SALA DE IMPRENSA Blog

Sociedade de advogados tem servido a comunidade no Brasil

NORTHEAST   Annual Dinner Chapter Chair
No outono de 1988, na Brigham Young University – BYU, um grupo de advogados representando várias regiões importantes dos Estados Unidos organizaram formalmente a J. Reuben Clark Law Society (www.jrcls.org), que atualmente é uma organização internacional profissional.

A J. Reuben Clark Law Society – JRCLS - possui hoje mais de 12.000 associados ao redor do mundo, e está alicerçada sob um princípio fundamental, qual seja, encorajar elevados padrões morais e profissionais em toda carreira jurídica.

Os associados da JRCLS são organizados em Capítulos distribuídos nos cinco continentes, de acordo com o local em que vivem. No Brasil temos os seguintes capítulos: o CAPÍTULO SÃO PAULO, que foi organizado em 14/JUL/2002; O CAPÍTULO NORDESTE, estabelecido em 26/OUT/2012; e, o mais recente, CAPÍTULO CURITIBA, instituído em 01/MAI/2014. O CAPÍTULO NORDESTE já é a maior seção em número de membros da América Latina e este número continua crescendo com regularidade.

NORTHEAST   Board of Directors 2 1
Os membros são Advogados ou graduados em Faculdade de Direito que apoiam a missão desta Sociedade, qual seja: “Nós afirmamos a força trazida com a lei por um advogado que tenha uma convicção religiosa pessoal. Nós nos esforçamos por meio de prestar serviços públicos e com excelência profissional para promover a justiça e a virtude fundada no Estado de Direito”. NÃO HÁ taxa de adesão para ser um associado ou pagamento de anuidade, e podem incluir estudantes de Direito e outros membros associados. NÃO HÁ nenhuma exigência quanto à preferência religiosa, ter uma inscrição ativa na OAB ou ter frequentado a Faculdade de Direito J. Reuben Clark. Ou seja, a graduação em uma Faculdade de Direito e o apoio da missão acima transcrita são os únicos requisitos para a adesão.

Os trabalhos que são executados pelos associados da J. Reuben Clark Law Society – JRCLS, são todos voluntários e objetivam auxiliar juridicamente aos cidadãos, seja em palestras ou em prática legal, a importância de se ter uma crença religiosa para verdadeiramente enraizar os valores éticos de um profissional em Direito. Portanto, como se tratam de atividades pro bono, o CAPÍTULO NORDESTE, em média, realiza quatro eventos anuais para alicerçar estes princípios, haja vista que os associados devem continuar desempenhando normalmente seus labores diários, o que proporciona a muitas pessoas pobres, e que vivem completamente à margem da sociedade, a terem o constitucional acesso ao Direito.

NORTHEAST   Elderly   ILPI 1
Dentre todos os projetos de assistência jurídica voluntária que foram realizados, um que pode ser destacado foi a prestada aos cerca de 80 idosos que vivem na ILPI – Santa Rita de Cássia (INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE IDOSOS), em Paulista/PE, haja vista que eles são todos carentes e não têm condições de assumir a contratação de honorários advocatícios. Esse histórico projeto foi realizado em parceria com o MINISTÉRIO PÚBLICO do Estado de Pernambuco, através da 3ª. Promotoria de Justiça da Cidadania de Paulista.

Posteriormente, foram tomadas várias medidas pelo Ministério Público em decorrência dos fortes indícios de crimes contra os idosos que foram conhecidos em decorrência direta do trabalho dos advogados associados à JRCLS.

NORTHEAST   Annual Dinner Attendance 1
O trabalho prestado para os Idosos proporcionou no dia 06/AGO/2014 uma homenagem formal do Ministério Público de Pernambuco, em Recife/PE, ao CAPÍTULO NORDESTE e uma anotação funcional de louvor à Promotora de Justiça que estava organizando o projeto de parceria legal. O CAPÍTULO NORDESTE também recebeu no dia 03/OUT/2014, em Aspen Grove, Utah, nos EUA, uma premiação chamada de “Outstanding Chapter Award”, que é a maior honraria concedida pela JRCLS a suas unidades afiliadas, onde foi o único Capítulo fora dos Estados Unidos a receber este prêmio de excelência em 2014.

Advogados e estudantes de direito que desejarem se filiar à JRCLS ou saber mais detalhes, podem escrever para aroldo@barretocavalcante.com.br

Texto: Aroldo Cavalcante - Advogado, Presidente da J. Reuben Clak Law Society - Capítulo Nordeste, e Presidente da Estaca Recife Boa Viagem.

Pesquisar o Blog

A respeito de: Este blogue é gerido e escrito pela equipa do Departamento de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem ser necessariamente vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja, em Portugal e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação de Guia de Estilo: Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.