Comunicado de Imprensa

O Templo de Phoenix Arizona foi Dedicado pelo Presidente Thomas S. Monson

O Templo de Phoenix Arizona foi dedicado no domingo, 16 de novembro de 2014, em três sessões pelo Presidente Thomas S. Monson, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O presidente da Igreja de mais de 15 milhões de membros foi saudado por Santos dos Últimos Dias de Phoenix e áreas adjacentes. Presidente Monson estava acompanhado do Presidente Dieter F. Uchtdorf, segundo conselheiro na Primeira Presidência, e do Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, ao dirigir a cerimônia da pedra angular, uma tradição da Igreja que simboliza a conclusão do templo. Após a cerimônia da pedra angular, Presidente Monson presidiu a dedicação dentro do templo, da qual participaram centenas de membros fiéis da Igreja, enquanto outros milhares assistiram via satélite em capelas pelo estado do Arizona. Também estavam presentes membros da presidência do templo, a diretora do templo e suas assistentes.

Élder Kent F. Richards, diretor executivo do Departamento de Templos da Igreja, disse que a cerimônia da pedra angular é simbólica. "Lembra-nos que o Salvador Jesus Cristo é a principal pedra de esquina em nossa Igreja,” disse Élder Richards. "Existe uma caixa que vai guardar artefatos e itens de lembrança que o comitê de dedicação organizou e preparou," ele explicou. "Na sexta, apenas dois dias atrás, foi preenchida simbolicamente. Ontem foi colocada em seu lugar no canto sudeste do templo e nunca será aberta.”

Quatro corais formados por Santos dos Últimos Dias de 16 estacas do distrito do templo prepararam a música para a dedicação. Para a cerimônia da pedra angular foi formado um coral com pessoas selecionadas de sete estacas. Três outros corais representando cada um três congregações foram escolhidos para as três sessões dedicatórias.

"Pude cantar no coral da pedra angular e foi simplesmente uma experiência maravilhosa poder ensaiar e me preparar para cantar, celebrar este prédio maravilhoso que temos aqui tão perto de nós,” disse Jonathan Linford, que estava presente na cerimônia da pedra angular.

Maurine Linford foi tocada pela beleza do templo. “Estamos felizes de tê-lo perto de nós para que possamos vir aqui adorar,” falou.

"Para mim o templo é um lugar muito especial,” expressou Pilar Felix, que esteva presente na cerimônia da pedra angular. "Amo vir com minha família. O templo é uma oportunidade de sentir o amor de Cristo, de saber que podemos ser famílias eternas.”

Leah Felix também esteve presente. "Senti no meu coração que foi bom que vim aqui hoje para ver o profeta e o templo.”

Sylvia Ramirez Ozaeta falou sobre o que o templo significa para ela na cerimônia da pedra angular. "Pra mim, é um refúgio da tempestade. Eu posso sentir o espírito de paz a qualquer momento."

Uma celebração cultural com a participação de mais de 4.300 jovens mórmons (entre 12 e 18 anos de idade) de 15 estacas foi realizada no sábado, 15 de novembro, antes da dedicação. Presidente Monson presidiu o evento e deu seu tradicional sinal de aprovação para alegria dos jovens participantes.

"Quando vi o profeta quase comecei a chorar," disse London Wheeler, uma das participantes de 16 anos. "Estava muito feliz. Nunca pensei que eu me emocionaria com este tipo de coisa, mas foi realmente uma boa experiência vê-lo pessoalmente."

O tema foi “Seja uma Luz,” e a celebração apresentou músicas e danças realizadas por jovens de Phoenix e das comunidades adjacentes de Buckeye, Cottonwood, Deer Valley, Glendale, Goodyear, Peoria, Prescott e Surprise. O programa destacou a diversidade histórica da área, incluindo seus cinco Cs: cobre, gado (cattle), algodão (cotton), cítricos e clima. Os jovens também celebraram a Trilha da Lua de Mel, que ligava os Santos do norte do Arizona ao Templo de St. George, Utah, o Batalhão Mórmon e o envolvimento da Igreja com o Hospital Bom Samaritano. Além disso, a cultura de serviço entre os jovens foi enfatizada com a entrada de centenas de missionários de tempo integral no palco.

"Vocês são, de fato, o vigor da juventude," Presidente Uchtdorf disse aos participantes. "De muitas maneiras vocês representam ainda mais Cs, sendo cuidadosos, contentes ou corajosos, e esta noite vocês também estão cândidos."
"O tema, ser uma luz, significa ser um exemplo no mundo em que vivemos hoje a fim de tentarmos ser um exemplo e levar as pessoas de volta a Jesus Cristo," disse Samantha Hawker, 17 anos, uma das participantes.

Imagens do Templo e da cerimônia de dedicação:

Dezenas de milhares de pessoas visitaram o templo durante uma visitação pública em outubro e novembro conduzida por voluntários da Igreja. O Governador do Arizona, Jan Brewer, e outras pessoas proeminentes estavam entre os que se fizeram presentes à visitação.
 
O Templo de Phoenix Arizona foi construído em pouco mais de cinco hectares adjacentes a uma capela existente localizada na interseção da Pinnacle Peak Road e 51st Avenue. É um prédio de um único andar e tem uma planta de 2,547 metros quadrados, com um porão completo e uma torre de aproximadamente 27 metros. Os materiais e a mão-de-obra são de altíssima qualidade, e os jardins foram criados e são mantidos para proporcionar uma atmosfera de paz e tranquilidade aos visitantes.

A abertura de terra do Templo de Phoenix Arizona ocorreu em 4 de junho de 2011, em uma cerimônia presidida pelo Élder Ronald A. Rasband da Presidência dos Setenta, que disse que o novo edifício seria um “belo e magnífico templo” que abençoaria tantos aos mórmons quanto à comunidade de Phoenix.

O Templo de Phoenix Arizona será o 144º templo em funcionamento da Igreja no mundo. É um dos cinco templos do Arizona , com outros em Mesa, Snowflake, Gila Valley e Gilbert. Um sexto templo, em Tucson, foi anunciado.

Os templos Santos dos Últimos Dias são diferentes dos locais de reunião ou capelas nas quais os membros se reúnem para os serviços de adoração de domingo. Os templos são considerados “casas do Senhor” onde os ensinamentos de Jesus Cristo são reafirmados através de ordenanças como o batismo, casamento e ordenanças que unem as famílias para a eternidade. Dentro dos templos, os membros aprendem mais sobre o propósito da vida e fazem convênios de servir a Jesus Cristo e a seus semelhantes.

Tradução: Karla Cintia Alcoforado (voluntária)

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.