liberdade-religiosa-0155.jpg
Comunicado de Imprensa

Apóstolo fala em evento Inter-Religioso histórico realizado no Brasil

Diversas religiões reunidas e um só desejo no coração: “Paz e Liberdade Religiosa para todos os povos”

A última semana do mês de abril ficará marcada para sempre entre os acontecimentos históricos pela luta em defesa da Liberdade Religiosa. Imbuídos de um mesmo sentimento, líderes religiosos de diferentes credos se uniram, em uma  Celebração da Liberdade Religiosa: Brasil uma voz para o mundo, realizada na Mesquita Brasil, em São Paulo, na quarta-feira, dia 29 de abril, em torno de um só objetivo: A Defesa do Direito à Liberdade Religiosa.

Sentado à mesa junto com diversos representantes religiosos, Élder D. Todd Christofferson, membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foi o primeiro orador da noite. Feliz por participar de um evento desta magnitude no Brasil - País líder no que se refere à questão, e com um português impecável, ele falou sobre os princípios básicos da liberdade religiosa e da necessidade de vigilância e de cooperação para preservá-la. "Estar neste encontro que congrega muçulmanos, católicos, adventistas, judeus, evangélicos, mórmons, espíritas, pessoas que não professam qualquer religião, entre muitos outros, sem dúvida, o simples fato de nos reunirmos neste contexto singular é um poderoso símbolo por si só".

O evento contou com a presença de outros líderes eclesiásticos da Igreja de Jesus Cristo, entre eles, Élder Élder L. Whitney Clayton, da Presidência dos Setenta, Élder Cláudio R. M. Costa, Presidente da Área Brasil, Élder Jairo Mazzagardi, 1º Conselheiro da Área Brasil, Élder Marcos Aidukaitis, 2º Conselheiro da Área Brasil e Bispo Gérald Caussé, 1º Conselheiro no Bispado Presidente, todos acompanhados das esposas.

Élder Costa comentou sobre a Celebração: "Este evento é muito importante porque demonstra que somos todos irmãos e irmãs e que nós celebramos a bênção de ser livre para seguir a religião que escolher".

Além de aproximar pessoas de diferentes religiões, reduzir o preconceito e a intolerância, no encontro foi possível destacar, segundo pesquisas feitas pelo Centro de Pesquisas Pew (Pew Research, dos EUA), que as restrições governamentais e hostilidades sociais impostas no campo da prática religiosa estabelecem, de forma sutil, barreiras que impedem o desenvolvimento econômico de um País.

Felizmente, de acordo com dados apresentados, o Brasil não se enquadra nesta triste realidade, uma vez que lidera o ranking de País, entre os 25 mais populosos do mundo, que mais respeita o direito à liberdade de crença, conforme prevê a Constituição de 1988. Todavia, não significa que não há resistência religiosa no País.  

Ao recordar que recentemente o vice-presidente da República, Michel Temer recebeu uma comitiva em seu gabinete tratando do assunto e, a partir daí, se tornou um defensor do tema, Elder Christofferson citou Mateus 5:14-16, e destacou: "Líderes governamentais e estimados colegas - o mundo precisa que a luz do Brasil brilhe longa e intensamente. Nesta noite celebramos o que essa visão pode se tornar".

Protagonistas deste grande momento tão aguardado, Dra. Damaris de Moura Kuo, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Ricardo Leite, presidente da Associação pela Liberdade Religiosa Brasil, Briam Grim, presidente da Fundação de Liberdade Religiosa e Negócios Mundial; Deputado Moroni Torgan, Carlos Wizard Martins, presidente da rede Mundo Verde e o Sheikh Dr. Abdelhamid Metwally, anfitrião e principal líder religioso da mesquita mais antiga da América Latina, expuseram suas preocupações e sentimentos com relação ao assunto.

No decorrer de sua fala, Élder Christofferson enfatizou: "Felicito o Brasil por esta distinção significativa. Encorajo-vos a agarrar-se as liberdades e liderar corajosamente a promoção da liberdade religiosa no cenário mundial. A necessidade de proteger e preservar a liberdade religiosa, de forma justa e equilibrada, que também protege os direitos fundamentais dos outros é aguda".

O Deputado Moroni Torgan esteve presente e anunciou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa, na Câmara dos Deputados. “Essa frente tem a missão de proteger esse Direito Fundamental da Sociedade”. A necessidade de vigilância e de Cooperação para resistir ameaças à liberdade religiosa é um tema muito atual.  Apesar dos benefícios econômicos, cívicos e públicos da liberdade religiosa, estatísticas preocupantes do Centro de Pesquisas Pew mostram que em 2013 cerca de 5,5 bilhões de pessoas - 77% da população do mundo - viviam em países com restrições altas ou muito altas à liberdade religiosa.

Elder Christofferson concluiu sua fala com um apelo para as pessoas de várias crenças, em trabalhar juntas para proteger a liberdade religiosa: "Que possamos buscar a paz, trabalhando em conjunto para preservar e proteger a liberdade de todos, de manter e manifestar uma religião ou crença da sua escolha, seja individualmente ou em comunidade com outros, em casa ou no exterior, em público ou privado, na adoração, observância, prática e ensino".

A parceria e espírito de cordialidade chamou atenção de todos. Desde os primeiros passos contando do planejamento inicial até o ápice do evento, tudo foi organizado e trabalhado em conjunto. Isso ficou nítido em cada minuto, no olhar das pessoas, nas falas, nos cumprimentos, nas interpretações de números musicais apresentados pelas cantoras líricas Roberta Pavanello, Liriel Domiciano e o cantor Jorge Durian. O público, formado por cerca de 700 pessoas, que prestigiou a celebração saiu encantado e por fim, com esperança de dias melhores.

Leia o discurso completo do Elder Christofferson aqui.

Profissionais de veículos de comunicação com grande audiência no País, como Band TV, SBT, Rádio e Tv BandNews, Revista Veja SP, cobriram o evento.

Matérias relacionadas (clique no link para ver a matéria):
 
•  Mormon Newsroom (site mundial de notícias da igreja)

•  SBT

•  BandNews TV

•  Site VerboNet

•  Site da OAB/SP

•  Rede Século 21

•  Veja SP (Vejinha)

•  A12 Notícias

•  Maxpress
 
Texto: Janete Monteiro Garcia e Nei Garcia – Assuntos Públicos Brasil
Fotos de Divulgação do Evento – Assuntos Públicos e Publishing Department
Publicações – Fabio Nascimento – Assuntos Públicos Brasil

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.