Comunicado de Imprensa

Centenas de voluntários Mãos que Ajudam estarão em ação no próximo sábado, 25 de julho, em todo o Brasil

Participe do Mãos que Ajudam a Promover e Defender a Liberdade Religiosa

Cerca de 130 mil voluntários, de todas as idades, estarão no sábado, dia 25 de julho, envolvidos na ação intitulada: “Mãos que Ajudam a Promover e Defender a Liberdade Religiosa”.

O Programa é desenvolvido por amigos e membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e diversas outras denominações religiosas como: Católicos, Adventistas, Batistas, Evangélicos, Espíritas, Umbandistas, etc.

Ao longo dos últimos meses, em cada região do Brasil, os coordenadores mobilizaram-se nos contatos e relacionamentos inter-religiosos para a elaboração das iniciativas.

O Projeto não tem cunho “Ecumênico”, mas sim, de promover o Direito à Liberdade Religiosa, já que uma das crenças básicas da Igreja de Jesus Cristo resume-se no seguinte:

“Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem”.

No sentido de promover o Direito à Liberdade Religiosa, a ideia,  especialmente nesta data, é estender aos amigos e irmãos de outras crenças, as mãos, a amizade, o amor, a solidariedade, o serviço e o respeito. E desta forma, Seguir o Exemplo de Jesus Cristo – ao amar e servir aos semelhantes.

Serão diversas ações em Igrejas, asilos, orfanatos e instituições mantidas por denominações religiosas. Por exemplo, em Recife, centenas de voluntários estarão reunidos no Asilo Cristo Redentor, mantido pela Igreja Católica - que atende 140 idosos. Os voluntários restaurarão a Igreja, realizarão show cultural, cortes de cabelo e barba, além de proporcionarem doações.

Já no Rio de Janeiro, a ação mobilizará um encontro de corais de diversas religiões com o objetivo de promover o convívio e paz inter-religiosa. Em Joinville, Santa Catarina, o projeto acontecerá na Associação Beneficente Vida Nova, mantida pela Igreja Ortodoxa – algumas das atividades serão, pintura externa e de portas, construção de bancos, construção da mureta do campo de futebol e marcação da quadra.

No extremo norte do país, em Macapá, a ação será levada a efeito no Instituto do Câncer da Igreja Católica. Em São Paulo serão dezenas e dezenas de iniciativas. Em Jacareí, voluntários estarão em um asilo mantido pela Igreja Católica. No local, os participantes realizarão obras de  melhorias na acessibilidade a cadeirantes. Já na região de Itaquaquecetuba, a ação ocorrerá na Associação Espírita Kardecista, onde alguns dos serviços serão: Pequenos reparos de alvenaria, construção de uma pequena laje para caixa d'agua, pintura de salas, janelas e portões,  limpeza e outros.

Já na região de Mauá, o projeto atenderá o Instituto Lar Zaira Pequenas Irmãs, Instituição Menino do Morro e Igreja Católica São Felipe. No local serão realizados serviços de limpeza, conserto de cadeiras e mesas, além de pintura externa.
 
Em outras cidades serão realizadas limpeza em jardins de Igrejas, manutenção e reparos em salões paroquiais além de apresentações teatrais e de coros em orfanatos. Simultaneamente, a ação ocorrerá em todos os Estados da Federação.

Algumas ações já tiveram início de suas etapas nesses últimos sábados – por exemplo, Itaquaquecetuba realizou reformas na Associação Espírita Kardecista.

Segundo os organizadores, esse tipo de ação proporciona aos voluntários e seus familiares uma experiência singular de serviço, pois praticar a cidadania é tarefa de todos e trabalhar para o bem da coletividade e o fim da intolerância religiosa é um dever que começa desde cedo.

Todo o projeto é desenvolvido por meio de parcerias com o poder público, iniciativa privada, mídia e comunidade em geral. Em todas as cidades, os coordenadores do programa reuniram-se com líderes religiosos, poder público, prefeituras e secretarias para definir os locais e as estratégias da ação.

Dados mundiais, do Instituto "Pew Research Center” indicam que a Liberdade Religiosa sofre um desgate e enfrenta desafios mundiais. Hoje, segundo pesquisas, cerca de cinco bilhões de pessoas vivem em países com alta ou muito alta restrição à Liberdade Religiosa. O Brasil pode ser considerado uma Voz para o Mundo – numa iniciativa que prega a Paz entre as religiões.  

Assista e compartilhe o video promocional da ação:

Leia Matéria do Diário do Litoral – Jornal da cidade de Santos:  clique aqui

Acompanhe nas mídias sociais:

- Facebook

- Twitter

- Instagram

www.maosqueajudam.org.br

Contato para Jornalistas:

Nei Garcia

Tel.: (11) 3723-3335

garciantj@ldschurch.org

Fábio Nascimento

Tel.: (11) 3723-3528

nascimentoff@ldschurch.org

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.