Comunicado de Imprensa

155º Fórum de Liberdade Religiosa convida o público à ação

Representante da Igreja de Jesus Cristo participa de mesa de debate sobre Liberdade Religiosa e destaca necessidade de atitudes diárias de tolerância

 

A noite do último sábado, 10 de novembro, foi marcante para a promoção e defesa da Liberdade Religiosa. O 155º Fórum de Liberdade Religiosa promovido pela ABLIRC (Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania), no Colégio Adventista de Santo André, contou com a presença de representantes do segmento incluindo Dra. Damaris Moura Kuo, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (SP) e deputada estadual eleita por São Paulo; Sheik Jihad Hassan Hammadeh, teólogo muçulmano brasileiro, historiador, cientista social e palestrante, professor Ricardo Rossetti, vice presidente da ABLIRC, que conduziu os trabalhos; o jornalista Nei Garcia, diretor de Assuntos Públicos e Relações Governamentais de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; e anfitrião do evento, o pastor Heber Ferreira Oliveira, da Associação Paulista Sudeste da Igreja Adventista.

Aos poucos o auditório do colégio ficou lotado de convidados interessados em compreender melhor a respeito do assunto, bem como apoiar a causa. O professor Ricardo fez a abertura lendo a conhecida Oração de São Francisco — que traz como mensagem principal o amor e o perdão. O primeiro palestrante foi Nei Garcia, que de maneira didática apresentou números alarmantes referentes à intolerância religiosa no mundo. Atualmente segundo o jornalista, mais de 75% da população mundial vive constante ameaça aos direitos de liberdade religiosa trazendo como efeito regiões com altas e muito altas restrições a tais liberdades. "Convido todos aqui para a ação iniciando com atitudes diárias que envolvem todos — do individual ao coletivo", destacou Nei Garcia. Dentre as ações recomentadas estão: estender a mão ao próximo e respeitar a crença dos outros.  

O Sheik Hassan disse que a liberdade religiosa depende da justiça e do respeito. "Se propagarmos princípios como estes, eles resultarão na tolerância". A última oradora da noite, Dra. Damaris, respondeu a perguntas feitas pelo público e explicou a diferença entre Religião e Liberdade Religiosa. Falou da "Constituição Cidadã de 1988" e ensino religioso, destacando a necessidade de se ensinar nas escolas preceitos como cidadania e civismo. Contou que sentiu-se emocionada ao ouvir o filho cantar o Hino da Independência do Brasil que aprendeu no colégio, e acompanhada dos presentes, entoou parte do refrão. Concluiu sua participação dizendo que "atualmente o maior desafio é conviver com quem pensa diferente, e nossos esforços devem ser voltados nesse sentido, ampliando inclusive o diálogo com entidades defensoras deste direito".       

O evento foi abrilhantado com apresentações musicais da Família Amorin e da cantora adventista Laura Morena. Na ocasião foram entregues medalhas "Paladino da Liberdade", para convidados que atuam em prol do tema, como o jornalista e Diretor Associado de Assuntos Públicos, Thiago Quirino.

Texto: Janete Monteiro Garcia - Jornalista Voluntária no Departamento de Assuntos Públicos da Área Brasil

Fotos: Janete Monteiro Garcia e Thiago Quirino

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.