SALA DE IMPRENSA Blog

Igreja de Jesus Cristo participa com destaque da Expo Religião 2018 em defesa e promoção do Direito à Liberdade Religiosa

“Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde, ou o que desejarem” – 11ª Regra de Fé

Entre os dias 16 e 18 de novembro, o Rio de Janeiro foi palco de um importante evento de Liberdade Religiosa, a Expo Religião 2018, realizada na Biblioteca do Parque Estadual, no centro da cidade. Aproximadamente 20 segmentos religiosos foram representados, entre eles as crenças Bahá’i, Budista, Católica, Espírita, Hare krishna, Judaica, Muçulmana Sunita e Xiita, matrizes africadas (Umbanda e outras), Pagã, Xamã, além de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que manteve um concorrido stand na feira.

Este ano os organizadores prepararam a 6ª edição da Expo Religião com o objetivo de fortalecer o respeito pela diversidade religiosa através da inclusão, além de defender a juventude como embaixadores da Liberdade Religiosa. A exposição contou com demonstrações de Fé, dança, gastronomia, rodas de conversa e muitas experiências positivas.

Vanessa Oliveira, diretora de Assuntos Públicos da Igreja de Jesus Cristo na região, relembrou que como em muitos lugares no mundo, o Rio de Janeiro tem vivido momentos de desrespeito ao livre exercício da fé. “Como membros da Igreja de Jesus Cristo sabemos bem o que isso significa, afinal muito sofremos com a perseguição religiosa na época da Restauração do Evangelho. Muitos de nossos irmãos morreram por conta disso, inclusive nosso amado Profeta Joseph”, recordou antes de reconhecer: “Talvez, por termos vivenciado esses momentos conseguimos ter mais empatia por nossos amigos de outras religiões quando tem seus espaços de adoração invadidos, depredados, destruídos ou quando eles mesmos são agredidos física ou verbalmente”.

Apesar de o Brasil ser um país líder em liberdade religiosa conforme pesquisas internacionais, ainda há muita necessidade de debate que promova o convívio respeitoso entre as múltiplas religiões existentes em todo o território nacional.

De acordo com a organizadora do evento, a jornalista Luzia Lacerda, o país passa por “momentos difíceis” de intolerância religiosa. “O respeito ao próximo e à sua crença religiosa faz com que as pessoas aprendam a entender o universo de cada um. É preciso aprender a conviver com todas as cresças, e isso queremos compartilhar, que somos pessoas de fé. Se unirmos nossas forças, construiremos um mundo melhor”, afirma a organizadora.

Dessa forma, pelo segundo ano consecutivo, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias participa da Expo Religião, com destaque. Nos stands, os visitantes da feira tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cada um dos segmentos religiosos, uma experiência descrita como singular por aqueles que estiveram ao lado de nossos irmãos e amigos de diferentes religiões, mas que compartilham o mesmo propósito: defender a liberdade de adorar como, onde ou o que desejarem.

Todos que participaram como voluntários no stand, assim como os missionários, tiveram experiências maravilhosas.

 

Sobre a Expo Religião

Dirigida pela jornalista Luzia Lacerda, a Expo Religião é uma feira inter-religiosa que acontece anualmente, sempre no Rio de Janeiro e reune representantes de diferentes religiões. A cada edição, a feira apresenta novidades tanto na área religiosa como também na filosófica, oriental, holística e literatura. Edições anteriores foram realizadas no Centro de Convenções Sul América e no Porto das Artes, na Zona Portuária.

Pesquisar o Blog

A respeito de: Este blogue é gerido e escrito pela equipa do Departamento de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem ser necessariamente vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja, em Portugal e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação de Guia de Estilo: Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.