PVF_BR-01.jpg
Comunicado de Imprensa

“Prêmio Valores Familiares e Comunitários” homenageia mil pessoas e instituições no Brasil

Mais de 150 eventos celebraram ações, projetos e pessoas que atuam na promoção da paz social, dos valores familiares e no bem-estar das famílias

Em todo o Brasil, nos últimos dois meses, foram homenageadas mais de mil pessoas e instituições que em centenas de cidades desenvolvem ações com o objetivo de promover a paz social e o fortalecimento dos valores familiares. A ideia dessa iniciativa foi, por meio deste reconhecimento público, agradecer os esforços, atitudes e ações que diversos grupos da sociedade tem realizado com esforço e muita dedicação ao longo de vários anos na maioria dos casos. Representantes da sociedade entre políticos, empresários, religiosos, defensores da Liberdade Religiosa, jornalistas e outros – foram homenageados e receberam a Comenda - “Prêmio Valores Familiares e Comunitários 2016” –. O Programa foi desenvolvido, pelo segundo ano consecutivo, por amigos e membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Na capital paulista, por exemplo, diversos eventos ocorreram no mês de setembro. Um deles foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo. Na ocasião, a Sessão Solene foi presidida pelo vereador Celso Jatene e contou com a presença de mais de 150 pessoas. Cerca de 15 personalidades foram homenageadas. Presidente Cesar Milder, líder eclesiástico da Igreja mencionou em sua fala e ainda em entrevista para a TV Câmara após agradecer a todos os vereadores: “Esta Casa de Leis dá o exemplo. Promover e defender os valores familiares é olhar para o futuro da nação. Hoje temos brasileiros e brasileiras aqui que dedicam suas vidas em prol do próximo. Homenagear essas pessoas e instituições é nosso dever”. Na cerimônia, além de prestar homenagem, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recebeu um reconhecimento pelos 15 anos do Programa Mãos que Ajudam – que em todo o país já beneficiou milhões de pessoas e instituições. Durante a cerimônia, vídeos sobre o Mãos que Ajudam e a Igreja foram apresentados.

Na região de Camaçari, Bahia, a cerimônia aconteceu na cidade de Dias D’Ávila, na oportunidade duas importantes instituições foram reconhecidas por meio de seus representantes. A Sra Marize Lima, presidente da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – esteve presente com toda sua família ao evento. Assim como o Pastor Geraldo Magela, que é o responsável pelo instituição Desafio Jovem Peniel, da Igreja Batista Peniel. Ambos realizam um trabalho exemplar na região. A APAE luta pela educação inclusiva. O programa Desafio Jovem Peniel já atendeu mais de 10 mil pessoas com a missão de reintegrá-los à sociedade. A sra. Marize estava muito emocionada. Fez questão de falar e agradecer e ainda citou: “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união" Salmos 133:1

No norte do Brasil, na região de Castanhal, a iniciativa homenageou a irmã Norberta, que como líder na Igreja Católica desenvolve um projeto de valor singular que há mais de 20 anos distribui sopa e realiza outros tipos de serviços de saúde para moradores de rua e desabrigados. São cerca de 300 atendimentos por dia. Também na cidade, a pedagoga e assistente social Sra. Zaine José Amaro foi reconhecida pelo trabalho realizado à frente do Projeto APEL – Aprendizagem Esporte e Lazer que em 13 anos tem beneficiado cerca de 88 famílias e 148 crianças. Em Óbidos, também no Pará, o projeto foi marcante e contou com a presença de diversos formadores de opinião pública, incluindo equipe da TV Bandeirantes.

Em Manaus, as premiações e homenagens aconteceram após um dia intenso de atividades denominadas - “Dia de Descoberta Familiar”. Foi um dia em que todos os participantes aprenderam mais sobre como podem preparar sua História Familiar Com atividades simultâneas como oficinas e cinema para as crianças. O evento foi encerrado com o Prêmio Valores Familiares 2016, foram homenageados pessoas da comunidade que buscam preservar memória de suas famílias, genealogias, brasões, cultivar valores e tradições familiares.

 

Ao viajar pelo Brasil e conhecer mais sobre estes eventos nota-se que a iniciativa aconteceu nos quatro cantos da nação. Em Santa Catarina, na região de Joinville, a segunda edição do Prêmio Valores Familiares e Comunitários homenageou oito organizações, entre elas:  Empresa Brasileira de Compressores (Embraco); Rotary Club, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT-SC), Serviço Social do Comércio - SESC, Associação Amigos de Araquari (AAMA), Jesus Alimento Certo, Associação Beneficente de Assistência Aos Surdos em Joinville (IJAS) e Instituto Moriá. A cerimônia contou com apresentação do coral composto por membros da Igreja de Jesus Cristo. Eloir Gidion, Diretor Regional do Sistema Brasileiro de Televisão - SBT comentou: “É uma honra sermos lembrados e gostaria de agradecê-los e parabenizá-los pelo Mãos que Ajudam. Contem sempre conosco, porque também trabalhamos pela família e comunidade”. O diretor do Rotary Club de Araquari, Rodeber Neuhaus, expressou valores em comum. “Nosso pensamento é fazer o bem sem olhar a quem. Temos muito a fazer, mas estamos no caminho certo”.

O presidente Marco Ramos, líder eclesiástico da Igreja para a região Sul de Joinville, ressaltou a importância da união entre diferentes crenças para o bem da família e comunidade: “É tão bom estarmos unidos em várias religiões aqui para promover o lar e a família. Estamos no mesmo propósito e sabemos que fortalecendo as famílias, teremos uma sociedade mais forte. Obrigado pelo trabalho de todos”. Ainda na região, em Blumenau os indicados ao Prêmio foram Sr. Mário Hildebrandt, Padre João Bachmann, Sra. Karin Zadrozny, do Pró Família e Tatiana Regina Lenzi Alvise, da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Segundo Laura Bastos, uma das organizadoras: “Foi um privilégio recebermos na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Blumenau estas ilustres pessoas que se tornaram mais amigos e grandes parceiros”.

Em Sete Lagoas, Minas Gerais, a premiação contou com a  presença de 427 pessoas e foi um grande evento na cidade. Uma das coordenadoras, Angélica Braz, comentou: “Mesmo dias após a cerimônia eu recebi várias ligações e mensagens. As pessoas só queriam agradecer a oportunidade de terem participado. Foi maravilhoso”. Na cidade, a imprensa deu ampla cobertura ao evento – o Programa Radar – esteve presente. Ao longo da cerimônia um dos momentos marcantes foi a apresentação de um Coral composto por 30 Crianças da Igreja Católica.

Em São Paulo novamente, num evento realizado na região sul, um dos homenageados, o Sr. Álvaro, da Casa de Idosos Alexandre Dahruj, enfatizou em suas palavras: "A caridade não tem cor e não tem religião. Nós mesmos é quem podemos abrir nossos corações para as coisas boas". Em agradecimento ele citou: "Todos precisamos ser regados e adubados para continuar fazendo o bem". A Obra Social São Judas - da Paróquia São Judas Tadeu – também recebeu este reconhecimento.

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a experiência foi marcante. A juíza Dra Katy Braun do Prado foi uma das personalidades que recebeu a outorga. Ela realiza um trabalho de valor singular com crianças na região. Após a cerimônia ela comentou: “Muito obrigada pela homenagem. Deu um fôlego pra eu continuar lutando pela causa das crianças”. O evento foi amplamente divulgado incluindo nos meios de comunicação do Tribunal de Justiça.

Este ano, comemorou-se 21 anos desde que o presidente Gordon B. Hinckley, então, Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias declarou a Proclamação ao Mundo - A Família – no dia 23 de setembro de 1995. Nas linhas finais da declaração lê-se o convite: Conclamamos os cidadãos e governantes responsáveis de todo o mundo a promoverem as medidas designadas para manter e fortalecer a família como a unidade fundamental da sociedade”.

Fonte - Irmã Alcione Vitório, Diretora de assuntos públicos  - Estaca Camaçari Central – Bahia

Angelica Braz – Diretora de Assuntos públicos em Sete Lagoas

Laura Bastos – Diretora de Assuntos Públicos em Itajaí

Brenda Patelli – Diretora de Assuntos Públicos Conselho de Coordenação Cuiabá  

Ariane Oliveira – Diretora de Assuntos Públicos em Manaus

Presidente Nogueira – Estaca Santarém

Departamento de Assuntos Públicos Brasil

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.