Comunicado de Imprensa

Diretor da Rede Record viaja a Utah e assiste a Conferência Geral

Objetivo é criar modelo de espetáculo de Natal parecido com o apresentado pela Igreja de Jesus Cristo

Há algum tempo Vildomar Batista, que é diretor geral do Programa Hoje em Dia - exibido diariamente na TV Record, assistiu pela primeira vez, através do Youtube, um devocional de Natal do mundialmente conhecido Coro do Tabernáculo Mórmon, com a participação especial do cantor David Archuleta. A partir daí, entre a classe artística e por onde passa, ele se tornou um admirador e propagador do coral, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, composto atualmente por cerca de 360 vozes.

Responsável pela criação e produção de diversos programas de televisão, em emissoras como SBT e Band, notórios ao público brasileiro, Vildomar tem um sonho: fazer um grande espetáculo de Natal em São Paulo, a ser apresentado nesta época para o Brasil inteiro. Algo que se torne uma tradição parecida com as apresentações de Natal, que A Igreja de Jesus Cristo faz neste período no Centro de Conferência e Praça do Templo. Uma das principais metas do diretor é utilizar arranjos musicais do Coro do Tabernáculo Mórmon e trazer artistas renomados como David Archuleta para participar do evento aqui no País.  

Pensando nisso e com a intenção de neste ano mesmo realizar um pré evento natalino com a presença de diversas celebridades, Vildomar viajou com a esposa Nathália a Salt Lake City, entre os dias 3 e 5 de outubro, para conhecer um pouco mais a respeito de toda a programação e assistir de perto um concerto do Coro do Tabernáculo. Nesse sentido, uma agenda com vários compromissos, incluindo a visita a bastidores de tudo que envolve o Coro do Tabernáculo e espetáculo de Natal, foi organizada. Gentilmente, Ed Payne, diretor e produtor do Departamento Audiovisual da Igreja de Jesus Cristo, acompanhou o tour no Centro de Conferência, Tabernáculo, contou a história e experiências vividas pelo coral.

Durante a conversa com Payne, em torno das apresentações de Natal - programa de fim de ano mais assistido em todo os Estados Unidos, Vildomar indagou: "Como a Igreja consegue manter toda essa estrutura, que é muito profissional e ao mesmo tempo, formada por voluntários, se não cobra pra isso e porque a Igreja faz tudo isso?" Ed respondeu: "A Igreja investe todos esses recursos com o único objetivo de fortalecer pessoas e famílias, para que tenham uma vida melhor e conheçam mais sobre Jesus Cristo".    
 
Neste mesmo dia, Vildomar e a esposa jantaram com David Archuleta, presidente David Beck, da presidência geral dos Rapazes e a esposa, além do responsável pelo Receptivo da Igreja de Jesus Cristo, Élder Richard G. Hinkley e a esposa Jane, Daniel Souza, diretor da BYU TV e Scott Barrick, gerente do Coro do Tabernáculo Mórmon, ambos com suas respectivas esposas. Foi um jantar onde os relacionamento entre os novos amigos puderam ser fortalecidos. Na ocasião, Élder Hinckley presenteou o diretor da Record com materiais sobre a Igreja e Coro do Tabernáculo. Todos esses contatos são estratégicos e serão mantidos, principalmente, para auxiliar na produção do especial de Natal, conforme idealizado por Vildomar.  

No dia seguinte, foi realizado um tour pelo Motion Picture Studio, onde ficam os estúdios e cidade cenográfica utilizados pela Igreja para gravar filmes, e BYU TV. No domingo de manhã, Vildomar e Nathália assistiram e observaram atentamente o Programa Music and The Spoke Word e a primeira Sessão a Conferência Geral.  Ao término da Conferência, Vildomar conheceu o Segundo Conselheiro da Presidência da Área Brasil, Élder Marcos A. Aidukaits, que enalteceu os esforços promovidos pelo diretor, em prol das famílias brasileiras.
 
Por fim, na tarde de domingo, os convidados conheceram melhor o Centro de Visitantes, a Praça do Templo, assistiram um curta de filmes sobre Família e o Plano de Salvação. Neste espaço, para cada etapa do filme existe um cenário criativo e inspirador que remete a lembranças e experiências vividas por uma família de membros da Igreja. O visitante muda de sala e consegue mais do que visualizar, sentir que os laços familiares são mais importante que tudo nesta e na vida futura. O casal Batista, que tem uma filha de dois anos chamada Ana Beatriz, se emocionou ao acompanhar a mensagem.
   
Coro do Tabernáculo Mórmon - O coral foi fundado em agosto de 1847, um mês depois que os pioneiros chegaram ao Vale do Lago Salgado. Tem portanto, 167 anos. Durante sua trajetória recebeu diversos prêmios, entre eles, o Grammy e Emmy Award da Música. O Coro do Tabernáculo Mórmon produz álbuns com interpretações de clássicos da música sacra e religiosa, assim como sucessos altruístas e edificantes da música popular.

Texto: Janete Monteiro Garcia - jornalista voluntária no Departamento de Assuntos Públicos da Área Brasil
Fotos: Nei Garcia - Assuntos Públicos da Área Brasil

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.