Comunicado de Imprensa

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil, na Região Amazônica

Os primeiros santos dos últimos dias conhecidos no Brasil foram duas famílias alemãs que imigraram para o Brasil –– uma em 1913 e a outra em 1923. Durante as décadas que se seguiram, outros se filiaram à Igreja e a primeira congregação foi organizada em Joinville em 1930.

No final dos anos 1950, o número de membros da Igreja totalizava 3.700. Hoje, mais de 1,1 milhão de santos dos últimos dias moram no Brasil, membros de 1.925 congregações por todo o país.

A história da Igreja na região Amazônica do Brasil remonta à chegada dos primeiros membros da Igreja em 1967. Naquele tempo, a expansão industrial e o crescimento da cidade de Manaus desencadearam uma busca por mão de obra qualificada em todo o Brasil. Muitos trabalhadores de todas as partes do país vieram para Manaus, inclusive alguns santos dos últimos dias de outras regiões do Brasil.

Em 1978 foi organizada a primeira congregação de santos dos últimos dias em Manaus. O crescimento contínuo levou à organização da primeira estaca – um grupo de congregações, semelhante a uma diocese – em 1988.

Os membros da Igreja em Manaus têm um legado de muito tempo de devoção aos templos – Casas do Senhor onde participam de cerimônias sagradas e fazem promessas especiais a Deus. Com enorme custo e sacrifício, durante tempos de dificuldade econômica para os brasileiros, muitos dos primeiros santos dos últimos dias de Manaus viajavam longas distâncias para receber as bênçãos do templo. Essas eram viagens árduas que levavam quinze dias de ida e volta – sete dias de barco e oito dias de ônibus.

Essas viagens de fé instilaram no coração de muitos santos dos últimos dias de Manaus a esperança de que um dia teriam um templo em sua cidade. Em maio de 2007 os membros se alegraram imensamente quando foi anunciado pela Primeira Presidência – o mais alto corpo governante da Igreja – que um templo seria construído em Manaus. Ao ouvir esse anúncio, muitos choraram. Outros expressaram gratidão por meio de oração e jejum.

O Templo de Manaus Brasil é o 138º templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no mundo e o sexto no Brasil. O primeiro templo foi construído em São Paulo e dedicado em 1978. Os outros estão localizados em Recife, Porto Alegre, Campinas, Curitiba e há um templo em construção em Fortaleza.

O número de santos dos últimos dias e as congregações têm crescido significativamente em Manaus e nas regiões circunvizinhas. Hoje, aproximadamente 40.000 membros da Igreja dessa área reúnem-se em 80 congregações para aprender a seguir melhor os ensinamentos de Jesus Cristo e participar de atividades que fortalecem as famílias e auxiliam a comunidade.

O Templo de Manaus Brasil abrirá as portas para visitação pública de sexta-feira, 18 de maio, a sábado, 2 de junho. Não haverá visitação às segundas-feiras à noite e aos domingos. O templo será dedicado em três sessões especiais no domingo, 10 de junho de 2012.

Vista exterior frontal 2

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.