Comunicado de Imprensa

Milhares de voluntários em ação: Mãos que Ajudam o Meio Ambiente é realizado nos quatro cantos do país

Durante três sábados consecutivos, voluntários do Programa Mãos que Ajudam, desenvolvido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias  realizaram em todo o país centenas de ações direcionadas à preservação do Meio Ambiente. O projeto envolveu mais de 65 mil voluntários, que com trabalho concreto, celebraram o dia mundial do meio ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Os coordenadores do Programa Mãos que Ajudam escolherem os sábados, 31 de maio, 7 e 14 de junho para levar a efeito essa iniciativa nacional.

Foram diversas atividades tais como: limpeza e reforma de praças e parques, plantio de mudas, pintura, pequenas reformas, mutirão e mobilização de combate à Dengue, limpeza de praias e mangues, coleta de óleo de cozinha e baterias de celulares e pilhas, etc. As atividades contaram com apoios importantes de várias Organizações não-governamentais (ONGs), Prefeituras, Secretarias de Meio Ambiente, empresas privadas, mídia e dos Escoteiros do Brasil. Esse foi um dos pontos fortes da ação, em dezenas de cidades, diversos grupos de escoteiros e lobinhos uniram-se aos voluntários do Mãos que Ajudam. Por exemplo, em Campo Limpo Paulista, três grupos, incluindo um Grupo Católico João Paulo II, realizaram o plantio de mudas e diversas oficinas ligadas à área, incluindo o armazenamento doméstico utilizando garrafas pet. Em Campinas, um mutirão de limpeza reuniu os voluntários no Parque Taquaral. Pais e filhos, jovens e adultos  serviram juntos. Ainda em São Paulo, em Assis, voluntários realizaram uma limpeza na Praça da Catedral Sagrado Coração, também pintaram os bancos e o coreto.

Em Campo Grande (MS), cerca de 500 voluntários se mobilizaram no parque das nações indígenas. Lá, realizaram uma caminhada  com cartazes e faixas, mobilizando a população e incentivando a preservação do meio ambiente. Após, se dividiram em grupos para efetuarem plantio de árvores nativas, coleta de lixo na margem do Rio Prosa, coleta de celulares obsoletos, pilhas, baterias, medicamentos com o prazo de validade vencido, óleo de cozinha e pintura de pontes.

Em Santa Catarina a ação foi levada a efeito em todo o estado. Em São José,  o trabalho ocorreu no Horto Florestal, onde 300 voluntários mobilizaram-se no plantio de horta com plantas medicinais, pintura da escola do meio ambiente, reforma das bancadas para as mudas e pintura de meios-fios e cercas. O presidente Eber Beck, da Estaca São José destacou o principal objetivo do Projeto dizendo: “Não somos somente as mãos que ajudam, as mãos que limpam, que pintam, que capinam, que cozinham; somos as mãos do próprio Salvador fazendo o que ele faria aqui na Terra”. O deputado Estadual Renato Hinning, que visitou e acompanhou o trabalho dos voluntários descreveu o engajamento dos participantes da seguinte maneira: “Dá pra sentir a luz e o amor que vocês transmitem com esse trabalho!”. Já a prefeita Adeliana Dal Pont comentou: “Isso mostra como precisamos ser unidos em todos os sentidos para que a cidade seja um lugar melhor para todos nós”. Em Balneário Camboriú, dezenas de voluntários revitalizaram uma praça da cidade. A RBS, afiliada da TV Globo fez cobertura do evento.

Ainda no sul, em Porto Alegre, 500 pessoas realizaram um mutirão de limpeza, pintura e plantio no Parque Marinha do Brasil.  Além disso, houve oficinas de horta caseira, armazenamento em garrafas pet, espaço e oficina de brinquedos reciclados para as crianças, palestras sobre meio ambiente, palestra sobre a prevenção ao uso de drogas, etc. Em São Leopoldo, voluntários revitalizaram uma praça, reformaram brinquedos e deixaram o ambiente mais bonito e toda a comunidade foi atendida.

Veja como foi o projeto no Parque Taquaral em Campinas-SP:

 

Na região nordeste, os membros e amigos da Igreja de Jesus Cristo participaram ativamente do projeto nacional. Em Maceió e Aracajú houve grande mobilização de combate ao mosquito da Dengue. O trabalho aconteceu em conjunto com a  Secretaria Municipal de Saúde. Para Genisson Barbosa, do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Aracajú, além da ajuda no combate a dengue, todos que participaram são agora multiplicadores e vão passar todo aprendizado adiante. Somado à conscientização da população, o projeto atuou também na eliminação de focos do mosquito em residências, comércios e terrenos. Em Salvador, jovens, adultos e crianças trabalharam juntos na revitalização de uma praça pública. Em São José dos Campos (SP), cerca de 200 jovens participaram de diversas oficinas e ações voltadas ao meio ambiente.

O bom exemplo de cidadania e serviço comunitário seguiu Brasil afora. Em Boa Vista, região norte, por exemplo, a ação foi realizada no dia 7 de junho, com mais de 200 participantes. As parcerias em Roraima aconteceram com a Secretaria de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas do Município. Na cidade aconteceram oficinas de preservação ambiental, plantio de 200 mudas de Açaí, Buritis e Ipê Roxo. Em Volta Redonda, Rio de Janeiro, 600 mudas foram plantadas e mais de 70 pessoas participaram. Já em São Paulo, voluntários divididos em grupos fizeram uma campanha sobre a Coleta Seletiva. De casa em casa distribuíram informações e materiais, para que os moradores separassem plásticos, metal e papel, a serem retirados posteriormente. No Distrito Federal a atividade ocorreu no Parque Lago do Cortado. O município de Juiz de Fora (MG), que no dia 31 de maio celebrou 164 anos de emancipação, recebeu de presente – das mãos de 150 voluntários – o plantio de 300 mudas de árvores, numa área de reflorestamento. A ação marcou o início da Semana Mundial do Meio Ambiente na cidade.

Todas as ações tiveram o objetivo de – com ações práticas – mobilizar pessoas e diversas atividades em prol do meio ambiente. Além disso, os santos dos últimos dias puderam seguir o exemplo de Jesus Cristo e demostrar amor ao próximo e serviço à comunidade.

Assista vídeo do projeto em Campo Limpo Paulista-SP:

 

Assista e veja alguns exemplos de matérias e vídeos sobre o projeto:

Aracajú - TV Globo – http://g1.globo.com/se/sergipe/setv-1edicao/videos/t/edicoes/v/combate-ao-mosquito-da-dengue-continua-em-sergipe/3400473/

Campo Grande - TV Globo - http://g1.globo.com/videos/mato-grosso-do-sul/mstv-2edicao/t/edicoes/v/escoteiros-fazem-mutirao-ecologico-em-parte-que-campo-grande/3401533/

Várzea Grande – TV Record - https://www.youtube.com/watch?v=d8btZLgXIAo

Correio do Estado - http://www.correiodoestado.com.br/noticias/voluntarios-limparao-o-parque-das-nacoes-indigenas_218184/

Portal MS Record - http://www.msrecord.com.br/noticia/ver/114772/semana-do-meio-ambiente-mobiliza-500-voluntarios-no-parque-das-nacoes-indigenas-da-capital

Fontes:

Campo Grande - Daniel Patelli Diretor de Assuntos Públicos Região Cuiabá
Fotos de Campo Grande/MS - Carla Reggiori
Fotos de Campinas e Campo Limpo Paulista – Janete Monteiro Garcia – Diretora de Assuntos Públicos Estaca Jundiaí   
São José - Lauany Mota Santos
Porto Alegre – Adriana Sarmento -  Diretora de Assuntos Públicos Região Porto Alegre
Balneário Camboriú – Laura Bastos – Diretora de Assuntos Públicos Estaca Itajaí
Fotos – Marcelo Todaro – Fotógrafo
Maceió – Ruth Mello – Diretora de Assuntos Públicos região Maceió  
Juiz de Fora – Marcio Patelli – Diretor de Assuntos Públicos região Juiz de Fora
São Leopoldo - Jorge Senaide Jacobs
São Paulo – Sandra Werder – Diretora de Assuntos Públicos Conselho São Paulo Sul

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.