Jantar_Inter-Religioso_2016-07.jpg
Comunicado de Imprensa

Jantar Inter-Religioso organizado pela Igreja celebra a Liberdade de Crença no Brasil em 2016

A noite de 23 de novembro celebrou, por meio de um jantar inter-religioso, oferecido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a promoção à Liberdade Religiosa e as diversas iniciativas, eventos e ações levadas a efeito ao longo do ano em todo o Brasil. O principal objetivo deste encontro, não é o de ecumenismo, e sim fortalecer o relacionamento e o diálogo inter-religioso. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, ao menos, 12 denominações religiosas estavam representadas, entre elas:  Adventistas do Sétimo Dia, Católicos, Muçulmanos, Evangélicos, Batistas, Baha’ís, Judeus, Espíritas, Messiânica, Católico Liberal, Umbandistas e os Santos dos Últimos Dias. O encontro contou com representantes do Distrito Federal e mais cinco estados, isto é: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.

Na abertura, todos cantaram o Hino Nacional Brasileiro, em seguida, Dr. Gilberto Garcia, advogado do Rio de Janeiro, que é membro da Igreja Batista, fez a oração inicial. Em seguida, Élder Aroldo Cavalcante, Setenta, líder eclesiástico da Igreja de Jesus Cristo, deixou uma mensagem de boas-vindas a todos. Na plateia havia um juiz norte-americano, o deputado estadual Chico Sardelli, 24 advogados, três desembargadores, padres, sheiks, bispo anglicano, bispo católico liberal, ministro messiânico, dois presidentes de comissões de liberdade religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil, das seccionais São Paulo e Minas Gerais, além de 10 jornalistas. Após essa breve mensagem, foi apresentada retrospectiva de 2016, com imagens vídeos e fotos. Todos puderam relembrar algumas das iniciativas que ocorreram ao longo do ano — uma forma de visualizar as centenas de ações realizadas. E claro, não ficou de fora a lembrança do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” – que contribuiu para que cerca de seis milhões de estudantes escrevessem sobre o assunto relacionado à Liberdade Religiosa. Com a retrospectiva notou-se que foi um ano de muitas realizações, todavia há muito para se continuar a fazer e a avançar, segundo os especialistas.

 

Na sequência, os convidados foram em grupos e participaram de uma dinâmica, traçando ações e planos para 2017. “Foi uma atividade muito significa, quando pensamos juntos, o trabalho fica mais envolvente”, mencionou Dr. Flávio Cooper, Desembargador. Para Dra. Damaris Kuo, Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/SP – a noite foi especial. “Como é bom estarmos aqui celebrando com amigos e pensando no que virá pela frente e como podemos trabalhar juntos”. Padre Bison, responsável pelo diálogo inter-religioso da Arquidiocese de São Paulo, que representou Dom Odilo Scherer, agradeceu a oportunidade de participar. Ele escreveu num e-mail após o jantar. “Muitíssimo obrigado pelo convite”.

Todos estavam bem felizes e integrados. Ao final, cada um recebeu um cartão de natal e um livreto intitulado: “Três maneiras Simples de Tornar Sua Família mais Feliz”. Em 2017, o desejo é que mais e mais líderes públicos, jornalistas, líderes religiosos e juristas possam participar e conhecer mais sobre este tema de valor singular para toda a sociedade.

Texto – Nei Garcia – Assuntos Públicos Brasil

Fotos – Janete Garcia – Jornalista / Robson Lampert – Publicitário ( voluntários nos Assuntos Públicos)

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.