Comunicado de Imprensa

Mãos que Ajudam presta serviços a milhares de pessoas em novembro

Você sabia que a cada cinco anos, conforme previsto em lei e para garantir a segurança de sua família, é necessário efetuar a troca do seu kit gás de cozinha? Informações como essa - geralmente desconhecida por uma parcela da população, além de formas de prevenir acidentes domésticos relacionados ao uso e manuseio do gás, foram abordadas em palestra ministrada pelo Corpo de Bombeiros de Piracicaba, através do Projeto Chama Segura. Esta foi apenas uma das iniciativas como parte da programação do Projeto Nacional Mãos que Ajudam a Serviço da Comunidade, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, realizado em todos os sábados 8, 15, 22 e 29 de novembro.

Segundo os palestrantes do Corpo de Bombeiros, cabo Guarací e cabo Lins, depois que a comunidade tem contato com esse tipo de conhecimento, o índice de acidente registrado pelos bombeiros, reduz significativamente. Neste mesmo dia, cerca de 200 famílias carentes inscritas no Projeto Chama Segura, tiveram a oportunidade de trocar o kit velho por um novo, doado pela Distribuidora Liquigás. Simone Gonçalves, de 37 anos, moradora do Bairro Jardim Maria Cláudia, foi uma das contempladas. Entusiasmada ela disse: “Tem muitas coisas  mostradas hoje aqui que eu fazia de maneira errada em casa. A partir de agora, farei corretamente”. Esses kits, em Piracicaba, foram montados pelos missionários de A Igreja de Jesus Cristo.

De Norte a Sul, Leste e Oeste do País, em mais de 220 capelas, da Igreja de Jesus Cristo, foram oferecidos vários outros tipos de serviços, como: exames de mamografia, orientação e cadastro para mutirão de conciliação de pequenas causas, palestras de prevenção contra o uso de drogas, corte de cabelo, teste de glicemia, aferimento de pressão, emissão de documentos, exames oftalmológicos, oficinas de preparação e entrevista para emprego, música, artesanato de Natal, atividades recreativas, distribuição de pipoca e algodão doce e palestras motivacionais e de empreendedorismo. Mais de 140 mil voluntários se envolveram na ação atendendo e beneficiando milhares de pessoas.

No Rio de Janeiro, a grande atração, foi o técnico da Seleção Brasileira de Voleibol, Bernardo Rocha de Rezende, mais conhecido como Bernardinho. Ele deu uma palestra motivacional baseada em experiências que teve durante a carreira. Com respeito a conquistas e prêmios recebidos, ele disse: “Todo prêmio mesmo que seja individual, independente do valor, tem uma participação coletiva. O que importa na vida é o conceito de coletividade, como esse projeto, que não seria possível ou atingiria o objetivo, sem a ajuda de todos os envolvidos”. Por fim, Bernardinho destacou: “Os valores que nos guiam são as coisas mais importantes e o que nos mantêm aqui. Se não lutarmos por aquilo que é certo e buscar sempre a conveniência, penso que vamos acabar falhando em nossa missão”. Um público aproximado de 300 visitantes assistiram a palestra.

A cabeleireira e proprietária da Escola Técnica e Profissional para Cabeleireiros Calazans no interior de São Paulo, Aparecida Calazans, montou um salão na capela para atender a comunidade. Ao final do dia, ela, a neta e 12 de seus alunos, que doaram seu tempo e talentos para beneficiar o próximo, tinham realizado aproximadamente 120 cortes de cabelos. Aparecida se emocionou ao contar: “Esperávamos muito por um momento como esse. Sempre participamos de projetos assim em outros lugares, mas não tem dinheiro que pague a sensação e o sentimento que tivemos em servir aqui na Igreja de Jesus Cristo”.

Em Curitiba, no Paraná, e Recife, em Pernambuco, o projeto ofereceu orientação jurídica gratuita em parceria com os advogados da J. Reuben Clark Law Society. Os jovens das unidades locais da Igreja fizeram a divulgação do projeto pelas ruas do bairro em torno da capela. Já em São Luis, no Maranhão, foram mais de 300 atendimentos feitos nas áreas de saúde, conscientização de combate à dengue, entre outros. Em São Miguel Paulista, bairro de São Paulo, mais de três mil pessoas foram atendidas numa feira de profissões e serviços realizada agora, no último sábado, dia 29. Apenas para uma das empresas participantes, cerca de 20 pessoas foram contratadas com início imediato.

Em Camaçari, Bahia, o projeto foram cerca de 594 atendimentos. Com destaque para: 140 agendamento com o SAC para emissão de RG e carteira profissional de trabalho; 98 cortes de cabelo masculino e feminino; Orientação odontológica para saúde bucal  com palestra para cerca de 120 pessoas, 95 escovações de dentes e aplicações de flúor;  Coleta de 43 bolsas de sangue com a unidade móvel da Fundação HEMOBA e 27 coletas para cadastro de doadores de medula óssea e ainda aplicação de 48 doses de vacina contra poliomielite e sarampo em crianças menores de cinco anos.

Nos meses que antecederam a organização e preparação do projeto, inúmeras parcerias foram firmadas, incluindo empresas, ONGs, entidades religiosas, fundações, autarquias, poder público em todas as esferas: municipal, estadual e federal. A mídia em todos os cantos do Brasil também exerceu papel fundamental ao convidar a população para prestigiar o evento.

Cobertura Jornalística  

Em Aracajú e outras dezenas de cidades, a mídia fez ampla cobertura jornalística da ação. Em Piracicaba, por exemplo, Os apresentadores do Programa Piracicaba Agora, Barbosa Neto Ornalista e Mônica Camolisi, entrevistaram ao vivo o presidente Fernando Mendes, da Estaca Piracicaba. Ao encerrar a conversa, Barbosa Neto comentou: “Esta é a ação do amor. Amor é isso! Não só estar numa posição de ´tudo bem, estou aqui e estou salvo´, mas lembrar de ajudar todas as pessoas”. No interior catarinense, em Chapecó, a iniciativa foi amplamente divulgada nas rádios Super Condá e Rádio Antena

Alguns exemplos de Matérias Televisivas:

•    Aracajú – TV Globo
•    Aracajú – Matéria TV Atalaia
•    Aracajú – TV Aratu
•    Piracicaba - Programa Piracicaba Agora:

Texto: Janete Monteiro Garcia – jornalista voluntária no Departamento de Assuntos Públicos de Área

Fotos – Divulgação dos Conselhos de Assuntos Públicos de diversas estacas e Conselhos de Assuntos Públicos de Coordenação

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.