Comunicado de Imprensa

Gerente de projetos sociais da Rede Globo visita a sede da Igreja em Utah

O gerente de Responsabilidade e Projetos Sociais da Rede Globo de Televisão, Raphael Vandystadt, esteve entre os dias 3 e 6 de abril, em Utah, para uma visita com o objetivo de conhecer mais e estreitar relacionamentos com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele, que é jornalista e durante o colegial fez intercâmbio na Califórnia onde morou na casa de uma família de membros da Igreja e teve a oportunidade de passar rapidamente por Salt Lake City e Provo, ficou impressionado com tudo que viu mais detalhadamente nesses quatro dias de visita. Em todo os momentos, do início ao fim dos compromissos de agenda, Raphael foi acompanhado por Élder e Sister Sunderlage. O casal é um dos responsáveis da Igreja pela recepção de formadores de opinião em Salt Lake City.

O roteiro da visita começou pelo Centro de Ajuda Humanitária. Ali o convidado pôde conhecer os setores onde são feitos o preparo dos kits e a embalagem de alimentos e roupas, enviados ao mundo inteiro em decorrência de desastres naturais. A ocasião foi favorável também para mostrar as demais ações promovidas pela Igreja com o propósito de atender pessoas necessitadas em centenas de países ao redor do mundo. Um dos projetos que chama a atenção é a Assistência aos Refugiados. Em parceria com o governo local, a Igreja de Jesus Cristo oferece às pessoas que se encontram nessa situação, a oportunidade de emprego e estudo no próprio Centro de Ajuda Humanitária, a fim de recuperar, em todos os sentidos, a autossuficiência. Raphael assistiu um vídeo o no final emocionado, apenas disse: "Incrível!".

No mesmo dia o gerente da Rede Globo visitou o Temple Square (Praça do Templo). O “tour” foi conduzido pela missionária brasileira, Sister de Barros e sua companheira. No Centro de Visitantes Raphael assistiu pequenos vídeos sobre a importância dos laços familiares, que se estendem por toda a vida e eternidade. Atento, em todos os momentos ele expressou amor e gratidão ao pai que já partiu e fora um exemplo para ele, amor pela esposa, pela filha de quatro anos e por toda sua família. Mais tarde disse: "Este é um momento de reflexão muito importante para mim". Como as visitas ocorreram na semana que antecedia a 184ª Conferência Geral da Igreja, outro lugar o deixou fascinado. Ele teve o privilégio de conhecer a estrutura, estúdios e bastidores do Centro de Conferência, de onde são feitas todas as transmissões seja para a conferência ou treinamentos mundiais de liderança. Vendo todos aqueles equipamentos e com muito senso de humor, falou: "Estou me sentindo em casa".

Dando sequência aos compromissos, Raphael visitou uma classe de missionários no Centro de Treinamento Missionário em Provo. Ele foi recepcionado pelo presidente Nally, do CTM, e ficou bem a vontade para conversar com os missionários e missionárias que aprendem o português e se preparam para vir ao Brasil. Muito culto, apresentou informações a respeito de questões econômicas e sociais no País. "O Brasil é um lugar maravilhoso de se viver. Mesmo com todas as dificuldades ou desafios, as pessoas podem não ter casa, comida, mas são muito receptivas e felizes. Aproveitem, porque vocês jamais esquecerão as experiências que terão lá", complementou. Sobre essa ocasião ainda, no dia seguinte Raphael comentou: "Não podia deixar de contar algo a vocês. Enquanto conversava com os missionários, por alguns momentos senti já ter vivido aquela experiência e lembrei, inclusive, do rosto de cada um deles", compartilhou.

Um encontro e almoço com alunos do Programa de Estudos da Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade de Brigham Young (BYU), coordenado pela professora brasileira Vanessa Fitzgibbon, foi o próximo compromisso da agenda. O momento foi bem proveitoso e interessante tanto para alunos quanto para o convidado que puderam trocar experiências sobre o idioma, escritores e Obras da Literatura Brasileira. Durante as conversas surgiu a ideia dos alunos do programa atuarem, de alguma forma, seja servindo ou ensinando a língua inglesa para crianças participantes de projetos sociais desenvolvidos em entidades assistenciais, patrocinados pelo Criança Esperança e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O novo amigo da Igreja, que gosta muito de ler e adora as Obras de Machado de Assis, recebeu algumas lembranças de presente e livros de autores clássicos, traduzidos para o português pelo Dr. John Rosenberg, do Centro de Humanas da BYU.

Na mesma ocasião, Raphael conheceu todo o Campus da BYU e especialmente a estrutura da Faculdade de Comunicação e a BYU TV. Quando questionado pela professora Vanessa sobre a que estrutura de veículo de comunicação brasileiro, a BYU TV poderia ser comparada, ele respondeu: "Sem dúvida, a TV Globo". Ao final de mais um dia na agenda, o convidado conheceu a BYU Motion Picture Studios, estúdios e uma das cidades cenográficas onde foram gravados filmes como "17 Milagres". Raphael também visitou o Museu da Igreja, o City Creek e outros pontos.    

Os compromissos da agenda terminaram na manhã de domingo, quando Raphael assistiu no Centro de Conferência, o Programa Música - A Palavra Proferida, com o Coro do Tabernáculo Mórmon e a primeira sessão da Conferência Geral. Ao se dirigir para o local onde sentaria, encontrou com o presidente da Área Brasileira da Igreja, Élder Cláudio Costa, que deu as boas-vindas. Quando Élder Costa perguntou como estava se sentindo com o que vira durante esses dias, rapidamente expressou gratidão por tudo que conheceu e pela oportunidade de estar ali. Élder Ulisses Soares, da Presidência dos Setentas e Élder Aidukaitis também cumprimentaram o convidado.

Raphael recebeu relatório com todos os projeto sociais desenvolvidos no Brasil por meio dos Programas de Ajuda Humanitária e Mãos que Ajudam. Foi presenteado com CD do Coro do Tabernáculo, Livro: Nossa Busca pela Felicidade, do Élder Ballard, entre outros materiais da Igreja de Jesus Cristo como O Cristo Vivo e Família - Proclamação ao Mundo.

Texto: Janete Monteiro Garcia - jornalista voluntária no Departamento de Assuntos Públicos da Área
Fotos: Nei Garcia - Diretor de Assuntos Públicos Brasil

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.