Comunicado de Imprensa

Palestra para empresários, advogados e religiosos abre a Semana e o Festival de Liberdade Religiosa

Um encontro com dezenas de empresários na noite de terça-feira, dia 21 de maio, no Espaço Empresarial Franklyn Covey do Brasil marcou o início das atividades da Semana e Festival de Liberdade Religiosa, em São Paulo. O evento, que ocorreu entre os dias 21 e 25 de maio, é organizado pela Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados dos Brasil (OAB/SP), em parceria com a Igreja Adventista e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Durante as apresentações feitas por especialistas de renome na área, no contexto mundial, foi possível esclarecer ao grupo, que, atuar junto aos governantes e apoiar a causa da Liberdade Religiosa, afeta de maneira positiva, inclusive no crescimento econômico do País, e consequentemente, das empresas. Esta informação provém de descobertas feitas pelo pesquisador americano Brian J. Grim, através do Projeto Internacional de Demografia Religiosa do Instituto de Cultura Religião e Assuntos Mundiais da Universidade de Boston.  "Nos locais onde as organizações são favoráveis à este Tema, os indicadores econômicos são muito melhores", defendeu.  
 
Gregory Clark, assessor Legal da Igreja de Jesus Cristo, reforçou a ideia com a palestra Liberdade Religiosa - Uma Responsabiliade Social Corporativa. Enfatizou:"A liberdade religiosa ajuda nos negócios. A produtividade aumenta quando os funcionários estão satisfeitos em suas necessidades". Ao encerrar deixou alguns questionamentos ao público alvo: "Como isso pode ser feito? Quem sabe estar inserido no planejamento estratégico das empresas onde atuam, na forma de tratar seus funcionários? O que cada um de vocês pode ou estão dispostos a fazer? Meu conselho é que pensem e busquem orientação divina, então saberão o que fazer!"  
 
Formado em Direito em Harvard, o presidente do Consórcio Internacional para Estudos de Direito e Religião (ICLARS) e professor na Universidade de Brigham Young (BYU), W.Cole Durrham, destacou uma lista dos problemas vivenciados em países onde a Liberdade Religiosa sofre sérias restrições e lembrou que eventos como o Simpósio Anual de Direito e Liberdade Religiosa, sediado na BYU, em Provo (Utah) com a participação de lideranças de todos os segmentos da sociedade, têm dado um bom retorno. "Defender essa bandeira é uma questão ligada diretamente ao direitos humanos. Diz respeito a todos nós".
 
Todd Mcfarland, formado pela Southern Adventist University e doutorado pela University of Illinois, faculdade de Direito também deu sua contribuição em torno do assunto.
 
Antes de encerrar os trabalhos, a Dra. Damaris Kuo, presidente do da Comissão de Direito e Liberdade Reliogiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), citou exemplos de limitações mesmo em nosso País ainda, em torno do assunto. Fez um breve relato da programação que integra o Festival e concluiu: "Estamos bem nutridos com relação a nossa legislação no que se refere a liberdade de expressão, liberdade de adorar quem e onde queremos...mas não vai nos bastar a lei. Precisamos contar com o sentido de cooperação de todos. Que prestemos atenção em cumprir nossa obrigação e tratar todos com igualdade".
 
Os empresários tiveram tempo para fazer perguntas e participaram de uma conversa informal para troca de ideias e experiências.
 
Texto: Janete Monteiro Garcia - jornalista voluntária no Departamento de Assuntos Públicos
Fotos – Robson – Voluntário – do Departamento de Assuntos Públicos

 

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.