Comunicado de Imprensa

Ajuda Humanitária doa 529 cadeiras de Rodas no Amapá

Ação de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias beneficia o Amapá

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias deu início no dia 15 de março a doação de 529 Cadeiras de Rodas através do Programa de Ajuda Humanitária e em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amapá (COSEMS/AP). O projeto é histórico e faz parte do programa que a Igreja de Jesus Cristo desenvolve no mundo. Nos últimos quatro anos, em Macapá e região, foram doadas por volta de mil cadeiras de rodas.

No Brasil, a iniciativa é gerenciada e coordenada junto às estacas pelo Departamento de Bem-Estar. Normalmente, o especialista de bem-estar da estaca está envolvido em todas as etapas da ação. O Conselho de Assuntos Públicos, sob a direção do sacerdócio, dá total apoio realizando os contatos governamentais no trabalho junto à mídia e na organização e realização da cerimônia de entrega das cadeiras.

Em Macapá, numa importante etapa da ação - quando as pessoas são pré-candidatas a receberem a doação - o trabalho foi muito bem coordenado. Pois cada portador de necessidade especial passa por uma avaliação técnica – com fisioterapeuta. No estado, o trabalho foi realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde. Essa etapa é fundamental, pelo fato de que a cadeira é fabricada de acordo com o peso e tamanho de cada um. As doações serão realizadas em cada  município.

A logística do trabalho é grande, uma vez que as cadeiras são nominais – curioso que elas saem do fabricante já personalizadas. “A cadeira tem seu nome e é pré-definida para uma pessoa. Isso é exemplar”, comentou o jornalista e delegado Dr. Ericlaudio.

Assista o vídeo:


Divulgação na Mídia

Todo o trabalho de divulgação do projeto ocorreu dois dias antes da entrega. Sob a direção do Presidente Rodrigo Jansen, da Estaca Macapá, representantes de Assuntos Públicos, visitaram e concederam entrevistas em vários veículos de comunicação, entre eles, destacamos: TV Globo, TV Band, TV Tucuju – REDETV;  Rádio 102 FM – Programa do GB; Rádio Difusora; Canal 24; Diário do Amapá, Portal G1 entre outros – (veja fotos em anexo).

A doação tem como objetivo proporcionar maior autonomia, inclusão social, mobilidade, alívio e autossuficiência às famílias e pessoas assistidas pelo programa. Todos os órgãos de comunicação deram muita atenção ao assunto e divulgaram a notícia em diversos horários, em programas ao vivo e gravados.

•    http://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/principal/geral/item/10414-igreja-fara-doacao-de-529-cadeiras-de-rodas

•    http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/03/mais-de-520-portadores-de-deficiencia-fisica-vao-receber-cadeiras-de-rodas.html

•    http://www.portalpcdonline.com.br/2014/03/igreja-fara-doacao-das-cadeiras-pessoas.html#.Uyh_IKhdXSg

•    http://www.passeiaki.com/noticias/520-portadores-deficiencia-fisica-vao-receber-cadeiras-rodas


Cerimônia de Entrega das Cadeiras

A cerimônia de entrega foi realizada na capela da Igreja de Jesus Cristo e contou com a presença de várias autoridades eclesiásticas e governamentais, podemos destacar: Sr. Gilvano Moraes, secretário da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (SEMAT); Sra. Ariane Luna, da Coordenadoria Municipal de Acessibilidade; Sr. Joelson Rogério, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condeap); Dorinaldo Malafaia, secretário de Saúde de Macapá, assim como do Dr. Ericlaudio, jornalista, apresentador de TV e delegado da Polícia Civil.

Assista vídeo com depoimento:

 

A entrega das cadeiras de rodas foi memorável e envolveu todos com alegria no dar e receber. Podia-se ver sorrisos e olhos marejados. Um exemplo prático foi dado pela senhora Maria Estrão, que foi com seu filho especial, Natanael Estrão, para receber a cadeira de rodas. Com choro e carregada de emoção respondeu à repórter da TV Globo – que essa é a primeira cadeira de rodas que o filho recebeu na vida. “Foram 18 anos desejando uma cadeira de rodas”, comentou emocionada. As pessoas estavam felizes e gratas por essa iniciativa que foi proporcionada pela Igreja de Jesus Cristo.

Durante a cerimônia as autoridades que faziam a composição da mesa tiveram a oportunidade de falar sobre a importância de ajudar ao próximo. O presidente da Estaca Macapá, Rodrigo Jansen disse aos presentes: “A Igreja de Jesus Cristo é amiga da comunidade. Nossos corações se alegram nessa manhã, pois estamos a serviço de Deus”.

As doações agora serão levadas a efeito nas outras cidades. “Esse projeto nos mostra o amor do Salvador por seus filhos. Sou grato por estar aqui”, finalizou presidente Jansen.

Fonte: Conselho de Assuntos Públicos Estaca Macapá – Kleber Sainz e Michele Sá
Foto e Produção Vídeos – Nei Garcia

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.