Comunicado de Imprensa

Brasileiros participam do 18º Simpósio Anual de Direito e Liberdade Religiosa da Universidade de Brigham Young (BYU)

Cinco brasileiros da área do Direito e Liberdade Religiosa fazem apresentações na BYU, durante o 18º Simpósio Mundial de Liberdade Religiosa.

Entre os dias 2 e 4 de outubro foi realizado na cidade de Provo, na Universidade de Brigham Young (BYU), o 18º Simpósio Anual de Leis e Liberdade Relgiosa. Esse encontro mundial de líderes políticos, religiosos e profissionais da área de direito é patrocionado pela Faculdade de Direito - Centro Internacional de Direito e Estudos da Religião, J Reuben Clark.

 

O tema desse ano foi : “Liberdade Religiosa – “Tendências, Desafios e Práticas". Foram mais de 75 participantes, representando 37 países, entre eles, cinco brasileiros: Dr. David Azevedo, professor da Direito na Universidade de São Paulo, atua na área de direitos humanos e criminais. Membro da comissão de Liberdade Religiosa da OAB; Dra. Damaris Kuo, Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB – São Paulo; Samuel Luz, Presidente da ABLIRC – Associação Brasileira de Liberdade Rlegiosa e Cidadania e Dr. Magno Alexandre Moura, Promotor de Justiça do Estado do Alagoas é membro da Igreja. Professor de Direito Constitucional e atua junto ao Tribunal do Juri em Alagoas; Dr. Moroni M; Mendes Costa, Sócio do escritório Azevedo Advogados Associados, é membro da Igreja, atua na área criminal.

Durante os dias de Simpósio, os convidados participaram de várias sessões plenárias e outras regionais. Os participantes assistiram o Filme : “Legado” – que narra a trajetória e a perseguição religiosa sofrida pelos pioneiros mórmons. Também fez parte do Simpósio assitir a 1ª Sessão de Domingo, da Conferência Geral, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Centro de Conferência. 

A Sessão Plenária de abertura do Simpósio contou com o discurso do Dr. Zakeria Mohammed Yacoob, do Tribunal Constitucional da África do Sul. A participação dos brasileiros ocorreu numa sessão regional exclusiva para o Brasil, que contou com a presença de estudantes da BYU e também com representantes de outros países. Dr. Magno Moura, Dr. Moroni Costa, Dra Damaris Kuo e Samuel Luz, teceram suas apresentações baseadas na Constituição Brasileira no que refere-se ao Estado do Direito de Liberdade Religiosa - Adoração e Fé.

No último dia do encontro, os participantes de todos os países visitaram o Centro de Ajuda Humanitária de A Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a praça do Templo de Salt Lake City. Após, almoçaram com a Autoridade Gerais da Igreja, entre eles membros do Quórum dos Doze Apóstolos e da Primeira Presidência.   

No final do Simpósio é fácil notar que o encontro desse ano proporcionou uma oportunidade para os acadêmicos participantes, juízes, juristas, líderes religiosos refletirem sobre tais esperanças e esforços no que refere-se a manter e a estabelecer a Liberdade Religiosa num mundo pluralista e diversos desafios.

Texto e Fotos – Assuntos Públicos Brasil

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.