Comunicado de Imprensa

Jornada em Pediatria Neonatal treinou cerca de 330 profissionais em Maceió e Aracajú

Entre os dias 6 e 10 de agosto, as cidades de Maceió e Aracajú receberam o Programa de Reanimação Neonatal, patrocinado pelo Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias numa parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria. A jornada é desenvolvida por médicos credenciados pela Sociedade Brasileira de Pediatria e nessa oportunidade também profissionais das Sociedades Alagoana e Sergipana de Pediatria.  Foi uma série de aulas teóricas e práticas no curso de Reanimação Neonatal para cerca de 330 profissionais da saúde, entre médicos pediatras, enfermeiros, auxiliares e parteiras de diversas cidades dos dois estados atendidos.

Nesse trabalho em conjunto, a Sociedade de Brasileira de Pediatria – que coordena o curso de Reanimação Neonatal no Brasil, indica para a Igreja de Jesus Cristo o lugar que poderia receber o curso. A escolha do local é definido por critérios da própria instituição. Após a definição da região a ser beneficiada, o Departamento de Bem-Estar, sob a gerência de Ruben Arias, coordena a logística para a realização da jornada. Todo o  treinamento é organizado e coordenado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e patrocinado pelos fundos de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo, o programa é desenvolvido em parceria com os hospitais.

A Jornada é totalmente apostilada com manuais da Academy of Pediatrics e da American Heart Association. Ao final, os participantes realizaram testes teóricos e práticos e receberam o certificado de conclusão, além de manuais e equipamentos.

O Programa de Ajuda Humanitária da Igreja ainda doou aos hospitais participantes todo o material usado incluindo 19 kits completos de reanimação neonatal, sendo 10 em Maceió e 9 em Aracajú. Os kits são compostos de vários itens, entre eles um manequim de reanimação neonatal; e todos os demais itens necessários para uma rápida intervenção no caso em que um bebê nasça com dificuldade de respiração.

Dr. Ryan Wilcox, Missionário de Serviços Humanitários da Igreja de Jesus Cristo explicou: “Há mais de 5 anos trabalhamos em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, é muito bom trabalhar com eles. E com esses treinamentos o objetivo é salvar vidas ou evitar que crianças tenham sequelas para a vida toda”.

Tanto em Maceió, quanto Aracajú, a mídia local divulgou a ação. Na capital alagoana, a TV Gazeta – afiliada da TV Globo – fez uma cobertura ao vivo, direto da capela. Em Aracajú, a cobertura aconteceu pela TV Atalaia, afiliada da Record, TV Cidade, quando Dr. Wilcox, esteve pessoalmente no estúdios e pelos jornais: Correio de Sergipe e Jornal da Cidade.

O mesmo projeto já foi levado a efeito em diversos países, tais como China, Mongólia, Equador, Paraguai, Bolívia e Etiópia. No Brasil, esse curso é ministrado há vários anos em diversos estados como Pará, Piauí, Bahia, Maranhão, Pernambuco e outros.

COBERTURA DE MÍDIA

Maceió – TV Globoclique aqui

Aracajú -  TV Record - clique aqui


Texto e fotos em Aracajú -  Nei Garcia
Fotos de Maceió – Marcelo Todaro

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.