Newsroom
Comunicado de Imprensa

Centenas de voluntários ajudam na limpeza de bairro atingido por enchente em Cubatão

Um exército formado por mais de 200 voluntários, do Programa Mãos que Ajudam, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, invadiu o bairro de Pilões, em Cubatão, no dia 2 de março, e realizou um mutirão de limpeza nas ruas e nas casas dos desabrigados, que foram atingidos pelo excesso de chuvas do dia 22 de fevereiro. Várias cidades da Baixada Santista foram castigadas, mas Cubatão foi a região que mais sofreu com as consequências das inundações. Em alguns bairros, as casas foram totalmente cobertas pelas águas. Cerca de 1.500 famílias ficaram desabrigadas.

Ao saber do sofrimento destas pessoas, a liderança local da Igreja de Jesus Cristo agiu rapidamente, e após um contato junto à prefeitura, levou 106 pessoas, temporariamente para ficarem alojadas na capela localizada no centro de Cubatão.

SERVIÇO

Já no dia seguinte, voluntários mobilizaram-se na ajuda às vítimas. Também, durante a semana, houve grande mobilização para “convocar” um exército de voluntários – para um grande mutirão.. Muitos aceitaram o convite e cerca de 200 homens, mulheres, jovens e 16 missionários da Igreja de Jesus Cristo que atualmente servem na região, rapazes provenientes de diversas partes do Brasil e do Mundo.

Além da mão-de-obra, a Igreja, através do Programa de Ajuda Humanitária, comprou 20 enxadas, 40 pás, 5 carrinhos de construção, 200 luvas de borracha grossa, 40 botas e 4 caixas de máscaras, vassoras e rodos que foram usados no projeto de limpeza e, depois, doados à Associação de Melhoramentos do bairro dos Pilões.

“Políticos, líderes religiosos, empresários, diversas instituições e muitas outras pessoas tem nos procurado constantemente para ver e entender como agimos tão rápido e de forma tão organizada. A prefeita (Márcia Rosa) e o vice-prefeito (Donizeti) da cidade foram até nossa capela e depois de conversar com os desabrigados que estão alojados lá. Na ocasião, reuniram-se por quase duas horas comigo e outros líderes para agradecer e solicitar orientação pois o conseguimos fazer em tão pouco tempo os deixou impressionados”, explicou João Batista de Paiva, Presidente da Estaca Santos.

Empresários e diversas pessoas colaboraram com doações de suprimentos, roupas, cobertores e muito mais, que foram levados à Igreja. Por exemplo, a Petrobrás doou o lanche que foi servido aos voluntários, o Rotary Club doou centenas de cobertores às vítimas, além de pessoas que fizeram grandes doações de forma anônima. Tudo foi organizado e separado pelo grupo de voluntários, que também passaram a semana cuidando das famílias que estão na capela.

Antes de partir para Pilões, os voluntários receberam instruções e material de proteção, descarregaram um caminhão com suprimentos às vítimas alojadas na capela e depois carregaram o mesmo caminhão com as ferramentas doadas e partiram para a ação.

Os voluntários mostraram grande disposição ao ajudar a limpar as casas, tirar lama, sujeira e entulho das ruas. Até a geladeira que foi parar no telhado de uma casa foi resgatada.

A voluntária Bianca Cavalcante do Nascimento comentou o sentimento daqueles que participaram do mutirão: “Hoje foi um sábado diferente, um dia muito cansativo e muito gratificante, foi triste chegar em Cubatão e ver toda aquela destruição, aquelas famílias abaladas com todas suas coisas no lixo, suas casas sujas, lama, lixo, entulho por todos os lados, mais foi tão bom poder dedicar um dia pra ajudar, mesmo sendo pouco, ver o brilho nos olhos, e a felicidade mesmo nessa situação das pessoas por receberem alguma ajuda, que elas sozinhas demorariam muito pra fazer, poder fazer isso com pessoas maravilhosas que se sacrificaram pra passar o dia todo ali, e com minha família que é um exemplo pra mim. Mesmo morta de cansada, hoje me sinto muito bem por ter participado disso.”

Rita Gomes Cruz, moradora do bairro que teve sua casa atingida disse que “se não fosse a ajuda de tantos voluntários, não sei o que faríamos. Agradeço este gesto solidário”.

A mídia local fez cobertura do projeto, entre elas, a TV Tribuna, afiliada rede Globo, que produziu as seguintes matérias:

- Jornal Tribuna:    http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/jornal-tribuna-2edicao/videos/t/edicoes/v/vitimas-de-enchente-de-piloes-em-cubatao-voltam-ao-bairro-para-visita-lo/2437575

- Jornal Bom Dia São Paulo: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/bom-dia-sao-paulo/videos/t/edicoes/v/fim-de-semana-de-limpeza-nos-bairros-atingidos-pela-chuva-em-cubatao/2438856/


Texto: Fábio Nascimento – Assuntos Públicos Brasil
Fotos: Robson Lampert – Fotógrafo Voluntário

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.