Comunicado de Imprensa

São Paulo – Élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, visita João Dória, Governador do Estado de São Paulo

Encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes

 

No início da noite desta terça-feira, 19 de fevereiro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acompanhado por élder Patrick Kearon, da Presidência dos Setenta e do élder Marcos Aidukaitis, Presidente da Área Brasil, estiveram em audiência com João Dória, Governador do Estado de São Paulo.

Ao entrar no belo edifício localizado no Morumbi, élder Uchtdorf impressionou-se e contemplou as obras de artes do ambiente. O Palácio dos Bandeirantes possui acervo, com obras de artistas como Portinari, Antonio Henrique, Djanira Motta e Silva, Aldemir Martins, entre outros. Alguns passos depois, todos já estavam no gabinete do governador.

No início da conversa, João Dória recordou com gratidão e admiração a visita que fez à Salt Lake City: “Foi um prazer conhecer a sede mundial da Igreja. Lembro da organização, do senso de responsabilidade que os membros possuem, da prioridade familiar de vocês. Minha esposa Beatriz é uma defensora de vocês. Ela voltou de Salt Lake impressionada”, completou.

Élder Uchtdorf mencionou que a Igreja de Jesus Cristo quer participar da sociedade e da vida dos cidadãos: “Queremos ajudar a vida das pessoas a ser melhor”. Lembrou, por exemplo, do apoio que a Igreja de Jesus Cristo – por meio de programas de Ajuda Humanitária – tem empregado nos projetos que atendam os refugiados e imigrantes. Dória ouvia com atenção. Neste momento, mais uma vez o governador parabenizou a Igreja de Jesus Cristo: “Vocês sempre nos ajudaram. Aqui na Prefeitura de São Paulo, quando eu estava lá – contribuiram de forma significativa no projeto de assistência a moradores de rua, imigrantes e refugiados”. Toda a audiência transcorreu em inglês.

Acompanhou toda a reunião, a convite do Governador, o Pastor Luciano Luna, assessor do Governo para assuntos e relacionamentos inter-religiosos. O pastor Luna também mostrou-se muito feliz pela oportunidade de iniciar esse contato com a Igreja: “Queremos estreitar relacionamentos. Iremos convidá-los a fazerem parte das iniciativas governamentais no âmbito religioso.” Muito feliz e dinâmico, o Pastor Luna mencionou que havia estudado sobre élder Uchtdorf e sabia que ele era piloto de avião. Luna ficou impressionado ao saber do crescimento da Igreja no Brasil.  

Um dos momentos marcantes do encontro foi quando élder Uchtdorf ao falar sobre o papel da Igreja na vida das pessoas – tirou de seu bolso – uma versão do livreto Para o Vigor da Juventude. O governador ficou interessado e ao abrir aquele livreto disse em voz alta: “Valores importantes para os jovens: família, amigos, honestidade. Fantástico! E cabe no bolso...”.

"Este", disse élder Uchtdorf, "é o propósito. É para os jovens levarem com eles e para lembrarem desses princípios sempre que puderem”.

Ao longo da conversa, élder Uchtdorf mencionou e parabenizou o governador pelos trabalhos que o Estado de São Paulo realiza em defesa da Liberdade Religiosa. São Paulo tem uma forte representatividade de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil.  Alguns dados reforçam isso: São 78 estacas; 7 distritos;  496 alas; 83 ramos e  259.527 membros (dados de fevereiro de 2019).     

Antes do final da audiência, os participantes falaram da inauguração do Centro de Visitantes do Templo de São Paulo. Com algumas fotos, élder Dieter Uchtdorf explicou sobre o Centro de Visitantes e convidou o governador a visitá-lo. Prontamente João Dória ao vislumbrar as fotos confirmou que irá, com sua esposa, e pediu para coordenarem a visita com sua equipe.

Na sequência o governador foi presentado com uma estatueta, réplica de O Christus. João Dória mostrou-se muito admirado com sua beleza: “Que lindo. Que honra. Muito obrigado. Muito obrigado. Impressionado”. Ainda vislumbrando o presente, Élder Kearon convidou o governador a olhar as palmas das mãos de Cristo e lembrou: “Cremos num Cristo ressurreto. Este Cristo Vivo que muda a vida das pessoas”.

Na despedida, sentia-se que todos estavam gratos pela oportunidade do encontro. O governador agradeceu a visita e ambos se abraçaram. Os participantes foram presenteados pelo governador com um livro produzido pela Imprensa Oficial do Estado que traz informações sobre o acervo artístico de todo o Palácio dos Bandeirantes.    

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.