Comunicado de Imprensa

Lançamento do projeto piloto “Mãozinhas que Ajudam a Terceira Idade”

As fortes chuvas que castigaram a baixada santista na última sexta-feira, 22 de fevereiro, no Estado de São Paulo, não impediram a presença de dezenas de formadores de opinião durante o coquetel de lançamento do Programa Nacional “Mãozinhas que Ajudam a Terceira Idade”, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Prestigiaram o acontecimento, empresários apoiadores da causa, lideranças políticas, comunitárias, jornalistas, representantes do poder público municipal e do Lar Residencial Eno Gregório Andrade, que será beneficiado pelo projeto piloto no dia 9 de março, quando ocorre a gravação no Guarujá. Outro Asilo a ser beneficiado nesta data, será o Lar Vicentina.

Na abertura do evento, não apenas as boas vindas, como um vídeo mostrando ações desenvolvidas através do Mãos que Ajudam, emocionou todos os participantes, muitos deles, já amigos da Igreja de Jesus Cristo de longa data. Um dos vídeos mostrou imagens de uma atividade realizada em um hospital administrado por irmãs da Igreja Católica, enfatizando que o objetivo principal é levar auxílio a quem precisa, independente de religião. A apresentação de outros projetos, bem como iniciativas realizadas por meio do Programa de Ajuda Humanitária, foram mencionadas em um vídeo institucional, dando ênfase ao serviço voluntário.


Segundo o presidente da Estaca Guarujá, Antônio Joaquim Santana, sempre que for possível as portas da capela estarão abertas a fim de atender todos os necessitados. "Eu sempre enfatizo isso, motivo pelo qual mais gosto de trabalhar e representar a Igreja. Se eu pudesse, sairia gritando isso aos quatro cantos para todos saberem que podem contar conosco".

Para alguns dos visitantes, como Carlos Adolfo Silva Fernandes, geólogo - responsável pela parte técnica e também de relacionamento com a comunidade, na Defesa Civil - Prefeitura de Guarujá, esta foi a primeira vez que teve contato com a Igreja. O novo amigo recebeu as informações com grande expectativa. Admirado com a estrutura e organização de cada projeto, dando ênfase à participação dos voluntários, destacou: "Trabalho há mais 20 anos na Defesa Civil e a maior dificuldade, quando precisamos, é encontrar pessoas dispostas a trabalhar como voluntárias. Essa é uma tarefa que exige muita dedicação, empenho e abnegação. Pelo que vejo, estou no lugar certo. Já penso em realizarmos juntos diversas atividades, até envolvendo o núcleo que atua na prevenção e assistência, em caso de desastres naturais". Carlos aproveitou o momento e deixou agendado para a semana seguinte, com a liderança local, o primeiro de muitos encontros que pretende realizar.

Acompanhado da esposa, o presidente do Lions Clube Guarujá-Sul, Airton Francisco dos Reis, que já conhecia outras iniciativas locais do Programa Mãos que Ajudam, disse: "Percebo que vocês sempre estão prontos para amenizar os problemas da sociedade. Isso é essencial. Parabéns!" O vereador Toninho Salgado compartilhou da mesma opinião. "Eu sou a favor desse tipo de projeto que beneficia diretamente a comunidade".

Na ocasião, cobriram pessoalmente o evento o jornalista e colunista social do site Jornal Cidade News, João Borges e o colunista social do Jornal A Estância de Guarujá, José Flávio Andrade Silva.

Esta é a terceira vez que o “Mãozinhas que Ajudam a Terceira Idade” será realizado, em nível nacional. Em 2013, no dia 12 de outubro, participarão do projeto em todo o Brasil, aproximadamente 50 mil crianças. Desde cedo, os pequenos poderão demonstrar seu amor e respeito ao idoso, oferecendo um pouco de seu tempo, alegria e energia àqueles que tanto contribuíram para a construção do País. Outras atividades como teatro, corte de cabelo e barba, serviços de manicure, massagem e podóloga, também serão desenvolvidas, além de pequenas reformas, conforme necessidades e acordos locais.

Preparação - No dia seguinte ao lançamento do projeto, no sábado, 23 de fevereiro, as crianças, protagonistas da ação, usaram de sua criatividade para confeccionar cartões com desenhos e um painel, com carimbo das mãozinhas. Os cartões serão entregues aos idosos, juntamente com kits contendo itens de higiene pessoal, arrecadados por voluntários na comunidade. A montagem dos kits será  realizada no dia 9/março, às 10h. Toda a comunidade está convidada a participar da atividade.

Programa - O Mãos Que Ajudam é um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Brasil, estendendo a mão a quem precisa.

Em parceria com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, órgãos governamentais ou organizações assistenciais, leva alento aos menos favorecidos em asilos, orfanatos,
creches, escolas públicas, praças, ruas e onde houver necessidade. Por meio de serviço altruísta, os voluntários doam parte do seu tempo limpando, reformando, pintando, enfim, esta é uma forma de levar esperança onde existe aflição, alívio onde há dor e amor onde há desprezo.

Mais informações: http://www.maosqueajudam.org.br/, http://www.lds.org.br/ ou http://www.saladeimprensamormon.org.br/

Fonte: Renata Andrade Corrêa – Diretora do Conselho de Assuntos Públicos da Estaca Guarujá
Texto e fotos: Janete Monteiro Garcia – Jornalista voluntária no Departamento de Assuntos Públicos

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.