Comunicado de Imprensa

Delegação brasileira participa de 25º Simpósio Internacional de Lei & Religião da Universidade Brigham Young 

Evento celebra os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos e conta com a participação de cerca de 100 convidados de 50 nações

Provo (UT) – Começou neste último final de semana o  25º Simpósio Internacional Anual de Lei & Religião do International Center for Law and Religion Studies (ICLRS - Centro Internacional de Estudos sobre Direito e Religião), relizado pela Faculdade de Direito J. Reuben Clark da Universidade Brigham Young. A Dignidade Humana marca série de debates entre especialistas e líderes de diferentes nações.

O Brasil foi representado por uma delegação composta por oito integrantes:

Padre Luís Bizon, responsável pelo diálogo inter-religioso da Igreja Católica, Arquidiocese de São Paulo;

Dra. Edna Zilli, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Estado do Paraná e seu marido, José Neto que a acompanha;

Dr. Odacyr Prigol, membro fundador da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-PR;

Dr. Edson Brandão, membro fundador e atual secretário da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP e seu irmão Amador Brandão, agente fiscal, que o acompanha;

Dr. Aroldo Cavalcante, membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-PE;

Dra. Christiana Cavalcante, promotora de Justiça pelo Estado de Pernambuco.

 

Os convidados do Brasil, de diferentes regiões do país, representam instituições que promovem ações em defesa e promoção da Liberdade Religiosa no Brasil.

Todos assistiram a primeira sessão da 188ª Conferência Geral Semestral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Coro do Tabernáculo da Praça do Templo e participaram da 2ª sessão plenária do Simpósio. Todos estão felizes e gratos por participarem deste evento internacional que proporcionará maior conteúdo intelectual para debates semelhantes a ser realizados no Brasil.

Ann Power-Forde foi a palestrante de domingo à noite na sessão de abertura do Simpósio. Ann é professora e acadêmica irlandesa que atualmente é presidente da Câmara Constitucional das Câmaras Especializadas de Kosovo (KSC) em Haia e foi juíza no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Na segunda-feira (08) Sam Brownback, embaixador das Nações Unidas para a Liberdade Religiosa Internacional, fala ao grupo.

Na terça-feira, dia 09, a dra. Edna Zilli, que é membro da Igreja Batista, fará a oração de abertura do jantar. Primeira vez a organização do evento convida uma brasileira que fará a oração em português.

Até o momento, mais de 1300 delegados de 125 países reuniram-se nessas reuniões anuais para discutir os princípios da liberdade religiosa e explorar formas de aplicação desses princípios. O encontro deste ano explora o tema "Protegendo a Liberdade Religiosa e a Dignidade: A Declaração Universal dos Direitos Humanos".

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.