Comunicado de Imprensa

O Departamento Missionário da Igreja Explica a Abordagem do Vírus Zika

Nas últimas semanas, a preocupação do público em geral sobre a propagação do vírus Zika suscitou algumas perguntas sobre a abordagem da Igreja para a proteção de seus missionários.  Na entrevista abaixo, o Élder Gregory A. Schwitzer, diretor executivo assistente do Departamento Missionário da Igreja, aborda a questão.

Élder Schwitzer, conte-nos um pouco a seu respeito e sobre seu papel no Departamento Missionário.

Sou um médico especializado em medicina de emergência e clínica médica.  Como Setenta Autoridade Geral, sirvo atualmente como diretor executivo assistente no Departamento Missionário e supervisiono os serviços de saúde dos missionários no mundo inteiro.  Também servi como presidente de missão e presidente de área e estou muito familiarizado com o nosso programa de missionários no mundo inteiro.  Amo esses bons missionários. 

A disseminação do vírus Zika e seu impacto sobre nossos missionários são atualmente focos de nossa máxima atenção. 

O que é o vírus Zika e quais são os riscos a ele associados?

O Zika não é um vírus novo. Foi identificado pela primeira vez na década de 1940, originário da floresta Zika, em Uganda. Com o tempo, ele se espalhou pela América Central e do Sul, Pacífico e Indonésia. Temos até alguns poucos casos relatados nos Estados Unidos. A infecção é transmitida pelo mosquito Aedes, e portanto, a prevenção de picadas de mosquito é uma parte vital do controle da disseminação da infecção.

Ao serem infectadas pelo Zika, 80% das pessoas não apresenta nenhum sintoma. Depois de a pessoa ter sido infectada e se recuperado, ela adquire imunidade ao vírus.  Em algumas regiões do mundo, 50% da população é imune. Os sintomas do Zika incluem erupções de pele, conjuntivite, dores musculares e articulares, e febre.

Em geral, os sintomas desaparecem espontaneamente em uma semana. Não há tratamento específico, a não ser para alívio dos sintomas.

Uma preocupação especial, porém, é o efeito sobre o feto quando a infecção é adquirida na gravidez. Há uma possível relação entre a aquisição da infecção durante a gravidez e o fato de a criança nascer com uma doença conhecida como microcefalia (crianças que nascem com uma diminuição da circunferência da cabeça). O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA, recomenda que as mulheres grávidas tomem todas as precauções possíveis para evitar picadas de mosquitos ao viajar para regiões reconhecidamente endêmicas do Zika. Não há evidências de que as mulheres não gestantes que contraem a infecção e se recuperam tenham maior risco de apresentar essa complicação nas gestações subsequentes.

Há algum risco para os missionários?

Queremos que os missionários tenham sucesso, sejam saudáveis e estejam seguros. Todos os esforços têm sido empregados para instruir os missionários sobre as melhores maneiras de prevenir doenças e acidentes. O bem-estar e a segurança dos missionários são realmente nossa principal prioridade.

Temos missionários em áreas nas quais existe o vírus Zika, mas os missionários do mundo inteiro são instruídos sobre como manterem-se saudáveis, incluindo a prevenção de vírus transmitidos por picadas de mosquito. Os princípios de prevenção de doenças são os mesmos para quaisquer doenças transmitidas pela picada de mosquitos. Temos fornecido essas instruções aos missionários já há muitos anos. Nova ênfase tem sido dada a essas instruções, no intuito de incentivar fortemente os missionários a seguir as medidas adequadas.

Conforme já mencionado, a maior preocupação relacionada ao vírus Zika tem a ver com as mulheres grávidas e seus bebês ainda não nascidos. Obviamente, isso não é algo relevante para nossas missionárias.  Não evidências que indiquem que as gestações subsequentes ou a fertilidade sejam afetadas quando a mulher estiver plenamente recuperada da infecção.

O que está sendo feito para proteger os missionários?

A melhor abordagem é a prevenção. Instruímos  nossos missionários sobre como evitar que sejam infectados. O vírus Zika é transmitido pela espécie Aedes de mosquito, que se alimenta durante o dia. Os missionários são instruídos a usar repelente contra insetos e a reaplicá-lo ao longo do dia. Também são instruídos a borrifar as roupas com uma solução que mata mosquitos. A melhor maneira de um missionário manter-se seguro é seguir essas diretrizes de modo  constante e contínuo. Enviamos na semana passada uma notificação dando nova ênfase a essas medidas preventivas para todos os consultores médicos de área. Eles vão trabalhar em cooperação com os presidentes da missão para enfatizar o cumprimento dessas instruções.

Se o vírus Zika continuar a se disseminar, a Igreja vai parar de enviar missionários para essas áreas?

Tivemos missionários em áreas com doenças transmitidas por mosquitos há muitas gerações e salientamos constantemente essas medidas preventivas, que também são recomendadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Aqueles que seguem essas instruções estão sob risco significativamente menor de ser infectados pelo Zika ou por qualquer outra doença transmitida por picadas de mosquitos.

Que mensagem você gostaria de transmitir aos missionários e familiares daqueles que servem nessas áreas?

Para os pais, eles devem ficar seguros de que estamos monitorando de perto essa situação e enfatizando essas medidas preventivas. Os serviços de saúde dos missionários estão constantemente analisando as mais recentes publicações médicas, inclusive as recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA e da Organização Mundial de Saúde (OMS), para garantir que estejamos seguindo suas diretrizes e recomendações. A saúde de nossos missionários é absolutamente nossa maior prioridade.

Para os missionários que estão servindo atualmente, é vital que obedeçam plenamente às instruções que receberem de seu presidente da missão e do consultor médico de área, seguindo-as com exatidão. O ponto chave para manterem-se saudáveis é o cumprimento dessas diretrizes. Os missionários são um grupo de pessoas poderosas e prestativas que estão compartilhando o evangelho de Jesus Cristo com os filhos do Pai Celestial no mundo inteiro. Faremos tudo o que pudermos para mantê-los seguros enquanto compartilham sua mensagem.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.