Comunicado de Imprensa

John Graz, secretário Geral da IRLA, visita sede de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil

Élder Mauro Junot, Setenta, representando a Presidência da Área Brasil, acompanhado pelo Dr. Gregory Clark, assessor Legal da Igreja no Brasil, e por representantes do Departamento de Assuntos Públicos receberam, no dia 03 de dezembro, nos Escritórios de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em São Paulo, alguns dos maiores defensores mundiais da Liberdade Religiosa. Entre eles, Dr. John Graz, secretário Geral da IRLA - (Associação Internacional de Liberdade Religiosa) e uma das maiores autoridades desse tema, Dra. Damaris Moura, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-São Paulo, Samuel Luz, Presidente da ABLIRC (Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania), Pastor Edson Rosa, Diretor de Liberdade Religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, além do Dr. Alcides Coimbra, gerente Jurídico para o Estado de São Paulo dos Adventistas.


John Graz é francês, estudou Teologia, História e Sociologia da Religião – escreveu dezenas de livros, alguns publicados em mais de 10 idiomas. Já organizou vários congressos sobre Liberdade Religiosa em diversos países tais como: Brasil, Filipinas, África do Sul, China e Estados Unidos – já encontrou-se com líderes de mais de 100 países. Atua junto às Nações Unidas e UNESCO em diversos simpósios. Nascido numa família com diversidade religiosa, aprendeu cedo o valor da liberdade de escolha. Seu pai foi protestante, sua mãe católica e alguns de seus tios são evangélicos, outros adventistas. John já esteve em Salt Lake City e tem participado de vários eventos com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos. “Em Washington D.C estive com Élder L. Tom Perry e Élder Cook, dos Doze Apóstolos. Somos amigos”, comentou ele.

O encontro teve como objetivo estreitar os laços de relacionamento entre todas as organizações representadas e criar oportunidades de ações em conjunto. Dr. Clark, fez uma apresentação sobre uma nova proposta no âmbito de coordenar os esforços da liberdade religiosa junto aos empresários brasileiros. Dr. John Graz achou a ideia oportuna e inteligente. “Precisamos imaginar o Brasil como um campeão mundial também em liberdade religiosa”.  Pastor Edson Rosa – representando a IRLA Nacional – endossou a iniciativa e colocou a associação como uma parceira. “Sem dúvida uma abordagem junto aos empresários seria algo muito positivo. A IRLA dará o apoio necessário.” A TV Novo Tempo – da Igreja Adventista esteve presente durante o encontro e registrou toda a reunião.

Vale ressaltar que essas ações e iniciativas não são encontros ecumênicos, mas sim, ações em defesa da Liberdade Religiosa. Segundo Pastor Rosa em 2013 acontecerão diversos eventos. Em maio, por exemplo, será realizado em São Paulo, no Vale do Anhagabau, um “Festival em Defesa da Liberdade“.

No final da visita, Élder Junot agradeceu a oportunidade do encontro e reafirmou a posição da Igreja de Jesus Cristo em defesa da Liberdade Religiosa. “Somos gratos por essa parceria. O mundo será sempre melhor com a proteção da liberdade de crença.” Graz ainda foi presenteado com um Folder sobre a Igreja e um CD do Coro do Tabernáculo Mórmon. Após, todos caminharam até os jardins do Templo de São Paulo. Lá Élder Junot explicou sobre a natureza sagrada dos templos.

Texto e Fotos – Departamento de Assuntos Públicos Brasil   

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.