é isso que importa”. Em seguida, ao mencionar sobre todo o trabalho genealógico que a Igreja desenvolve, Elder Aidukaitis enfatizou: “Na Bíblia aprendemos que haverá um momento que o coração dos filhos voltar-se-á ao dos pais e dos pais aos filhos. É exatamente o que você compartilhou!”

Já caminhando para o final da visita, houve um momento muito significativo.  Élder Aidukaitis disse: “Boechat, temos um presente para você. Vou deixar Élder Holland entregá-lo”. Surpreso o jornalista recebeu, numa pasta, 15 gerações da História da Família Boechat. “Eu estou encantado. Olha minha avó... puxa..que interessante! Estou muito sensibilizado. Muito Obrigado!” O trabalho foi coordenado pelo Departamento de História da Família, junto com o irmão do Boechat que já tinha parte dos registros e contou com apoio do departamento e de seus colaboradores para organizar e ampliar o resultado da pesquisa ao utilizar os recursos do Family Search.

Ao final, os anfitriões receberam materias e Cds do Coro do Tabernáculo Mórmon. Johhy Saad, foi presenteado com uma estatueta de Cristo e o jornalista Ricardo Boechat, com outra estatueta da Família. Foi um momento muito significativo para ambos e um momento de amizades criadas e fortalecidas. A ideia agora é que o jornalista faça uma visita à sede da Igreja em Salt Lake City.

Fonte – Departamento de Assuntos Públicos Brasil

Fotos: Bruno Gomes – Dep. Publishing Services

- Agradecimentos Especiais:

Marcelo Amaro, Fabio Lucas e colaboradores de História da Família

Bispo Carlos W Martins - Campinas

Bispo Bruno Venditti – São Bernardo do Campo

Sergio Boechat – Apoio nas Pesquisas Genealógicas

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.