Comunicado de Imprensa

Seis brasileiros participam do Simpósio de Liberdade Religiosa na BYU

Seis advogados brasileiros, defensores da causa da Liberdade Religiosa no Brasil, estavam entre os convidados do 21º Simpósio Anual Internacional de Direito e Liberdade Religiosa, promovido pela Escola de Direito J. Reuben Clark, da Universidade Brigham Young (BYU), entre os dias 5 e 7 de outubro. Esta é a primeira vez que uma comitiva brasileira contou com esse número de participantes. Neste período, delegados de mais de 40 países se reuniram para discutir e debater desafios e soluções sobre o estado da religião e da lei em todo o mundo. O tema deste ano foi " Variedades do Secularismo, Religião e do Direito".

Na abertura do Simpósio, o professor e diretor do Centro de Estudos da BYU, W. Cole Durham Jr. entregou ao senador americano Orrin Hatch, um certificado de Reconhecimento pelos Serviços Prestados nesta Área. Em seguida o senador falou: "Este é um momento instável e inconstante para a liberdade religiosa porque ela está sob ataque e cada um de nós, como cidadãos e lideres globais podemos fazer mais para proteger de maneira especial essa liberdade, que é preciosa e fundamental".  

Durante as sessões plenárias destinadas ao Brasil e Guiana, Dr. Uziel Santana, presidente da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), o assessor Legal da Igreja Adventista para América Latina, Luigi Braga e o advogado Dr. Acyr de Gerone, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná, abordaram sobre os desafios do Brasil com respeito à Liberdade Religiosa e fizeram menção à Constituição Federal, que em seu Artigo 5º, parágrafo VI, garante ser inviolável a liberdade de consciência aos locais de culto e a suas liturgias.

Após a participação nas plenárias, Dr. Uziel e Dr. Luigi foram entrevistados pela equipe da BYU TV. Com relação ao convite para ser um dos oradores do Simpósio, Dr Uziel comentou: "Indubitavelmente o direito de liberdade religiosa faz parte da base principiológica de um Estado Democrático de Direito. A História do Direito nos mostra isso e o mundo acadêmico o reconhece. Por isso mesmo, estar engajado em um simpósio desta magnitude com especialistas de todo o mundo é uma honra para a ANAJURE. Seguimos, assim, em defesa das liberdades civis fundamentais”.

No último dia, como parte da programação do Simpósio, todos os convidados conheceram projetos sociais desenvolvidos no Centro de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em favor da população menos favorecida ao redor do mundo. Emocionado ao conhecer alguns programas, Dr. Odacyr, que é católico e membro da comissão de Liberdade Religiosa do Paraná, ressaltou: "Sou membro da Igreja de Jesus Cristo de coração". Em seguida os visitantes fizeram um tour pela Praça do Templo de Salt Lake, conduzido pelas missionárias brasileiras sister Tamara e sua companheira.

O evento foi concluído com um almoço no Prédio onde fica o Escritório Mundial da Igreja de Jesus Cristo. Na mesa, os convidados estavam acompanhados do presidente da Área Brasileira, Élder Claudio Costa e de Élder Ulisses Soares, da Presidência dos Setentas. Eles ainda tiveram a oportunidade de cumprimentar Élder Dallin H. Oaks, Élder Russell M. Nelson, Élder Neil L. Andersen e Élder D. Todd Christofferson, membros do Quórum dos Doze Apóstolos. O almoço contou com a presença de vários líderes mundiais da Igreja entre eles: Élder Henry B. Eyring e Élder Dieter F. Uchtdorf, membros da Primeira Presidência da Igreja, diversos Setentas e membros do Bispado Presidente. O grupo Vocal Points, da BYU, fez uma apresentação musical.  

Veja Matéria publica no Church News - http://www.deseretnews.com/article/865613096/President-Uchtdorf-speaks-to-international-delegates-about-religious-freedom.html

Posteriormente em um e-mail Dr. Odacyr Prigol destacou: "Me faltam palavras para expressar o sentimento de orgulho, gratidão e alegria por ter participado de tão relevante e proveitoso evento. Obrigada por toda a hospitalidade". Também participaram do evento os advogados Dr. Aroldo Cavalcante, do Recife e Dr. Ricardo Leite, de São Paulo.
 
Texto: Janete Monteiro Garcia - jornalista voluntária no Departamento de Assuntos Públicos da Área Brasil
Fotos: Nei  Garcia – Assuntos Públicos Brasil

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.