SALA DE IMPRENSA Blog

O Uso da Mídia em Família: Ajudando a acelerar o Trabalho de Salvação

A internet é uma das mais poderosas invenções na história do mundo. Com ela é possível que pessoas de todos os lugares compartilhem informação a qualquer hora usando computadores ou aparelhos móveis.

family gathered around computer 415814 wallpaper
De acordo com estatísticas, a internet possui em torno de 3 bilhões de usuários num planeta de 7 bilhões de pessoas. Todos os dias, o Google recebe em torno de 6 bilhões de buscas. Mais 100 horas de vídeos são carregados no YouTube por minuto. Facebook tem mais de 1 bilião de usuários, Google + em torno de 600 milhões, Twitter mais de 260 milhões de pessoas que enviam cerca de 500 milhões de tweets por dia.

Na Semana de Educação da BYU em agosto de 2014, Elder David A. Bednar encorajou todos os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a compartilharem o Evangelho de Jesus Cristo usando a internet. Ele disse:

“Eu os exorto a varrerem a Terra, com mensagens cheias de retidão e verdade — mensagens que sejam autênticas, edificantes e louváveis — e literalmente a varrerem a Terra, como acontece com uma inundação.”

O Manual de Instruções II recentemente foi atualizado incluindo o uso da tecnologia para acelerar a obra, e temos no capítulo 21.1.22:

“Os membros são encorajados a utilizar a Internet para inundar a terra com o testemunho do Salvador e Seu evangelho restaurado.  Eles devem ver blogs,  redes sociais e outras tecnologias da Internet como ferramentas que lhes permitam ampliar sua voz promovendo mensagens de paz, esperança, alegria e fé que acompanham sua fé em Cristo.”

O Manual traz ainda informações e ressalvas quanto à forma correta em compartilhar materiais dos sites oficiais, vídeos, imagens, sempre utilizando as fontes oficiais e indicações do conteúdo utilizado, que pode ser lido na íntegra no Capítulo 21.

Atualmente contamos com diversos tipos de eletrônicos e gadgets que nos proporcionam algumas facilidades neste trabalho. Os jovens e mesmo as crianças possuem uma facilidade incrível com novas tecnologias, então, se a família estiver engajada neste trabalho, juntos poderão varrer a terra com mensagens de fé em nosso Salvador.

Aqui estão 40 dicas para famílias se engajarem a cumprir a exortação de Elder David A. Bednar ao compartilhar o Evangelho on-line:

1.    Fazer um perfil em sites sociais e compartilhar frases, imagens com frases, discursos, vídeos, sempre utilizando links dos sites oficiais.
2.    Fazer um blog onde se publica sempre pequenos artigos chamados “posts” com conteúdo inspirador sobre o Evangelho.
3.    Usar hashtags que consistem do símbolo “#” seguido de palavras-chave ou tópicos do Evangelho. Alguns exemplos são:
•    #Mormon
•    #JesusCristo
•    #LDS
•    #SUD
•    #Cristão
•    #LDSConf
•    #EleÉOPresente
•    #PresMonson etc.
4.    Use termos que as pessoas entendam dentro do contexto conforme feriados, assuntos atuais.
5.    Mantenha conciso e objetivo, inclua comentários pessoais para que as pessoas que você conhece entendam como você se sente a respeito do princípio compartilhado.
6.    Foque em doutrinas básicas, identificando o princípio ensinado. Não é necessário argumentar secularmente, apenas as mensagens básicas do Evangelho.
7.    Estabeleça o coração das postagens na vida de Jesus Cristo e em seus ensinamentos. É a Ele que servimos e queremos trazer as pessoas a conhecê-Lo.
8.    Tenha uma atitude positiva. A internet faz com que as pessoas falem coisas que normalmente não falariam num encontro real, e é um local público onde todo tipo de questões poderão ser enviadas. Seja cortês e mantenha o espírito de gentileza.
9.    Compartilhe experiências pessoais, genuínas, que convidam o Espírito a testificar às pessoas as verdades aprendidas.
10.    Evite discussões contensiosas.
11.    Use o FamilySearch para pesquisar seus ancestrais e compartilhe suas experiências com seus amigos.
12.    Crie e compartilhe imagens inspiradoras com citações das autoridades gerais, da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze. Lembre-se sempre de verificar a autoria correta e ser fiel ao conteúdo da mesma.
13.    Assista e compartilhe vídeos produzidos pela Igreja diretamente dos links oficiais sem alterá-los, assim as pessoas saberão onde clicar se quiserem conhecer mais.
14.    Compartilhe os vídeos da Bíblia.
15.    Siga o Profeta Thomas S. Monson e os apóstolos nas redes sociais.
16.    Procure por hashtags sobre a Igreja e compartilhe, retweet.
17.    Participe de grupos em redes sociais para falar, ajudar e compartilhar sobre assuntos inspiradores relacionados ao Evangelho.
18.    Participe de eventos criados em redes sociais através das páginas oficiais.
19.    Use os botões Curtir e Compartilhar dos materiais do site oficial.
20.    Faça e compartilhe vídeos sobre suas escrituras favoritas, mensagens do Evangelho, etc.
21.    Estude e prepare suas aulas no site oficial e compartilhe o que aprendeu com sua rede de amigos.
22.    Faça indexação e participe de outros projetos como voluntário no Vineyard.
23.    Crie seu perfil no Mormon.org e compartilhe em seus blogs, sites e páginas, linkando também aos seu perfil no Google +.
24.    Coloque buttons e widgets dos sites oficiais em seus blogs e sites.
25.    Em seus perfis e blogs, indique que você é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
26.    Tire fotos de eventos do Mãos que Ajudam e atividades em que participar e compartilhe nas redes sociais.
27.    Se você gosta de cinema, faça críticas de filmes e documentários quanto ao conteúdo apropriado para famílias.
28.    Compartilhe fotos da Natureza com hashtags como #CriaçõesdeDeus ou #DeuséAmor.
29.    Compartilhe uma foto sua ou de família com o Livro de Mórmon e preste seu testemunho.
30.    Poste comentários e revisões em livros de membros e autoridades na Amazon e em outros sites literários.
31.    Da mesma forma, poste revisões de filmes da Igreja em sites de filmes e vídeos, mesmo o Canal Mórmon e outros.
32.    Faça um blog de seu chamado ou da organização em que cumpre seu chamado atual, da Ala ou Estaca.
33.    Convide os amigos para assistirem a Conferência Geral.
34.    Compartilhe as mensagens da Conferência.
35.    Compartilhe em seu perfil ou em páginas o que você aprendeu na Igreja em suas reuniões.
36.    Compartilhe a Páscoa e o Natal com seus amigos.
37.    Compartilhe notícias sobre a Igreja em seus perfis.
38.    Compartilhe suas experiências da missão de tempo integral que serviu.
39.    Use e compartilhe os aplicativos para escrituras, vídeos da bíblia e outros.
40.    Convide as pessoas para assistirem vídeos ou lerem discursos nos canais oficiais.

Para mais informações e material sobre o discurso completo e para saber como você e toda a família podem ajudar no esforço unificado para acelerar a obra, consulte a página oficial Acelerar o Trabalho de Salvação.

Toda a família pode utilizar a internet de maneira saudável, em conjunto, aprendendo a compartilhar o Evangelho e varrer a terra como uma inundação.

Pesquisar o Blog

A respeito de: Este blogue é gerido e escrito pela equipa do Departamento de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem ser necessariamente vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja, em Portugal e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação de Guia de Estilo: Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.