Comunicado de Imprensa

Lembrando as Regras de Fé

As 13 regras de fé das crenças Mórmon foram publicadas 175 anos atrás

 

Como outras crenças cristãs, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias leva a sério o que muitos chamam de "grande comissão" do Novo Testamento para compartilhar o evangelho de Jesus Cristo com o mundo. Em conexão com isso, quando surge a oportunidade de compartilhar suas crenças com outras pessoas em uma escala maior, os mórmons geralmente atendem a esse chamado.

Assim, em 1842, quando o advogado de Boston, George Barstow, pediu a seu amigo John Wentworth, dono e editor do semanário democrata de Chicago, que escrevesse a Joseph Smith solicitando um resumo das doutrinas e da história mórmon, Joseph concordou. Sua simples solicitação, em troca, era que sua carta fosse publicada "inteira e sem falsas declarações".

Barstow procurou informações sobre os mórmons para possível inclusão em um livro sobre a história de New Hampshire. Ele finalmente terminou em 1819 o seu estudo, e como os mórmons não se organizaram como uma igreja até 1830, não tinham um lugar em seu volume. A carta também não foi publicada no democrata de Chicago, mas apareceu, em vez disso, como "História da Igreja" no jornal da Igreja Times and Seasons, 175 anos atrás hoje.

O documento, conhecido hoje como a Carta Wentworth, esboça "a ascensão, progresso, perseguição e fé" dos Santos dos Últimos Dias. A carta concluiu com um resumo de 13 pontos da doutrina Mórmon, incluindo ensinamentos atemporais sobre a crença em Deus, Cristo, o Espírito Santo, responsabilidade pessoal, a Bíblia, o Livro de Mórmon, dons espirituais, liberdade religiosa, a busca de todas as coisas boas e muito mais.

O apóstolo Mórmon, Élder L. Tom Perry (1922-2015) disse que estas 13 declarações - agora conhecidas como Regras de Fé - ensinam "as doutrinas essenciais do evangelho de Jesus Cristo" [1] e estão "entre as declarações mais importantes e sem dúvida mais concisas de doutrina na Igreja". [2]

Apesar de bem conhecidas hoje e até mesmo memorizadas por muitos Mórmons ao redor do mundo por causa de seus ensinamentos fundamentais e brevidade, as Regras de Fé não foram oficialmente adotadas no cânon Mórmon até o final do século XIX. Em 1851, as Regras de Fé foram incluídas na primeira edição da Pérola de Grande Valor, publicada na Missão Britânica da Igreja. Elas se tornaram a doutrina oficial da Igreja depois que a Pérola de Grande Valor foi revista em 1878 e canonizada na conferência geral da Igreja em outubro de 1880.

Leia as Regras de Fé

 
[1] "As Regras de Fé", Conferência Geral Abril 1998, https://www.lds.org/general-conference/1998/04/the-articles-of-faith?lang=eng.

[2] "As Doutrinas e Princípios Contidos nas Regras de Fé", Conferência Geral de outubro de 2013, https://www.lds.org/general-conference/2013/10/the-doctrines-and-principles-contained-in-the-articles-of-faith?lang=por.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.