Comunicado de Imprensa

Centro de Visitantes do Templo de São Paulo é dedicado e aberto ao público

O Centro de Visitantes funciona todos os dias das 9h às 21h, inclusive aos domingos e feriados

 

São Paulo – O primeiro Centro de Visitantes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias construído na América do Sul abriu oficialmente as portas neste 20 de janeiro de 2019 após ser dedicado em cerimônia que contou com a participação de líderes eclesiásticos da Igreja.

O Centro de Visitantes expõe a história da Igreja no Brasil e o legado deixado por centenas de santos pioneiros. Ele se destina a visitas públicas e gratuitas voltadas a membros e amigos da Igreja. O prédio foi preparado para receber os visitantes e proporcionar um experiência espiritual. Em diversos ambientes e salas, as exposições estão relacionadas e centralizadas na importância de Jesus Cristo na vida dos santos dos últimos dias, da família, do trabalho missionário, dos templos, do Livro de Mórmon e dos pioneiros da Igreja no Brasil.

“Neste belo local visualizamos a missão do profeta Joseph Smith, a veracidade do Livro de Mórmon e o maravilhoso Plano de Salvação, onde o lar estabelecido no Evangelho de Jesus Cristo se torna um lugar de refúgio e segurança em que os membros da família, apesar dos desafios, podem viver em paz e felicidade”, explica o Elder Casado, responsável pelo Centro de Visitantes.

A grandeza do propósito da obra missionária realizada pela Igreja de Jesus Cristo é demonstrada através de testemunhos prestados por oito jovens, em apresentações audiovisuais, e representam o trabalho realizado por outros milhares de jovens Santos dos Últimos Dias ao redor do mundo.

A história do crescimento da Igreja no Brasil é lembrada com preciosos detalhes, levando o visitante a ter um contato pessoal com os pioneiros da Igreja em solo nacional. Detalhes sobre a vinda dos primeiros missionários, a dedicação dos membros na construção de capelas, os primeiros líderes nativos e os projetos de ajuda humanitária recebem destaque na exposição e servem para mostrar tanto os desafios quanto as bênçãos recebidas por esses membros fieis nas primeiras décadas do século XX.

O Centro de Visitantes também tem um local reservado a crianças. Os pequenos, acompanhados de seus pais, serão alegremente acolhidos em uma sala montada especialmente para proporcionar uma experiência lúdica de interação com o evangelho através de programas eletrônicos e outros elementos visuais.

Construído no complexo que inclui o Templo de São Paulo, os escritórios da Igreja no Brasil e a sede da Estaca São Paulo, o novo Centro de Visitantes toma o lugar do antigo alojamento do Templo, desativado há três anos.

O Bispo Presidente Gérald Caussé, presente na dedicação do Centro de Visitantes, ensinou que com a dedicação deste edifício é como se o período de Casa Aberta do Templo ainda estivesse em funcionamento "porque eles (os visitantes) aprendem aqui a como chegar lá (nos templos). Ele convidou: "Use o Centro de Visitantes como um portal ao templo". O Bispo Caussé ainda deixou três desafios ao membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil:

  1. Às Estacas: cada membros deve levar ao menos um amigo ao Centro de Visitantes e mostrar o Templo para ele.
  2. Aos missionários que servem em uma das cinco missões de São Paulo: cada pesquisador que esteja se preparando para o batismo deve visitar o Centro de Visitantes e ver o Templo antes de serem batizados.
  3. Aos recém-conversos: cada novo converso da Igreja seja convidado a realizar batismos vicários no Templo por seus antepassados.

A estátua do Cristo Ressurreto*

E falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo e escrevemos de acordo com nossas profecias, para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados”. (2 Néfi 25:26)

                            

A declaração acima, registrada pelo profeta Néfi e publicada no Livro de Mórmon, resume a crença central de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e o propósito do Centro de Visitantes do Templo de São Paulo. A estátua do Cristo Ressurreto se torna um marco para a cidade de São Paulo e se une a outras réplicas do Christus original, localizadas em outros centros de visitantes espalhados pelo mundo.

Esculpido em Roma no início de 1800 pelo renomado escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen, a estátua original foi encomendada para a histórica Catedral de Nossa Senhora, em Copenhague, na Dinamarca.

Bertel Torvaldsen nasceu em 1770 e cresceu em condições modestas em Copenhague. Aos 11 anos foi admitido na Academia Real de Belas Artes e depois completou sua educação artística em Roma. O escultor viveu na Itália durante a maior parte das últimas quatro décadas de sua vida, antes de sua morte em 1844.

Em 1819, quando voltou para casa em Copenhague, ele foi contratado para criar estátuas para a Catedral de Nossa Senhora, que estava sendo reconstruída após ser destruída durante um bombardeio naval britânico em 1807. Thorvaldsen fez um molde de gesso da estátua de Christus para a dedicação da catedral em 1829. Uma versão feita de mármore foi instalada posteriormente, em 1833.

As obras de Thorvaldsen podem ser encontradas não apenas na Europa, mas em todo o mundo. A escultura do túmulo do Papa Pio VII na Basílica de São Pedro (Vaticano) também é atribuída ao mestre escultor. Enquanto no início pouca atenção foi dada ao trabalho de Thorvaldsen, um livro americano em 1896 considerou o Christus como "a mais perfeita estátua de Cristo no mundo".

O uso extensivo do Christus pela Igreja começou em 1960, incluindo uma réplica da estátua na exposição da Feira Mundial de Nova York em 1964 e a incorporação de uma estátua de 3,35m no Centro de Visitantes de Salt Lake City em 1996.

Versões semelhantes do Christus podem ser encontradas em outros centro de visitantes, como o de Londres, Califórnia, Arizona, Cidade do México, Cumorah Hill, Itália e Nova Zelândia.

A peça também é usada em exibições de mídia oficial da Igreja, tanto na rede quanto impressa.

Curiosidades

O Centro de Visitantes do Templo de São Paulo, além de ser o primeiro a ser construído na América do Sul, é o único no mundo com uma sala dedicada à oração. Trata-se de um local cuja decoração e o ambiente incentivam uma conversa reverente e pessoal com o Pai Celestial. Outro ambiente exclusivo é a Sala da Árvore da Vida, com reprodução da lendária árvore citada no Velho Testamento e no Livro de Mórmon. Uma mensagem especial é ensinada em ambas as salas.

Ao todo, 40 missionárias servirão no local. Essas missionárias são jovens voluntárias da Igreja de diferentes nacionalidades (brasileiras, americanas, japonesas e argentinas). Além de acompanhar os visitantes, elas poderão ensinar lições sobre a Igreja pessoalmente no local ou virtualmente. Uma central com 20 computadores foi montada para permitir o ensino on-line, assim, as missionárias poderão contatar visitantes via internet e continuar a ensiná-los, esclarecer dúvidas e direcioná-los a capelas mais próximas.

O prédio foi remodelado a partir do antigo alojamento do Templo. No subsolo, uma área para receber e acomodar famílias que vem ao templo em caravana foi completamente reformada e é composta de sala de espera, refeitório (equipado com utensílios de cozinha, fogão, refrigerador e micro-ondas), sala para crianças, banheiros e sala para descanso de motoristas.

O Centro de Visitantes funcionará todos os dias, das 9h às 21h, inclusive aos domingos pela manhã, quando normalmente os membros da Igreja de Jesus Cristo frequentam as reuniões dominicais. As missionárias que servem no Centro de Visitantes se revezarão ao assistirem as reuniões sacramentais realizadas na capela da Estaca São Paulo, localizada ao lado do Centro. O funcionamento do Centro de Visitantes aos domingos de manhã possibilita a oportunidade de receber visitantes que não tem tempo durante os demais dias de semana.

Os templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são diferentes das igrejas onde os membros se reúnem para as reuniões de domingo. Templos são considerados "A Casa do Senhor" dentro do qual são reafirmados os ensinamentos de Jesus Cristo através da celebração de casamentos, batismos e outras cerimônias que unem as famílias para a eternidade.

Mais informações sobre o propósito dos templos e sua importância para os santos dos últimos dias estão disponíveis aqui.

Serviço:

Centro de Visitantes do Templo de São Paulo

Avenida Francisco Morato, 2430 Butantã – São Paulo SP (ao lado da Estação Metrô Morumbi - Linha 4 Amarela)

Funcionamento todos os dias das 9h às 21h, inclusive aos domingos e feriados. Entrada gratuita. Telefone (11) 3723-7637.

*Os detalhes da história da estátua Christus foi escrito por Scott Taylor e publicado no Deseret News. Traduzido, editado e adaptado por Thiago Quirino.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.