Comunicado de Imprensa

Líderes religiosos e civis falam sobre Liberdade Religiosa em Devocional especial

O Devocional “A Liberdade Religiosa e seus Desafios” realizado na noite de 18 de junho, foi marcante aos presentes, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e amigos de outras religiões, que ouviram palestras que ressaltaram a importância da liberdade de crença e do respeito mútuo. O evento foi realizado na capela sede da Estaca Alvarenga e contou com a presença de cerca de 150 pessoas.

 

Samuel Luz, Presidente da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, foi o primeiro palestrante da noite. Ele falou sobre casos de intolerância religiosa no Brasil e como isso é uma ameaça a todos, ressaltou que as crenças podem ser diferentes, mas o repeito deve ser o mesmo. Na sequência, falou a Dra. Charlyane Silva e Souza, muçulmana e membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP. Charlyane contou sobre os desafios que os muçulmanos enfrentam no Brasil devido à sua crença. Ela foi proibida de prestar o exame da OAB por estar usando o hijab (véu usado pelas muçulmanas). O caso teve grande repercussão e acabou alterando as diretrizes do exame da OAB, que passou a admitir o uso de vestimentas religiosas durante os exames.

O Dr. Douglas McAllister, assessor legal na Área Brasil de A Igreja de Jesus Cristo, enfatizou o significado de Liberdade Religiosa, segundo uma declaração da Igreja: “A liberdade religiosa, ou liberdade de consciência, é fundamental à saúde de uma sociedade diversificada. Ela permite que diferentes crenças se desenvolvam. A liberdade religiosa protege os direitos de todos os grupos e indivíduos, incluindo os mais vulneráveis, quer sejam religiosos ou não”. A Dra. Damaris Moura Kuo, Presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP, encerrou o evento com entusiasmo. “A liberdade religiosa deve ser protegida, promovida e defendida”, enfatizou. Ela ainda comentou os três grandes desafios atuais da liberdade religiosa: o secularismo, o extremismo religioso e o individualismo.

O evento contou com a presenças especiais do Dr. Ricardo Sale Jr, Desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo, acompanhado de sua esposa, do Sheikh Rodrigo Jalloul, Imam (Presidente) no Centro Islâmico Fátima Az-Zahara, do Dr. Nemias Martins, do Departamento de Liberdade Religiosa da Associação Paulistana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, entre outros. O Presidente Alexandre da Fonseca, líder eclesiástico da Estaca Alvarenga, agradeceu aos palestrantes e afirmou que planeja realizar outros eventos semelhantes devido ao impacto positivo das mensagens em todos os presentes.

Texto e fotos: Departamento de Assuntos Públicos da Área Brasil

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.