Comunicado de Imprensa

Milhares de crianças em todo o Brasil levam alegria e solidariedade a idosos no Dia dos Avós

Pequenas mãos solidárias erguem mãos solitárias em ação nacional do Mãozinhas Que Ajudam o Vovô e a Vovó

No último dia 27 de julho, mais de 150 mil voluntários mirins e jovens em todo o Brasil realizaram uma ação coordenada para levar solidariedade, carinho e prestação de serviço à idosos carentes. O dia encerrou a última fase do projeto nacional de serviço humanitário envolvendo crianças de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com foco no serviço ao próximo. Nas semanas que antecederam ao evento, os pequenos voluntários se mobilizaram para arrecadar doações junto às suas famílias e comunidades. Os materiais foram entregues como parte das atividades do dia, que também contou com entrega de kits de higiene, apresentações artísticas (teatro e coral), baile, contação de histórias, serviço de beleza, reparos e manutenção predial, expressão de amor, carinho e muita alegria.

 

O dia 27 de julho foi escolhido por um motivo especial. No dia 26 – dia anterior ao projeto -foi comemorado no Brasil e em Portugal o Dia dos Avós. Assim, por todo o país, mais de 1500 casas de repouso receberam ações dos voluntários. De norte a sul as atividades foram as mais variadas. Na zona leste de São Paulo, por exemplo, os pequenos voluntários prepararam um chá da tarde para os vovôs do Lar dos Idosos Nelson Cruz; já em Interlagos, ao sul da capital paulista, outro grupo realizou um "arraiá" com os velhinhos. Em João Pessoa (PB), os pequenos promoveram uma verdadeira festa solidária na Associação Promocional do Ancião, evento envolvente semelhante ao oferecido na Casa da Vovó Rita, em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Ao norte do país, o cenário se repetiu, pois em Belém (PA) três instituições receberam os voluntários. Na capital do Pará cerca de 550 pessoas foram beneficiadas com a doação de kits de higiene, alimentos e presentes preparados antecipadamente. O mesmo aconteceu no extremo sul brasileiro, em Santana do Livramento (RS), onde os pequenos prepararam brincadeiras especiais e passaram uma tarde divertida com os novos avós. No local, houve inclusive uma ação de promoção da Liberdade Religiosa, com uma apresentação musical especial com crianças da Igreja Batista Nacional.

Cidades como Bagé (RS), Jundiaí (SP), Colombo (PR), Fortaleza (CE), Vitória da Conquista (BA), Rosários do Sul (RS), Ribeirão Pires (SP), Camaçari (BA), Juiz de Fora (MG), Santa Rita (PB), Porto Velho (RO), Natal (RN), Maceió (AL) e muitas outras tiveram programação especial.

O vovô e a vovó possuem um carinho especial no coração de todos. Por isso, o Programa Mãos Que Ajudam de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, visa a sensibilização, principalmente de voluntários mirins e de toda a comunidade sobre a importância de prestar serviço humanitário e de cumprir o papel de cidadãos, que busca apoiar e ajudar a vida em sociedade pelo trabalho voluntário, e que nesta data levou amor e carinho a milhares de vovôs e vovós que estão em asilos e casas de repouso por todo o Brasil.

Em números: 150 mil voluntários entre crianças, jovens e adultos (líderes comunitários), mais de 1500 entidades, mais de 200 toneladas de alimentos e kits de higiene doados, cerca de 45 mil idosos atendidos, mais de 500 mil horas de serviço voluntários dedicado aos avós carentes e milhares de sorrisos, gargalhadas e expressões de amor e carinho.

Em Macapá (AP), a pequena Anabelle Mendes, de apenas 7 anos, disse que tem um carinho especial pela avó e por isso decidiu participar do Mãozinhas Que Ajudam. “Todo mundo precisa de amor e carinho, eu quero que que todo mundo saia feliz do dia de hoje. Meus avós estão longe e só vou ver eles daqui a uns dias, mas enquanto isso vim distribuir amor e carinho para quem mais precisa”, comentou bem emocionada em entrevista ao portal G1 do Amapá.

"Toda e qualquer oportunidade de se colocar a serviço do próximo é uma verdadeira demonstração de amor e cuidado. A participação no projeto Mãozinhas Que Ajudam nos dá o sagrado privilégio de sentir o amor de Deus estando a serviço daqueles que mais precisam", disse o presidente Wellington da Silva, da Estaca Santa Rita (PB).

Para muitas dessas crianças, esse foi o primeiro contato com o serviço ao próximo. Muitas delas aprenderam valiosas lições. Há alguns anos, em uma edição anterior do Mãozinhas Que Ajudam, algumas crianças sentiram o verdadeiro espírito cristão. Confira alguns dos relatos delas alguns anos após o projeto de serviço:

                         
                         
                       

Ampla Cobertura da Mídia

A imprensa brasileira abraçou o projeto e dedicou horas de cobertura jornalística entre vídeos, entrevistas em rádio, chamadas ao vivo, reportagens em jornais, revistas e sites. Confira algumas das reportagens a respeito do evento:

TV Globo (Rede Amazônica) - Jornal Rondônia 1ª Edição

TV Globo (Gazeta AL) - Bom Dia AL

TV Globo (Gazeta AL) - ALTV 1ª Edição

TV Globo (Rede Gazeta ES) - ESTC 2ª Edição

TV Globo (TV Diário Mogi e Suzano) - Diário TV 1ª Edição

TV Globo (TV Diário Mogi e Suzano) - Diário TV 2ª Edição

TV Globo (TV Mirante MA) - JMTV 1ª Edição

TV Globo (TV Mirante MA) - Bom Dia Mirante

TV Globo (Rede Bahia) - BATV

TV Ativa - Entrevsita com Ralph Leles

Band Curitiba - Band Cidade 1ª Edição

Rede Record MS - Balanço Geral

SBT (TV Jornal) - TV Jornal Meio-Dia

Jornal - Minuano (RS)

Jornal - A Notícia (SC)

Jornal - Bem Paraná (PR)

Jornal - Correio do Estado (MS)

Web - Tribuna União (AL)

Web - NSC Total (SC)

Web - Maringa Post (PR)

Web - Gazeta do Povo (PR)

Web - Jornal de Colombo (PR)

Prefeitura - Barreiras (BA)

Acompanhe mais notícias das ações Mãos Que Ajudam ao redor do Brasil em nossa página no Facebook @maosqueajudambrasil

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.