Comunicado de Imprensa

Apóstolo Mórmon fala em Simpósio Internacional de Liberdade Religiosa

A liberdade religiosa ajuda a sociedade a prosperar

"A liberdade religiosa é um marcador para outras liberdades na sociedade que temperam os impulsos naturais contrários a uma sociedade próspera, crescente e progredindo", disse um apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

 

O Élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja e sua esposa, Ruth Lybbert Renlund, falaram em um simpósio internacional de liberdade religiosa na Costa Rica, em 9 de junho de 2017. Eles apresentaram juntos seus comentários de uma perspectiva dele como apóstolo e médico cardiologista e de transplante cardíaco e ela de uma perspectiva como advogada de litígio civil.

"A religião e a liberdade religiosa não são apenas boas para um indivíduo, mas também beneficiam a sociedade", explicou Ruth Renlund. "O benefício para o indivíduo é claro através do exercício de seu arbítrio moral - a capacidade de escolher acreditar e agir de acordo com os ditames da consciência".

Os anos de pesquisa médica do Elder Renlund foram dedicados a como o corpo de uma pessoa lida com um coração transplantado. Ele disse que os medicamentos são usados ​​para suprimir o sistema imunológico do corpo para enganar o próprio corpo humano para que não faça algo que está programado a fazer. "Muitos dos meus ex-pacientes me enviam notas de agradecimento no 25º aniversário de seu transplante cardíaco", disse ele. "Para esses pacientes, a tolerância imunológica permitiu que eles aceitassem um tecido estranho como se fosse o eu".

Prosseguindo a comparação médica do marido com as crenças religiosas, a Irmã Renlund disse que quando a resposta do corpo a um transplante é comparada à resposta da sociedade para aceitar pessoas que têm crenças diferentes", a história mostrou que a resposta natural das pessoas é o ostracismo e a rejeição àqueles que identificam como sendo diferentes. Essas interações negativas começam com grupos que se definem como "nós" e classificam aqueles fora de seu grupo como "eles".

"As crenças, ensinamentos e práticas religiosas trazem medicamentos necessários para uma sociedade que, de outra forma, seria agressiva e doente", afirmou Renlund. Ele disse que a religião fornece três medicamentos valiosos. O primeiro é o conceito de uma autoridade superior a si mesma; Segundo, um código de conduta moral; E terceiro, a noção de que aspectos do código moral podem mudar os corações dos indivíduos para que eles atuem com abnegação.

A irmã Renlund acrescentou que um código de conduta moral é um remédio forte para as sociedades de hoje. "Uma sociedade verdadeiramente civilizada e que funciona bem depende de um código de conduta moral aceito que se baseie em um sistema de crenças que ensine que há algo maior que o eu".

Se alguém acredita na divindade de Jesus Cristo, muito pode ser aprendido com o que ensinou na Terra dois milênios atrás. O amor, a compaixão e a empatia caracterizam o seu ministério. O Élder Renlund apontou: "Ele não caminhou desdenhosamente as estradas empoeiradas da Galiléia e da Judéia, perscrutando a visão daqueles que não seguiram seus ensinamentos. Ele não esquivou-se deles com horror absoluto. Não, ele comeu com eles. Ele ajudou e abençoou, levantou e edificou, e substituiu medo e desespero por esperança e alegria".

A Regra de Ouro encontrada na Bíblia Sagrada - faça aos outros o que você gostaria que eles fizessem a você - não é um princípio cristão exclusivo. Princípios semelhantes deste código moral são compartilhados em escritos de Confúcio, Maomé e nas tradições hindu e judaica.

A irmã Renlund citou o fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Joseph Smith: "Estou tão pronto para morrer na defesa dos direitos de um presbiteriano, um batista ou um bom homem de qualquer outra denominação; Pelo mesmo princípio, o que pisotearia os direitos dos Santos dos Últimos Dias, atropelaria os direitos dos católicos romanos, ou de qualquer outra denominação que pudesse ser impopular e fraca demais para se defendere".

Os Renlunds disseram que há muito que todos podem fazer para ajudar a sociedade a ser mais civilizada e altruísta.

  • Contribuímos para a tolerância social quando nosso discurso é civil e rejeitamos o discurso de ódio.
  • Contribuímos quando defendemos o direito de adoração de outro.
  • Contribuímos quando rejeitamos demonizar religiões inteiras por causa de ações de alguns.
  • Contribuímos quando rejeitamos a xenofobia.
  • Contribuímos quando não julgamos outros com base apenas em características externas.

O Elder Renlund disse que foi intimidado e marcado como adolescente na Europa dos anos 60 porque era americano e membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. "Alguns dos meus colegas de escola me trataram como se minha religião fosse uma afronta às nações em que vivi porque diferia da religião patrocinada pelo estado".

O apóstolo Mórmon disse ter testemunhado a feiúra do preconceito e da discriminação sofrida por aqueles que tentam praticar sua fé. "Por causa dessas experiências de primeira mão, acredito que o ridículo, o assédio, o bullying, a exclusão e o isolamento e o ódio contra os outros são repugnantes". E concluiu: "Não é agradável ao Deus que amo e adoro".

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.