Notícia

Igreja de Jesus Cristo irá digitalizar 2,5 milhões de documentos no Espírito Santo

Convênio permitirá a digitalização de documentos de valor genealógico em todo o Estado

No último dia 30 de outubro, mais uma importante parceria entre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e um centro de arquivos públicos foi firmada. Desta vez, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, em convênio exclusivo com o FamilySearch – organização de pesquisa genealógica da Igreja – permitirá a digitalização e publicação de cerca de 2,5 milhões de documentos de interesse para a pesquisa de história da família que se encontram sob a guarda do Arquivo Público.

Estiveram presentes na cerimônia para assinatura do convênio o Secretário Estadual de Cultura, João Gualberto Vasconcellos, o Diretor Geral do Arquivo, Cilmar Franceschetto, e os gerentes do FamilySearch Fabio Lucas, Mario Silva e Leonardo Corrêa, além de representantes de outras organizações culturais do estado.

 

O convênio permitirá que registros civis, registros de imigração e prontuários de identificação cobrindo o período de 1810 a 1985 sejam disponibilizados gratuitamente ao público em geral no site do FamilySearch, beneficiando pesquisadores de todo o mundo que tenham suas raízes no Espírito Santo.

Em 2016, parceria semelhante foi firmada entre a Igreja de Jesus Cristo e o Centro Público do Estado de São Paulo, na ocasião cerca de 25 milhões documentos foram disponibilizados para digitalização. À época, a Revista Pesquisa Fapesp produziu uma reportagem a respeito (veja aqui).

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.