IMG_6364.jpg
Comunicado de Imprensa

Sete Brasileiros participam de Simpósio de Direito e Liberdade Religiosa da BYU

No dia 2 de outubro, domingo, ocorreu em Provo, na Universidade Brigham Young, na Faculdade de Direito, a Sessão de Abertura da 23ª Simpósio Internacional Anual de Direito e Liberdade Religiosa. A cada ano, cerca de 100 convidados de mais de 40 países participam deste evento que já tornou-se tradicional e consta como um dos principais eventos mundiais  de simpósios ligados ao tema.  A sessão plenária inicial teve como destaque, o discurso do Professor Heiner Bielefeldt, que atualmente serve como o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Liberdade de Religião ou Crença. Durante o encontro, o Professor W. Cole Durham, Jr. presenteou o palestrante com o título de honra “Valores de Serviço”, por suas excelentes contribuições para o campo da liberdade de liberdade religiosa em todo o mundo.

Este ano, o Brasil contou com a participação de sete brasileiros que se destacam pelos trabalhos realizados em todo o país. Padre Marcus Barbosa, representante da Confederação Nacional de Bispos do Brasil, (CNBB), da Igreja Católica e responsável pelo diálogo ecumênico e inter-religioso; Pastor Hélio Carnassale, Diretor de Assuntos Públicos Liberdade Religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para a América Latina. Em sua função atual, ele dirige o trabalho em oito países: Argentina, Bolívia, Brasil, ; Professor Rodrigo Vitorino, da Universidade Federal de Uberlândia; Professor Alexandre Brasil, Presbiteriano e Professor de Sociologia da Universidade do Rio de Janeiro, com pós-doutorado na Universidade de Barcelona; Dr. Odacyr Prigol, membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional Paraná e membro e Diretor da Fundação Liberdade Religiosa e Negócios no Brasil; Dr. Aroldo Cavalcante, membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional Pernambuco, Diretor da J. Reuben Clark Law Society para a América do Sul e Setenta de Área, além da Dra Daniela Araújo, advogada dos Escritórios da Cerqueira Leite, pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas e também pós-graduada em Leis Públicas pela Universidade Católica de Minas Gerais.

O formato do Simpósio destaca-se por realizações de painéis e sessões plenárias. Os brasileiros tiveram participação ativa ao longo das reuniões. Na manhã da segunda, dia 3 de outubro, por exemplo, o Pastor Hélio Carnassale, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, participou de um painel juntamente com o Arcebispo de Arequipa, Javier Del Rio, Sr. Simon McCrossan, representante das alianças Evangélicas do Reino Unido, entre outros. Pastor Carnassale deu uma ampla visão do panorama da Liberdade Religiosa no Brasil. Já os demais representantes brasileiros, num painel moderado pelo Dr. Odacyr Prigol, apresentaram-se na terça-feira, dia 4 de outubro, num painel exclusivo para tratar dos assuntos do Brasil. Professores, estudantes e representantes de outros países da América Latina participaram dessa sessão. Douglas McAlister, Assessor Legal da Igreja no Brasil e representantes do Departamento de Assuntos Públicos da Área, acompanharam os convidados durante todo o evento.   

 

Ao longo dos dias de reuniões, explanações e discussões, várias atividades são levadas a efeito incluindo jantares culturais, apresentações de grupos da Universidade de Brigham Young (BYU) e visitas. Um momento especial, que sempre deixa os participantes muito tocados, é a participação da Sessão de Domingo de manhã da Conferência Geral, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, quando todos convidados assistem ao Coro do Tabernáculo Mórmon e têm a oportunidade de ouvirem os líderes mundiais da Igreja. A delegação brasileira participou atentamente da Conferência e ao final o espírito era um só, de gratidão. Os outros dois pontos de destaque do evento ocorrem no último dia, quando já em Salt Lake City, os convidados visitam o Centro de Ajuda Humanitária da Igreja e a Praça do Templo. Ali, acompanhados pela missionárias brasileiras, conhecem mais sobre a História dos Pioneiros Mórmons, que colonizaram o estado de Utah. No encerramento do evento, todos participaram de um almoço com as Autoridade Gerais da Igreja, entre eles, Setentas, Membros do Quórum dos Doze Apóstolos e da Primeira Presidência. Nesta ocasião, junto à delegação brasileira estavam, Élder Richard J. Maynes , membro da Presidência dos Setenta e Élder Claudio R. M. Costa, Presidente da Área Brasil. Na mesma ocasião, todos assistiram uma apresentação musical produzida por jovens estudantes da BYU.

Os brasileiros tiveram ainda a oportunidade de conversar com alguns líderes mundiais, tais como Presidente Dieter F. Uchtdorf, 2º conselheiro da Primeira Presidência, que foi apresentado aos convidados por Élder Claudio Costa, assim como o Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, Élder Russell M. Nelson e o Presidente Élder L. Whitney Clayton, da Presidência dos Setentas. Todos agradeceram a equipe do Brasil pelos esforços realizados em prol da Defesa do Direito à Liberdade Religiosa. Cada um recebeu um kit com folhetos, informações sobre Ajuda Humanitária no Brasil e um CD do Coro do Tabernáculo Mórmon.

Texto e Fotos – Departamento de Assuntos Públicos Brasil     

Contribuição em algumas fotos – Alex Alton

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.