Comunicado de Imprensa

Templo de Fortaleza abre suas portas ao público

População é convidada para visitar o recém-construído Templo de Fortaleza Brasil, entre os dias 27 de abril e 18 de maio

 

Fortaleza – O primeiro templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Ceará e o segundo da região Nordeste abre suas portas para visitação pública dia 27 de abril. Membros da Igreja, amigos, familiares, vizinhos do Templo e a população em geral são convidados a visitações gratuitas e com um guia, que serão realizadas de segunda a sábado, das 9h às 21h. O templo está localizado na Avenida Santos Dumont, 7771 - Bairro de Lourdes.

Após o dia 18 de maio o Templo será fechado para uma rápida revisão e no domingo, dia 02 de junho de 2019, o local será dedicado. Então o Templo de Fortaleza será o de número 164 em funcionamento no mundo. Nesta data serão realizadas três sessões dedicatórias a fim de permitir que a maior quantidade de santos dos últimos dias desta região possa participar. A imprensa será convidada a participar da colocação da Pedra Angular.

O Templo de Fortaleza atenderá os membros da Igreja dos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e a região de Mossoró, Rio Grande do Norte. Este edifício se junta à lista de outros seis templos do Brasil localizados em Campinas, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Um oitavo templo está sendo construído na cidade do Rio de Janeiro e outros três já foram anunciados para Brasília, Belém e Salvador.

A história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil teve início em 1923, quando Auguste Lippelt entrou em contato com a liderança mundial da Igreja daquela época para pedir que fossem enviados seus representantes ao Brasil. Os primeiros missionários visitaram o país em 1928. Logo após, algumas congregações já haviam sido organizadas, a primeira em Joinvile, Santa Catarina.

Em Fortaleza, os trabalhos da Igreja iniciaram em 1966. Foi ali, na Praça do Ferreira, que os primeiros missionários da Igreja na região encontraram casualmente o Sr. Lino Cintra, que após quatro meses seria batizado juntamente com sua esposa, Maria do Carmo Ferreira Cintra, na Lagoa de Messejana. O crescimento contínuo levou à organização da primeira estaca em 1981. Atualmente o número de membros no Brasil ultrapassa 1,4 milhão. Eles se reúnem em cerca de 2 mil congregações espalhadas por todo o país.

Em 3 de outubro de 2009, a Primeira Presidência da Igreja anunciou a construção do Templo em Fortaleza. Externamente, o Templo de Fortaleza é revestido com Granito Branco Ceará e visa transmitir paz e pureza. Os motivos e temas esculpidos no granito, nas madeiras e nos carpetes do Templo de Fortaleza, assim como aqueles representados nos vitrais que adornam todo o edifício fazem alusão à flora da região, com destaque para a orquídea do Ceará. Todos os sistemas vitais ao funcionamento do prédio trabalham de maneira integranda otimizando assim o uso de energia e recursos hídricos. O templo tem 207 vagas de estacionamento. A área total do terreno é de 35.473 metros quadrados. A área de paisagismo é de mais de 23 mil metros quadrados. 

O interior do templo está decorado com motivos próprios de um lugar santo. Os visitantes observarão que seus vitrais iluminam o interior, dando uma aparência de cálida luz natural na maior parte do dia. Os que o visitarem também terão a oportunidade de caminhar por seu interior e aprender a respeito do significado e da obra que ali se realiza.

Os templos dos santos dos últimos dias são diferentes dos centros de reunião, ou capelas, onde os membros se reúnem para as sessões religiosas aos domingos. São considerados "A Casa do Senhor", locais onde se reafirmam os ensinamentos de Cristo por meio do casamento, do batismo e de outras ordenanças e convênios que unem as famílias para toda a eternidade. Em seu interior, os membros aprendem mais a respeito do propósito da vida e fazem convênios para seguir a Jesus Cristo e prestar serviço a seus semelhantes.

EXCLUSIVO PARA IMPRENSA: Imagens em alta resolução podem ser baixadas e utilizadas exclusivamente para divulgação midiática aqui.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.