PSD170510_Paris_T0A4831.jpg
Comunicado de Imprensa

Igreja atualiza as perguntas da entrevista para recomendação para o templo

Embora os padrões para entrar no templo permaneçam os mesmos, essas modificações preparam melhor os santos dos últimos dias para a adoração nos templos

O presidente Russell M. Nelson, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, continuou o seu fervoroso foco em melhorar a adoração no templo durante a sessão de encerramento da 189ª Conferência Geral Semestral. Ele leu uma lista atualizada de perguntas feitas aos membros da Igreja quando recebem uma recomendação do templo. 

As perguntas de recomendação do templo são periodicamente esclarecidas ou ajustadas para atender às necessidades e circunstâncias dos filhos de Deus. Essas atualizações atuais esclarecem, mas não alteram, os requisitos de dignidade para entrar no templo.

“Ninguém teve tanta associação com os templos, em minha vida, quanto o Presidente Nelson”, disse o élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos, enquanto viajava com o profeta no Brasil em setembro. “Ele tem um entendimento profundo e está disposto a fazer o que o Senhor o guiar. E ele tem recebido essa orientação do Senhor. ”

As ações do presidente Nelson em 21 meses como líder da Igreja confirmam isso. Desde que se tornou presidente da Igreja em janeiro de 2018, o presidente Nelson anunciou 35 novos templos, autorizou o casamento imediato no templo (o que a Igreja formalmente chama de “selamento”) de casais que se casaram no civil, implementou mudanças nas sessões de instruções do templo e modificou o política de testemunhas de ordenanças para permitir a todos os membros da Igreja (incluindo jovens e mulheres) participem da adoração no templo.

  

Esse ajuste às perguntas da recomendação do templo destaca algumas das coisas que mais importam quando os santos dos últimos dias se preparam cuidadosamente para entrar no templo. Os templos diferem das capelas da Igreja, onde todos são bem-vindos para assistir aos cultos de domingo e outras atividades durante a semana. É nos templos que os santos dos últimos dias participam de rituais sagrados, como casamentos que unem famílias para sempre e realizam batismos em favor de antepassados falecidos que não tiveram essa oportunidade. Os 166 templos dedicados da Igreja espalhados por todo o mundo são considerados os locais mais sagrados do mundo. É nessas estruturas sagradas - cada uma com a inscrição "Casa do Senhor" gravada em seu exterior - que os ensinamentos de Cristo são reafirmados enquanto os membros se esforçam para seguir Seu exemplo. A adoração no templo é, portanto, um privilégio sagrado.

A recomendação do templo permite que os santos dos últimos dias entrem num dos templos da fé. Um membro adulto da Igreja passa por duas entrevistas para receber uma recomendação do templo - uma por um membro do bispado (líderes locais) e depois por um membro da presidência da estaca (líderes regionais). Esta recomendação é válida por dois anos. Uma recomendação de uso limitado para maiores de 11 anos é obtida através de uma entrevista com um bispo local. Isso permite que os santos dos últimos dias, principalmente rapazes e moças, participem dos batismos no templo. Esta recomendação é válida por um ano.

“A joia da restauração (o processo de estabelecer completamente a Igreja de Jesus Cristo na Terra) é o templo sagrado”, disse o presidente Nelson. “O valor individual de entrar na casa do Senhor exige muita preparação espiritual individual. Mas com a ajuda do Senhor, nada é impossível. Em alguns aspetos, é mais fácil construir um templo do que construir um povo preparado para um templo. A dignidade individual exige uma conversão total da mente e do coração para se parecer mais com o Senhor, ser um cidadão honesto, ser um exemplo melhor e ser uma pessoa mais santa”.

Perguntas da recomendação para o templo

As perguntas da entrevista são tornadas públicas para que membros de todas as idades possam entender melhor os requisitos para a adoração no templo e se preparar para entrar no templo.

As perguntas da entrevista para as recomendações do templo encontram-se abaixo. O palavreado em 11 perguntas foi modificado.

  1. Você tem fé em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo? Você tem um testemunho Deles?
  2. Você tem um testemunho da Expiação de Jesus Cristo e do papel que Ele tem como seu Salvador e Redentor?
  3. Você tem um testemunho da Restauração do evangelho de Jesus Cristo?
  4. Você apoia o presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias como o profeta, vidente e revelador e como a única pessoa na Terra autorizada a exercer todas as chaves do sacerdócio? Você apoia os membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos como profetas, videntes e reveladores? Você apoia as autoridades gerais e os líderes locais da Igreja? 
  5. O Senhor disse que todas as coisas devem ser “feitas com limpeza” diante Dele (Doutrina e Convênios 42:41). Você se esforça para ser moralmente limpo em seus pensamentos e em seu comportamento? Você obedece à lei da castidade?
  6. Você segue os ensinamentos da Igreja de Jesus Cristo em seu comportamento privado e público com os membros de sua família e com outras pessoas?
  7. Você apoia ou promove quaisquer ensinamentos, práticas ou doutrinas que sejam contrários aos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias? 
  8. Você se esforça para santificar o Dia do Senhor, tanto em casa quanto na Igreja, assiste às reuniões da Igreja, prepara- se para o sacramento e o toma dignamente, e vive em harmonia com as leis e os mandamentos do evangelho?
  9. Você se esforça para ser honesto em tudo o que faz?
  10. Você é dizimista integral?
  11. Você compreende e obedece à Palavra de Sabedoria?
  12. Você tem quaisquer obrigações financeiras ou outras obrigações para com seu ex- cônjuge ou para com seus filhos?Se a resposta for sim, você está em dia com essas obrigações?
  13. Você guarda os convênios que fez no templo, inclusive o de usar o garment do templo conforme instruído na investidura?
  14. Existe algum pecado sério em sua vida que precisa ser resolvido com as autoridades do sacerdócio como parte de seu arrependimento?
  15. Você se considera digno de entrar na Casa do Senhor e de participar das ordenanças do templo?

Os líderes da igreja começarão a usar essas perguntas imediatamente. Uma carta da Primeira Presidência com mais instruções será enviada aos líderes da Igreja em todo o mundo.

O presidente Nelson lembrou aos santos dos últimos dias que as próximas visitações públicas para templos atualmente anunciados ou em construção em sua área serão uma oportunidade importante para informar as suas comunidades locais sobre o que é e o porquê da adoração nos templos.

“Muitos amigos que não são da nossa fé participarão destas visitações públicas desses templos e aprenderão algo sobre as bênçãos do templo. E alguns desses visitantes serão levados a saber mais”, disse ele. “Alguns perguntarão sinceramente como podem se qualificar para as bênçãos do templo. Como membros da Igreja, precisaremos estar preparados para responder às perguntas deles. Podemos explicar que as bênçãos do templo estão disponíveis para toda e qualquer pessoa que se preparar”.

Ao concluir suas observações sobre a preparação para a adoração no templo, o Presidente Nelson disse aos santos dos últimos dias que “o trabalho preparatório traz inúmeras bênçãos nesta vida e bênçãos inconcebíveis na vida futura, incluindo a perpetuação de sua unidade familiar por toda a eternidade”.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.