Comunicado de Imprensa

A Igreja relembra afirmações de Joseph Smith sobre liberdade religiosa, pluralismo

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem uma posição neutra no que diz respeito a partidos políticos e campanhas eleitorais. No entanto, não tem uma posição neutra em relação à liberdade religiosa. As declarações de Joseph Smith de 1841 a 1843 são consistentes com a posição atual da Igreja:

Se já foi demonstrado que eu estaria disposto a morrer por um “Mórmon”, tenho a ousadia de declarar perante o Céu que estou igualmente disposto a morrer em defesa dos direitos de um Presbiteriano, Batista, ou de um homem bom de qualquer outra denominação religiosa; pois o mesmo princípio que pisasse os direitos dos Santos dos Últimos Dias iria pisar os direitos dos Católicos Romanos, ou de qualquer outra denominação que possa ser impopular e demasiado fraca para se defender por si mesma. É o amor pela liberdade que inspira a minha alma - liberdade civil e religiosa para a totalidade da raça humana.

— Joseph Smith, 1843

Seja ordenado pela Câmara Municipal da Cidade de Nauvoo, que Católicos, Presbiterianos, Metodistas, Santos dos Últimos Dias, Quakers, Episcopais, Universalistas, Unitaristas, Muçulmanos e qualquer outra seita e denominação religiosa, seja ela qual for, serão livremente tolerados e terão privilégios iguais nesta cidade...

— Decreto Municipal em Relação às Sociedades Religiosas, Cidade de Nauvoo, [Illinois], Estados Unidos da América, sede de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 01 de março de 1841

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.