Notícia

Para atender refugiados, Igreja de Jesus Cristo vira parceira da Casa do Migrante na Paraíba

Alimentos perecíveis são doados a cada 15 dias, ajudando a manter grupo de refugiados venezuelanos.

Atendendo ao chamado do Mestre de servir “estes pequeninos irmãos” (Mateus 25:40), a Pastoral dos Migrantes do Nordeste e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias firmaram uma importante parceria por meio do departamento de Bem-Estar da Igreja. Após ampliar o atendimento de migrantes para socorrer refugiados venezuelanos, a Casa do Migrante receberá doações de alimentos perecíveis da Igreja, incluindo carnes, frutas e verduras por um período determinado.

Segundo explicou Júlio Sales, especialista de Bem-Estar da Área Brasil, “fomos procurados por eles solicitando ajuda”. Sales acrescentou: “Eles souberam do trabalho que a Igreja tem feito em prol dos venezuelanos refugiados e pediram nossa colaboração. A princípio, nos reunimos com eles e preparamos um projeto que melhor atendesse aquela demanda. Daí saiu o projeto de doação de alimentos”.

A Casa do Migrante é uma entidade ligada à Pastoral do Migrante, localizada em Conde, pequena cidade de 25 mil habitantes no litoral da Paraíba, ao sul de João Pessoa. O objetivo principal da entidade é dar acolhida e oportunidades para quem esteja em migração interna. Há vários anos a entidade realiza o trabalho de acolhimento. “Com a situação da Venezuela, sentimos tocados e ampliamos a finalidade para acolher também os refugiados”, comenta Arivaldo Tezyshta, ou Ari, coordenador da Pastoral do Migrante.

O trabalho exemplar da entidade é comovente e o serviço ao próximo, exemplar. Conforme esclarece Ari, o trabalho com refugiados visa atender especialmente os venezuelanos que buscam auxílio em Roraima. “Trouxemos o primeiro grupo para cá em julho. Eram 44 pessoas. Hoje já atendemos quase 80”. Atualmente a Casa acolhe 19 pessoas no local, outros 15 em acomodações próximas e mais 10 em outra unidade em João Pessoa. A medida em que os abrigados conseguem trabalho, abrigo próprio e deixam o local, abrem-se novas vagas.

Uma vez na Casa, os refugiados recebem cuidados como alimentação e base para busca de trabalho e oportunidades.

“Essa parceria com a Igreja de Jesus Cristo é muito importante”, revela Ari. A Casa do Migrante costuma receber doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene e roupas, mas até então, todo alimento perecível tinha que ser comprado pelos organizadores. “A carência maior era de alimentos perecíveis. Após conseguirmos o contato de um representante da Igreja, colocamos no papel quanto alimento a gente precisaria por mês. A Igreja então se comprometeu em doar por um período, ajudando nossa causa”. Os membros da Igreja daquela região serão os responsáveis por organizar a logística de compra e entrega dos alimentos necessários.

 

Casa do Migrante

Rua do Tabajaras, S/N – Loteamento Village Tacumã, Conde PB.

Contatos: (83) 98801-2417 / (83) 99831-2749

Interessados ajudar com doações de qualquer espécie podem entrar em contato pelos telefones acima.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.