Comunicado de Imprensa

Ajuda Humanitária e Serviços de Bem-Estar: Como as Doações e os Recursos São Utilizados

Quando a calamidade do rompimento da Represa Teton, em Idaho, em 1976, causou um prejuízo de milhões de dólares, uma força de 45 mil santos dos últimos dias foi mobilizada quase da noite para o dia para oferecer auxílio emergencial. Durante o episódio do Furacão Katrina, em 2005, caminhões com ajuda humanitária mórmon chegaram antes mesmo da Guarda Nacional estar preparada para permitir a entrada deles. Na Coreia do Sul, no final de 2007, enormes vazamentos de petróleo foram enfrentados por centenas de voluntários que possuíam planos de emergência, suprimentos e mão de obra organizados em poucos dias.  A catástrofe do terremoto no Haiti em 2010 foi imediatamente confrontada com 80 toneladas de alimentos e recursos emergenciais e, apenas um mês mais tarde, quando um terremoto devastador atingiu o Chile, uma ponte aérea com barracas, impermeáveis, suprimentos e até fraldas foi rapidamente estabelecida.

A Igreja procura ajudar os necessitados a se tornarem autossuficientes a longo prazo, assim como atender às suas necessidades imediatas. Depois que o tsunami devastou o sudeste da Ásia em 2004, as equipes dos Serviços Humanitários SUD continuaram trabalhando com organizações comunitárias para prover ajuda de longo prazo e planos de desenvolvimento três anos mais tarde. [i] Além disso, a Igreja doa regularmente cadeiras de rodas, patrocina esforços globais de vacinação, oferece recursos para obtenção e fornecimento de água potável, treina médicos e voluntários em programas de ressuscitação neonatal e oferece treinamento e tratamento para a prevenção de cegueira em todo o mundo, independentemente da raça, religião ou nacionalidade dos beneficiários.

Mesmo sendo do conhecimento de alguns, os esforços de ajuda humanitária da Igreja e suas significativas doações financeiras representam apenas uma fração dos custos e recursos alocados para a realização dessas iniciativas.  Além disso, talvez não seja de conhecimento público que a Igreja patrocina muitos outros programas assistenciais, inclusive de bem-estar amplo, de treinamento vocacional, de reabilitação, de aconselhamento profissional, além de outros serviços.  Tais serviços incluem milhões de horas doadas por médicos, enfermeiras e outros membros da Igreja a cada ano.  Milhares de profissionais e voluntários doam graciosamente tempo e recursos para atender aos necessitados sem esperar louvor, publicidade ou recompensa.

Enquanto cem por cento das ofertas de jejum e das doações humanitárias são diretamente empregados para assistir os necessitados, os custos gerais e administrativos associados a esses programas — além dos recursos necessários para armazenagem, hospedagem e transporte dos suprimentos de ajuda humanitária em todo o mundo, para treinar os voluntários, etc. — são custeados pela própria Igreja.  Hoje, graças a uma infraestrutura robusta, a Igreja continua a aliviar a fome, a sede, o sofrimento e a pobreza de milhões de pessoas em todo o mundo e também a tornar pessoas e comunidades mais autossuficientes.

Porque Doamos

Como discípulos de Jesus Cristo, os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias esforçam-se para seguir a admoestação do Salvador de dar de comer a quem tem fome, de beber ao que tem sede, de hospedar o estrangeiro, de vestir o nu e de visitar os enfermos e os que estejam na prisão (ver Mateus 25:35-36).[ii] Por meio dos esforços de pessoas, famílias e dos programas da Igreja, assistência material e espiritual têm sido dadas a milhões de necessitados.

Um estudo recente patrocinado pela Faculdade de Políticas e Práticas Sociais da Universidade da Pensilvânia (EUA) enfocou as doações caritativas e o voluntariado entre os santos dos últimos dias ativos nos Estados Unidos.  O Professor Ram Cnaan e um grupo de pesquisadores analisaram os dados da pesquisa em uma amostra de santos dos últimos dias frequentes à Igreja em todo o país.  Com base nesses dados, os autores concluíram que os santos dos últimos dias ativos “são voluntários e doam muito mais” do que a média nacional. [iii]“Independentemente de onde morem, (os santos dos últimos dias) são muito generosos com o próprio tempo e dinheiro", disse Cnaan, especialista em serviços sociais de base religiosa e pesquisador-chefe.  “Por meio de uma teologia de obediência e sacrifício, além de um forte comprometimento com o dízimo e à prestação de serviço, os santos dos últimos dias são cidadãos exemplares". [v]

Distribuição das Doações e dos Recursos

Eis algumas das destinações dadas aos recursos e doações dos santos dos últimos dias:

Dízimo

Em consonância com a prática bíblica do dízimo, os santos dos últimos dias doam dez por cento de sua renda à Igreja. Os fundos do dízimo são usados para:

  • Fornecer edifícios ou locais de adoração aos membros de todo o mundo. A Igreja possui milhares de propriedades dessa natureza e continua a disponibilizar mais, muitas vezes várias em uma mesma semana.
  • Manter programas educacionais, incluindo o apoio a nossas universidades e nossos programas de seminários e institutos.
  • Manter o programa missionário mundial da Igreja.
  • Manter a operação de quase 140 templos e a administração do maior programa de história da família do mundo.
  • Manter os programas de bem-estar da Igreja e a ajuda humanitária que atendem a pessoas do mundo inteiro — tanto membros da Igreja quando aqueles que não são membros.

Ofertas de Jejum

No primeiro domingo de cada mês, os membros da Igreja que gozam de boa saúde são estimulados a jejuar, abstendo-se de duas refeições consecutivas, e a doar à Igreja o dinheiro que teriam gasto com a alimentação.  Esses fundos auxiliam os necessitados das congregações locais, nas quais os líderes mórmons alocam confidencialmente recursos para os necessitados, com o objetivo final de que atinjam a autossuficiência.

Auxílio Humanitário

A Igreja já participa de mais de 200 movimentos de assistência emergencial, inclusive daqueles de ajuda às vítimas do terremoto e tsunami no Japão, do terremoto de 2010 no Haiti, do terremoto no Chile em 2010, das inundações do Paquistão em 2010, do tsunami de 2009 em Samoa, do furacão nas Filipinas em 2009, do terremoto na Indonésia em 2009, da fome de 2008 na Etiópia, além de muitos outros.  Naturalmente a Igreja participa desses projetos independentemente da nacionalidade ou da afiliação religiosa dos beneficiários.

Quando uma catástrofe se abate, os santos dos últimos dias analisam com os governantes locais as necessidades de suprimentos e alimentação.  Em seguida, recursos são adquiridos, recolhidos localmente ou são enviados a partir dos armazéns SUD.  Uma vez atendidas as necessidades urgentes, a Igreja procura encontrar formas de auxiliar nos esforços de longo prazo. Nossa abordagem é sempre a de ajudar as pessoas a se tornarem autossuficientes ensinando a elas técnicas e oferecendo recursos para uma vida autossustentável.

Todos esses esforços tornam-se possíveis graças às generosas doações dos santos dos últimos dias e também de muitas pessoas e organizações de caridade. Cem por cento das doações encaminhadas aos Serviços Humanitários da Igreja vão diretamente para os necessitados; a Igreja absorve todos os custos operacionais e administrativos.

Embora a rápida resposta da Igreja às emergências nos grandes desastres atraia mais atenção da mídia, os santos dos últimos dias estão empenhados em muitas outras iniciativas de menor visibilidade.  Além da ajuda humanitária da Igreja, as doações patrocinam outros esforços globais permanentes. O recém-criado website interativo LDScharities.org mostra iniciativas locais e projetos globais que estão sendo realizados em todo o mundo. As iniciativas locais são projetos baseados nas necessidades específicas de alguma comunidade e organizados em sintonia com os líderes locais. Os projetos incluem:

  • Treinamento em ressuscitação neonatal: Proporcionar treinamento e equipamento de ressuscitação a agentes e organizações de saúde a cada ano em países que apresentam altas taxas de mortalidade infantil.
  • Projetos de água potável: Trabalhar com líderes das comunidades locais para obter água potável por meio de poços e outros sistemas em países em que tal recurso não exista.
  • Iniciativas de produção de alimentos e de nutrição: Proporcionar treinamento a famílias e comunidades para aumentar a produtividade e a autossuficiência na produção de alimentos no lar, além de orientação nutricional.
  • Distribuição de cadeiras de rodas: Organizar parcerias com organizações locais a fim de fornecer cadeiras de rodas a portadores de deficiências de locomoção.
  • Tratamentos oftalmológicos: Oferecer equipamentos e treinamento a equipes médicas locais qualificadas para a realização de cirurgias oculares e prevenção da cegueira.
  • Vacinação infantil: Estabelecer parcerias com organizações não governamentais (ONGs) para promover imunização e vacinação contra sarampo, coqueluche e outras moléstias.

Esses programas não se baseiam apenas em doações, mas também na oferta de tempo, esforços, especialização e recursos por parte de inúmeros voluntários a fim de oferecer treinamento e mão de obra para manter esses serviços em funcionamento.

Programa de Bem-Estar

Enquanto a assistência humanitária destina-se a auxiliar as comunidades e pessoas de fora da Igreja, os santos dos últimos dias também contribuem para o programa de bem-estar, que é primordialmente direcionado a cuidar dos necessitados dentro da comunidade da Igreja. No entanto, a critério dos bispos, os fundos de uma unidade local também podem ser usados para assistir necessitados que não são membros.  Esses serviços funcionam com base em princípios que estimulam a autossuficiência e a autoestima.  Por exemplo, os beneficiários do auxílio têm a oportunidade de trabalhar — de acordo com sua capacidade — em troca da assistência ou então de oferecer serviços a outras pessoas em bases similares.  Os custos operacionais são absorvidos por outras fontes.[vi]

As doações dos membros tornam possível a manutenção dos programas e recursos de autossuficiência, bem-estar e serviços de emergência.  Além de atender às necessidades de alimentos, roupas e abrigo, o auxílio inclui também reabilitação vocacional e orientação para buscar emprego, beneficiando cidadãos, imigrantes e refugiados, financiando também  serviços de aconselhamento e adoção, de recuperação de vícios por meio de grupos de apoio e recursos sociais, emocionais e espirituais.

Em geral, os beneficiários de ajuda de alimentação dependem da Igreja apenas por um período de três a seis meses, após o que tornam-se novamente autossuficientes.

Em 2011, houve quase 10 mil missionários voluntários servindo no Bem-estar, oferecendo serviços como gerenciamento de centros de emprego, ensinando inglês como segunda língua, desenvolvimento de habilidades de paternidade e maternidade, melhora de práticas agrícolas e médicas, além da distribuição de roupas. [vii]

A colunista do Wall Street Journal, Naomi Schaefer Riley, observou que o sistema de Bem-estar da Igreja SUD “praticamente não deixa ninguém sem assistência e, ao mesmo tempo, assegura que os beneficiários não se tornem dependentes crônicos”. [viii]

Fundo Perpétuo de Educação

Doações para o Fundo Perpétuo de Educação (FPE) dão apoio financeiro a membros da Igreja em alguns países fora dos Estados Unidos em seus esforços para adquirir treinamento técnico, vocacional ou profissional.  Os empréstimos são feitos a juros mínimos e os participantes esforçam-se para reembolsar o empréstimo o mais depressa possível, a fim de se livrarem de dívidas e disponibilizar o dinheiro para abençoar outras pessoas que necessitam de ajuda.  As doações ao fundo e os reembolsos dos participantes existentes são usados para realizar novos empréstimos a estudantes que se qualificam. Todo o custo administrativo do programa do FPE é absorvido pela Igreja, destinando 100 por cento das doações diretamente aos empréstimos.  Mais de 50 mil estudantes já foram auxiliados por esses empréstimos, que apresentam uma taxa de reposição dos fundos de 90%.

Serviços Familiares SUD

Os Serviços Familiares SUD utilizam doações caritativas para oferecer serviços de aconselhamento relacionados à recuperação de vícios, resolução de conflitos familiares, maus tratos e outros assuntos pertinentes a pessoas, casais e famílias, a um custo que está sempre dentro da capacidade de a família ou a pessoa arcar.  Ajudam também a financiar serviços de adoção para membros e oferecem serviços aos pais e famílias, independentemente de sua confissão religiosa. As doações auxiliam àqueles totalmente carentes que não podem arcar com tais despesas.

Mãos Que Ajudam

A Igreja patrocina também o programa Mãos Que Ajudam que reúne os membros da Igreja e seus vizinhos para prestar serviço comunitário em todo o mundo. Usando inconfundíveis coletes amarelos, esses voluntários ajudam aqueles cujas vidas tenham sido afetadas por desastres ou outras emergências. Os voluntários do programa também aliam-se aos governantes e a organizações sem fins lucrativos para apoiar e aprimorar a comunidade em que vivem; limpam praças e parques, restauram estruturas públicas e executar vários outros serviços comunitários.  Originário da América do Sul, o programa já se espalhou por quase todos os cantos do planeta. Centenas de milhares de santos dos últimos dias e outros voluntários já doaram milhões de horas de serviço comunitário por meio desse programa.[ix]

Tempo

É claro que nem todas as doações podem ser mensuradas monetariamente. O tempo é um recurso precioso e os santos dos últimos dias o doam com generosidade. De acordo com os dados da pesquisa da Universidade da Pensilvânia citada anteriormente, os voluntários SUD ativos doam 427,9 horas anuais a causas caritativas, sendo 35,6 horas por mês — 57% das quais para propósitos religiosos).  Gastam em média 150 horas anuais em serviço social e comunitários da Igreja, tais como o programa mundial de Bem-estar e os programas de ajuda humanitária. Esse estudo relata que cada membro doa mais 34 horas anuais a outras causas sociais não relacionadas à Igreja. [x] Em 2011, quase sete milhões de horas de mão de obra foram doadas apenas nas instalações de Bem-estar da Igreja.

Outras Doações.

Os santos dos últimos dias esforçam-se para seguir o conselho das escrituras de “ocuparem-se zelosamente numa boa causa”.  Uma grande quantidade de boas causas pode ser encontrada fora dos programas patrocinados pela Igreja e os membros são estimulados a serem generosos com seu tempo e recursos sempre que puderem. De acordo com o estudo da Universidade da Pensilvânia, cada santo dos últimos dias ativo doa generosamente a causas caritativas não relacionadas à Igreja. [xi]

Esforçar-se pelas Boas Obras

O sucesso do programa de Bem-Estar da Igreja deve ser creditado a cada santo dos últimos dias e a seus vizinhos que voluntariamente doam tempo e dinheiro para apoiar os necessitados. O montante total de ajuda fornecido por meio desses esforços não é divulgado, mas é significativo qualquer que seja a forma de mensurá-lo. Como demonstraram múltiplos estudos independentes, não há dúvidas de que os santos dos últimos dias praticantes são generosos com seu tempo e seus recursos.  E o melhor é que os santos dos últimos dias não doam para obter honrarias dos outros, mas porque seguem o Senhor e Salvador Jesus Cristo, que ensinou-nos a amar e servir uns aos outros.  A Igreja observa com rigor a admoestação de Cristo para “não fazer esmolas diante dos homens, para ser vistos por eles”.  Ao mesmo tempo, a Igreja leva a sério a convocação do Salvador: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Os esforços de bem-estar da Igreja procuram equilibrar essas exigências.
                                                                   
 BIBLIOGRAFIA
________________________________________
[i] Sarah Jane Weaver, “Tsunami relief, aid finished in Indonesia,” Church News, Jan. 26, 2008. http://www.ldschurchnews.com/articles/51578/Tsunami-relief-aid-finished-in-Indonesia.html
[ii] “Welfare Services Fact Sheet — 2011,” The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, 2012. http://www.lds.org/bc/content/shared/content/english/pdf/welfare/2011-welfare-services-fact-sheet.pdf
[iii] “LDS volunteer more than average,” LDS Church News, Mar. 24, 2012. http://www.ldschurchnews.com/articles/62134/LDS-volunteer-more-than-average.html
[iv] “Penn Research Shows That Mormons Are Generous and Active in Helping Others,” Penn News, Apr. 17, 2012. http://www.upenn.edu/pennnews/news/penn-research-shows-mormons-are-generous-and-active-helping-others
[v] Ibid.
[vi] “Guidelines for Donations,” LDS Humanitarian Center. http://www.lds.org/bc/content/ldsorg/content/english/pdf/service/humanitarian/help/donation-guidelines.pdf?lang=eng
[vii] “Fatos dos Serviços de Bem-Estar” — 2011.”
[viii] Riley, “What the Mormons Know about Welfare.”
[ix] “Mormon Helping Hands,” http://www.mormonnewsroom.org/article/helping-hands
[x]  “Penn Research Shows That Mormons Are Generous and Active in Helping Others,” Penn News, Apr. 17, 2012.
[xi] Ibid.
 

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.