SALA DE IMPRENSA Blog

Três das mensagens mais incríveis de Elder Richard G. Scott

Elder Richard Scott faleceu na manhã de 22 de setembro de 2015, aos 86 anos de idade. Entre os muitos discursos maravilhosos e inspiradores, e seu exemplo como discípulo de Jesus Cristo e testemunha especial de Sua Expiação, ele também foi um cientista e artista que considerava sua esposa e sua família como as coisas mais importantes em sua vida.

De todos os ensinamentos dos quais ele pacífica e destemidamente defendeu, três foram marcantes para a construção da eternidade das famílias da Igreja.

1. As bênçãos do casamento no templo

Elder Richard G. Scott sempre falou abertamente com muito amor de sua esposa Jeanene e de seus sete filhos em vários discursos e ocasiões. O casamento eterno, realizado pela autoridade seladora nos templos, sempre esteve presente em seus discursos, tamanha a importância para o futuro eterno das famílias. Um dos trechos mais importantes de sua mensagem sobre o casamento foi seu discurso na Conferência Geral de Abril de 2011, “As Bênçãos Eternas do Casamento”:

“Se você é um jovem em idade adequada e não está casado, não perca tempo em atividades inúteis. Siga em frente na vida e concentre-se em casar-se. Não fique à toa nesse período da vida. Rapazes, sirvam uma missão digna. Depois, faça com que sua mais alta prioridade seja encontrar uma digna companheira eterna. Quando achar que está desenvolvendo interesse por uma jovem, mostre-lhe que você é uma pessoa excepcional que ela acharia interessante conhecer melhor. Leve-a para lugares que valem a pena. Mostre uma certa criatividade. Se quer ter uma esposa maravilhosa, você tem de fazê-la ver em você um homem maravilhoso e um marido em perspectiva. (...)

Sinto pena de todo homem que ainda não tomou a decisão de buscar uma companheira eterna e dói-me o coração de pensar nas irmãs que não tiveram a oportunidade de se casar. Algumas de vocês podem sentir-se solitárias e pouco valorizadas e talvez não consigam ver como lhes será possível terem as bênçãos do casamento e de filhos, ou sua própria família. Tudo é possível para o Senhor, e Ele cumpre as promessas que inspira Seus profetas a declarar. A eternidade é um longo tempo. Tenham fé nessas promessas e vivam de modo a serem dignas delas, para que a Seu tempo o Senhor as possa tornar realidade em sua vida. Com certeza, vocês receberão todas as bênçãos prometidas das quais forem dignas.”

2. O poder das escrituras sagradas

Elder Scott amava as escrituras e compartilhou seu testemunho a respeito delas muitas vezes. Em um de seus discursos, proferido na Conferência Geral de Outubro de 2011, “O Poder das Escrituras”, ele disse:

“Nosso Pai Celestial sabia que, para efetuar o progresso desejado em nossa provação mortal, teríamos de enfrentar desafios difíceis. Alguns desses desafios seriam quase insuperáveis. Ele providenciou as ferramentas para ajudar-nos a ser bem-sucedidos em nossa provação mortal. Uma dessas ferramentas são as escrituras. (…)

Ponderar uma passagem de escritura pode ser a chave para desbloquear a revelação, bem como a orientação e a inspiração do Espírito Santo. As escrituras podem acalmar uma alma agitada, dando-nos paz, esperança e a renovação da confiança em nossa própria capacidade de superar os desafios da vida. Elas têm o grande poder de curar problemas emocionais, quando há fé no Salvador. Elas podem acelerar a cura física. (…) Que cada um de nós possa valer-se da riqueza de bênçãos que resultam do estudo das escrituras.”

3. A necessidade da Expiação de Jesus Cristo em nossas vidas

Elder Scott também foi uma testemunha poderosa sobre a Expiação de Jesus Cristo, sobre o poder da retidão, da fé e do arrependimento, libertando-nos dos fardos pesados e seguindo o exemplo do Salvador. Um dos trechos mais marcantes de sua mensagem sobre a Expiação foi seu discurso na Conferência Geral de Outubro de 1998, “O Poder da Retidão”:

“Abençoe continuamente sua vida com o poder da retidão. Ela desenvolve confiança. Ela gera segurança. Ela produz realizações duradouras e dignas. Ser reto significa buscar, com firmeza, ser obediente aos mandamentos de Deus. É ser limpo em pensamentos e ações. É ser honesto e justo. A retidão é demonstrada mais em atos do que em palavras. Uma vida reta exige disciplina. A disciplina é a característica que lhe dará a força para evitar que você deixe de lado aquilo que mais se deseja na vida em troca de algo que se deseje apenas no exato momento. É uma amiga e não um malvado feitor que torna sua vida infeliz. É mais fácil adquirir-se disciplina quando ela está baseada na fé em Jesus Cristo; quando ela é nutrida por uma compreensão de Seus ensinamentos e do plano de felicidade.”

Sobre este tema, ele também foi incisivo em sua mensagem no discurso “Força pessoal por Meio da Expiação de Jesus Cristo”:

“Na vida de cada um de nós, há momentos em que fazemos escolhas erradas. Todos necessitamos desesperadamente do poder redentor da Expiação de Jesus Cristo. Todos nós precisamos nos arrepender de todo tipo de rebelião. “Pois eu, o Senhor, não posso encarar o pecado com o mínimo grau de tolerância.” Ele não pode fazer isso porque sabe o que é preciso para nos tornarmos semelhantes a Ele. (...) O primeiro passo deve ser o arrependimento sincero, total e completo. Por meio da Expiação de Jesus Cristo, cada um de nós pode tornar-se puro, e o fardo de nossa rebelião será aliviado. Lembrem-se, o arrependimento não é um castigo. É o caminho cheio de esperanças para um futuro mais glorioso.”

A mensagem principal dos ensinamentos de Elder Richard G. Scott focava na esperança do arrependimento e testemunho da Expiação de Cristo, e seu exemplo como marido e pai pode nos exemplificar que todos nós somos amados pelo Pai Celestial e podemos direcionar nossa vida e nossas famílias à eternidade, dia após dia.

Pesquisar o Blog

A respeito de: Este blogue é gerido e escrito pela equipa do Departamento de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem ser necessariamente vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja, em Portugal e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação de Guia de Estilo: Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.