Comunicado de Imprensa

Casais casados no civil agora estão autorizados a se selarem imediatamente no templo

Novas normas definem padrão mundial

  

A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou na segunda-feira que um homem e uma mulher casados no civil não precisarão mais esperar um ano para se casarem (ou selarem) no templo. Essa mudança significa que casais santos dos últimos dias podem buscar o casamento no templo assim que as circunstâncias permitirem.

A nova norma define um padrão global para os santos dos últimos dias em todo o mundo. A Igreja observou essa prática por vários anos em mais de metade dos países onde a Igreja mundial se encontra estabelecida. Nesses países, é exigido que os casais se casem no civil antes do selamento.

“Onde for possível, os líderes devem incentivar os casais a se casarem e se selarem no templo”, informou a carta da Primeira Presidência aos líderes da Igreja em todo o mundo. “Onde o casamento no templo com efeito civil não for permitido, ou quando o casamento no templo impedir a participação dos pais ou de familiares próximos, está autorizada a realização de uma cerimônia civil seguida de um selamento no templo.” A Primeira Presidência também declarou que “essa mudança na norma não deve ser interpretada como uma diminuição na ênfase no selamento do templo. O selamento do marido e da esposa tem significado eterno e é a experiência máxima no caminho do convênio”. 

Irene Caso, porta-voz da Igreja, que é de Madri, Espanha, falou de seu contentamento e de sua vivência pessoal relacionada a essa nova norma. “Em 2005, meu marido e eu nos casamos. Tivemos uma linda cerimônia na tarde do dia 15 de dezembro no prédio da prefeitura. Mais tarde naquele dia, numa cerimônia mais particular, fomos selados no Templo de Madri Espanha. Depois da cerimônia do templo, comemoramos com música e dança. A maioria de nossos familiares e amigos mais próximos não é membro de nossa religião. Assim, foi especial para nós que eles pudessem participar de nossa união civil e poder ajudá-los a se sentirem incluídos nas festividades daquele dia. As mudanças anunciadas hoje vão levar a mesma alegria e as mesmas experiências memoráveis a muitas famílias em toda a Igreja.”

A Igreja pede que essas cerimônias de casamento civil sejam simples e solenes. Os casais podem usar as capelas da Igreja para a realização dessas cerimônias. Independentemente da localização, o selamento do templo deve ser o ponto central do casamento e oferecer a base espiritual em que o casal começará a vida juntos.

Santos dos últimos dias recém-batizados vão continuar a esperar um ano a partir da data de sua confirmação para se casarem no templo. Esse procedimento alinha-se com a norma de longa data da Igreja de solicitar que os novos conversos obtenham mais compreensão de sua fé — que inclui aprender sobre a santidade do templo e dos sacramentos, ou ordenanças, que são realizados nos templos.

Durante esse ano de espera, a Igreja incentiva os novos membros a obter uma recomendação de uso limitado para o templo que permite que sirvam no batistério do templo. A Igreja também incentiva os membros novos a aprender sobre seus antepassados e reunir o nome deles para que recebam as ordenanças do templo.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.